10 erros de quem faz financiamento de imóveis

Em Empréstimos e financiamentos por André M. Coelho

Comprar um imóvel é um processo emocionante. Em um mercado competitivo, alguns imóveis só podem estar disponíveis por alguns dias antes de já ter ofertas entrando. Como um comprador, você precisará agir rápido – mas também agir inteligente. Correr para o processo de compra pode colocá-lo em um bom imóvel, mas em uma terrível situação financeira.

Prepare-se para a compra evitando os erros mais comuns abaixo.

Erro 1: Buscar um financiamento de imóvel antes de saber o quanto você pode pagar

Olhando para os imóveis pode ajudá-lo a sonhar com seu futuro espaço de vida e dar uma ideia do que está no mercado. No entanto, também pode ajudá-lo a se apaixonar por casas fora do seu orçamento.

Leia também

Antes de abrir as pesquisas, dê uma olhada séria em suas finanças e determine quanto de um imóvel você pode pagar. Existem várias calculadoras de hipoteca na Web que você pode usar que lhe dará uma tampa com base em sua taxa de juros, duração da hipoteca e renda. Tente alguns destes para definir seu orçamento.

Erro 2: Sair para pesquisar um imóvel antes de ter um financiamento imobiliário pré-aprovado

Juntamente com a definição do seu próprio orçamento interno, você pode reunir seus documentos financeiros e reunir-se com os credores para obter pré-aprovado para uma hipoteca. Coma  pré-aprovação, você pode começar a fazer ofertas em imóveis que você gosta. Isso impede que você veja as casas que saem do mercado antes de garantir financiamento.

No entanto, há uma diferença entre obter pré-aprovado para uma hipoteca e pré-qualificada. Saiba qual opção você precisa para casas.

Erros de financiamento imobiliário

Cuidado com erros comuns de financiamento imobiliário para evitar problemas com suas finanças. (Imagem: HBI Tax)

Erro 3: Escolhendo o primeiro financiamento de imóvel que você encontrar

Como você procura pré-aprovação para sua hipoteca, entre em contato com vários credores para ver se eles fornecerão sua melhor oferta para o seu empréstimo. Cada credor tem diferentes fatores de risco que pesam e diferentes taxas de juros. Ao alcançar três ou quatro credores diferentes, você pode identificar a melhor oferta para suas necessidades.

Um dos principais erros de hipoteca ao comprar um imóvel está em aceitar a primeira oferta para pré-aprovação do financiamento. Continue às pesquisas para ver se há um melhor negócio por aí.

Erro 4: Esquecendo de olhar um financiamento pelo SFH ou de nivho

Existem vários programas federais, estaduais e locais para o primeiro imóvel que você pode aproveitar se você nunca comprou um antes. Principalmente pelo SFH, você poderá aproveitar as menores taxas de financiamento. Há também opções de financiamentos especificamente para militares, servidores públicos, entre outros nichos.

Olhe para as opções disponíveis para você para que você possa obter uma oferta de hipoteca competitiva.

Erro 5: Não economizando para dar uma entrada competitiva no financiamento do imóvel

Há muitas razões para esperar para construir seu pagamento antes de tirar uma hipoteca. Primeiro, você pode fazer ofertas mais competitivas. É mais provável que um vendedor aceite uma oferta com um pagamento maior porque significa que o comprador precisará solicitar menos dos credores – diminuindo as chances de que o financiamento seja negado e o contrato se desfaça.

Um pagamento maior também pode ajudá-lo a garantir um pagamento mensal menor. Isso pode melhorar seu rácio de dívida para renda e melhorar sua estabilidade financeira ao longo do tempo.

Erro 6: gastar todas as suas economias para dar uma entrada

Se você quiser colocar um adiantamento maior, você pode ser tentado a atropelar suas contas de poupança e fundos de dia chuvoso para ter uma oferta mais competitiva. No entanto, isso tem o potencial de deixar suas finanças em risco, significa que você possui muito equidade em sua casa, mas muito pouco dinheiro.

Tente manter pelo menos parte da sua conta de poupança intacta ao garantir um pagamento. Isso protegerá você em emergências financeiras (como contas médicas não planejadas) e também dará dinheiro para gastar para fornecer um bom ambiente para sua nova casa e cobrir outras despesas.

Erro 7: Abrindo novas contas de crédito antes de fechar em uma casa

Um dos maiores erros de hipoteca ao comprar uma casa está tirando linhas de crédito adicionais durante o processo de inscrição. É compreensível que você precise orçamento para outros aspectos da sua vida durante este tempo – como assumir um empréstimo para o seu casamento ou fixação de financiamento para um novo carro – mas tirar uma nova linha de crédito pode afetar sua pontuação de crédito e sua aprovação de crédito processar. Você pode não ter um financiamento tão competitivo quanto quiser ou você pode ser negado por causa de sua nova dívida.

Mesmo se você foi aprovado para uma hipoteca, os credores verificarão seu crédito mais uma vez antes de fechar. Eles podem revogar seu empréstimo ou alterar os termos se o seu crédito tiver mudado. Espere até que a tinta esteja seca nos papéis de fechamento para abrir uma nova linha de crédito.

Erro 8: Subestimando os custos de propriedade

Se você estiver se movendo de alugar um espaço para comprar, então você pode precisar rever seu orçamento atual para garantir que todas as próximas despesas forem contabilizadas. Junto com sua hipoteca, você precisará cobrir impostos sobre propriedades, seguros de proprietários, elétricos, água e aquecimento de contas, e outros custos diversos como as taxas de associação do proprietário.

Um dos principais erros de hipoteca ao comprar uma casa está em obter um pagamento mensal maior do que você pode lidar porque não fator dessas outras despesas. Em vez disso, procure por um pagamento menor para que você possa cobrir essas contas adicionais.

Erro 9: Não fazer um orçamento para despesas e gastos extras com o imóvel antes de se mudar

Enquanto você pode ajudar suas finanças olhando para os custos de proprietária de longo prazo, também haverá taxas de curto prazo e despesas relacionadas a se mudar para sua casa.

Você pode precisar alugar uma unidade de armazenamento enquanto os reparos são concluídos ou pagam por motores se estiver viajando para um estado diferente. Você também provavelmente terá custos de fechamento, taxas de corretor de imóveis e outras despesas relacionadas ao processo em movimento. Saiba o que você precisará para orçamento para que você possa evitar a dívida.

Erro 10: Esquecendo a orçamento para reparos e renovações

Mesmo se você comprar uma nova casa em perfeitas condições, você precisará orçamento para reparos e atualizações. Aparelhos quebram. Árvores caem. Todas essas questões precisam ser abordadas imediatamente, e você pode estar em uma ligação financeira se você não tiver orçado para reparos domésticos.

Como regra, reserve um por cento do valor de seu imóvel a cada ano para reparos domésticos. Se você comprar uma casa de R$300.000, você deve reservar mínimo de R$3.000 a cada ano.

Já cometeu algum desses erros ou conhece alguém que os cometeu? Compartilhe nos comentários sua experiência e o que você viu acontecendo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário