Vender casa: passo a passo para fazer certo!
Vender sua casa pode ser assustador – ainda mais se você estiver procurando por outra propriedade para comprar ao mesmo tempo. As decisões que você toma ao vender uma propriedade podem salvar – ou custar – muitos milhares de reais.
Nosso guia passo a passo descreve como vender uma casa. Explicamos brevemente cada etapa que você provavelmente dará durante o processo de venda de sua casa. Você pode encontrar mais detalhes seguindo os links dentro de cada seção.
Passo 1: decida se você deve vender sua casa
Se você está pensando em vender sua casa e comprar outra porque precisa de mais espaço, pode valer a pena comparar o custo de criar uma extensão, convertendo diferentes cômodos em outros. Os custos de venda e custos de compra podem ser significativos que podem até economizar dinheiro aos expandir sua casa existente, em vez de se mudar.
Leia também
- Como fazer um cartão de crédito: documentos e comprovação de renda
- Comprar casa: passo a passo para realizar seu sonho!
Talvez você esteja pensando em reduzir o tamanho? Pode ser uma boa ideia para economizar ainda mais.
Dependendo de suas circunstâncias, você também pode estar melhor alugando sua casa em vez de vender.
Pense e pese tudo isso antes de vender sua casa.
Passo 2: como descobrir suas finanças para a casa
Antes de vender sua casa, você deve ter uma ideia aproximada de quanto vale o imóvel. Isso também ajudará você a calcular quanto dinheiro será deixado se você tiver uma hipoteca para pagar.
Busque sua documentação hipotecária ou fale com seu credor para verificar se você precisará pagar qualquer cobrança de pagamento antecipado por alternar sua hipoteca para outro credor ou se é possível levá-lo para uma nova propriedade – um processo conhecido como portabilidade de crédito.
Se você planeja se mudar para uma propriedade mais cara ou sua oferta de hipoteca está chegando ao fim, esta é uma ótima oportunidade para remortgage para um acordo melhor. Pesquise e veja as diferentes ofertas para obter as melhores ofertas.
Nos estágios iniciais, os números serão aproximados. Você não sabe qual valor irá vender e obterá apenas um valor preciso de resgate (quantia pendente) para sua hipoteca depois de ter uma data de conclusão acordada quando tiver contratos trocados.
Planeje cada passo para evitar ser passado para trás.
Passo 3: você deve alugar ou comprar um imóvel após vender sua casa?
Vender sua casa e alugar por um tempo pode aumentar a despesa geral, mas reduzirá as pressões na compra de uma nova casa. Você também não precisará se comprometer com o preço de venda e potencialmente vender sua casa por menos, pois não estará sob pressão para concluir na sua compra em diante
Você não será levado às pressas para comprar uma nova casa menos do que perfeita porque encontrou um comprador para sua casa atual
Vender sua propriedade e depois alugar antes da compra quebrará a cadeia habitacional, o que significa que você será um comprador mais atraente
Passo 4: aprenda como escolher um corretor de imóveis
Você pode vender sua casa você mesmo ou usar um corretor imobiliário. Se você usar um corretor, precisará pesquisar qual escolher;
Encontre os melhores corretores de imóveis locais com base na rapidez com que eles vendem, taxa de sucesso e probabilidade de alcançar o preço pedido. Converse com amigos, veja diferentes anúncios dos corretores, converse com os clientes do corretor.
Você precisará concordar com uma taxa para o corretor, e ele te explicará todos os detalhes.
Se você tem tempo e está organizado e disposto a trabalhar duro, pode deixar o corretor de lado e vender o imóvel você mesmo para economizar dinheiro. Mas não é para os fracos de coração – ou inexperientes.
Passo 5: obtenha vistorias e relatórios para seu imóvel
Uma vistoria é um documento padronizado que classifica as propriedades em termos de eficiência energética, estrutura, elementos de construção, entre outras questões. Os proprietários podem obter vistorias e relatórios independentes para os compradores ficarem mais seguros do que estão recebendo pelo que estão pagando.
Passo 6: como descobrir o valor da sua casa
Uma das decisões mais agonizantes ao vender sua casa é o preço a colocar. Faça sua pesquisa e conheça o mercado local de dentro para fora
Faça com que vários agentes imobiliários façam avaliações, mas não necessariamente procuram o mais alto.
Lembre-se de que os compradores provavelmente tentarão negociar um desconto; portanto, adicione 5% a 20% ao que você está preparado para aceitar e negocie até o valor avaliado do imóvel. Se estiver precisando muito do dinheiro, dê um desconto máximo de 5% no valor.
Passo 7: prepare sua casa para venda
Se você “preparar” sua casa bem, não é apenas mais provável que venda sua casa mais rapidamente, mas também pode torná-la mais valioso
Arrume, livre-se do excesso de desordem; dê uma nova camada de tinta; conserte as pequenas coisas; mantenha todo o imóvel limpo.
Não se esqueça de quão importante é o apelo à sua casa. Os fatores mais importantes incluem as janelas em boas condições, um telhado bem conservado, um jardim dianteiro e o caminho da frente bem cuidados.
Passo 8: consulte um advogado especializado em imóveis
Você precisa escolher um advogado especializado em imóveis para lidar com o trabalho legal envolvido na venda de uma propriedade. Se estiver trabalhando com uma corretora de imóveis, eles provavelmente tem advogados para te recomendar.
Para garantir que a venda progrida, você deve decidir qual empresa deseja usar antes de concordar com a venda de sua casa. Obviamente, você pode instruir apenas formalmente depois de concordar com uma oferta
Passo 9: aceite uma oferta de compra para sua casa
Você recebeu uma oferta – Viva! O agente imobiliário é legalmente obrigado a transmitir todas as ofertas para você.
Se você não está satisfeito com a oferta, pode rejeitá-la imediatamente, esperar para ver se vem uma oferta melhor ou dizer ao agente imobiliário para tentar negociá-la para cima
Depois de ficar feliz com uma oferta, você precisa aceitá-la formalmente.
Lembre-se de que aceitar uma oferta e depois recusá-la pode resultar no pagamento de taxas, O mesmo vai valor para o comprador que faz uma oferta e depois muda de ideia.
Passo 10: negocie o projeto de contrato
Você e o comprador terão que decidir:
O período de tempo entre o contrato e a conclusão (geralmente 7-28 dias após a troca de contratos)
Quais acessórios e extras serão incluídos – e quanto eles pagarão por eles
Quaisquer descontos devido a problemas sinalizados pela pesquisa
Quando você troca contratos com o comprador, você fica legalmente comprometido em vender a propriedade – e eles estão legalmente comprometidos em comprá-la de você
Se você sair depois disso sem o devido motivo, o depósito do comprador será devolvido a eles e você poderá ser processado
Se você vender uma casa, é responsável por cuidar dela até que a venda seja concluída, para garantir que tenha cobertura de seguro e seja bem conservada até então.
Passo 11: mude de sua casa
Você pode sair na hora que quiser, inclusive no dia da conclusão.
É menos estressante sair de antemão, se isso for possível (se você tiver um lugar para se mudar)
No momento da conclusão, a propriedade deve estar na condição acordada no contrato, incluindo todos os acessórios e extras acordados previamente.
O comprador e o agente imobiliário podem vir entre sua mudança e a conclusão para garantir que tudo esteja no lugar.
Encontre a empresa de mudanças certas para sua mudança e obtenha cotações de mudança.
Passo 12: complete a venda de sua casa
A conclusão é quando a propriedade muda de proprietário, você aceita o pagamento e entrega as chaves. No dia da conclusão, o dinheiro é transferido e quaisquer ações para a propriedade são transferidas entre o advogado ou pela corretora, e a transferência é devidamente registrada em cartório.
Passo 13: pagar a hipoteca e outros custos da venda do imóvel
A empresa de hipotecas terá dado a você e ao seu advogado de transferência um número preciso de resgate (valor pendente) para sua hipoteca para o dia da conclusão Agora o comprador transferiu o dinheiro, você poderá pagar a hipoteca restante do seu imóvel.
Você deverá pagar a taxa do corretor, bem como o Imposto de Renda e o ITCD sobre o imóvel.
Ficou alguma dúvida? Deixme nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Quais os custos de morar sozinho? O que é preciso?
10 erros de quem faz financiamento de imóveis
Corretora de valores, como escolher?
Como trabalhar em casa sem investimento?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.