O que acontece com o financiamento em caso de morte?

Em Empréstimos e financiamentos por André M. Coelho

Seu amado acabou de falecer. Embora você provavelmente tenha um milhão de outras coisas em sua mente, uma questão importante que você terá que lutar é: “O que acontece com o financiamento do nosso lar? E do carro?”. Bem, a questão é um tanto complexa, e exige uma boa explicação da nossa parte.

Financiamento de veiculo ou imóvel em caso de falecimento: o que acontece?

Quando um proprietário morre, quem herda o bem é tipicamente decidido quando é feito o inventário ou por testamento. Mas e uma casa que tem uma hipoteca sobre ela? E um veículo que está sendo financiado? O que acontece com os membros da família que ainda vivem na casa ou usam o veículo em questão?

Leia também

Normalmente, a dívida se mantém no caso da morte do comprador do imóvel. Mas quem vai assumir a dívida é que depende de uma questão mais complexa.

Seguro prestamista no contrato de financiamento

A menos que alguém tenha co-assinado o empréstimo ou seja um co-mutuário, ninguém é obrigado a assumir a hipoteca. No entanto, se a pessoa que fez o financiamento com um seguro prestamista, a seguradora assumirá o restante da dívida. Em outras palavras, o financiamento deixará de existir, e o imóvel ou veículo passará a ser dos herdeiros.

Financiamento no caso de morte

Caso o indivíduo venha a falecer, pode ocorrer diferentes questões, dependendo de como está o contrato. (Imagem: divulgação)

Assumindo um financiamento herdado

Normalmente, quando há uma herança, cada herdeiro assumirá uma parte dela. Isso inclui as dívidas. Ou elas serão pagas pelo espólio do falecido.

Quando há 4 herdeiros, por exemplo, e não há seguro prestamista para o bem financiado, cada herdeiro assumirá 25% do restante do financiamento. Ou esse restante do financiamento é quitado através do espólio, descontando o valor restante de outros bens ou dinheiro do inventário do falecido.

Há uma exceção a esta situação, que é quando o financiamento tem um co-signatário. Se alguém co-assinou o financiamento, salvo quando há seguro, eles serão responsáveis ​​por assumir a exclusiva responsabilidade no financiamento.

Como dar entrada numa ação de quitação de financiamento por morte do contratante?

Para assumir quitar um financiamento com seguro prestamista, você precisará primeiro falar com a seguradora e para a instituição responsável pelo financiamento sobre o falecimento. Você provavelmente precisará fornecer provas da passagem da pessoa, bem como documentos mostrando que você é o herdeiro, ou fazer a abertura do inventário.

Tanto a empresa de financiamento quanto a seguradora te passarão os passos necessários para acionar o seguro prestamista.

Como transferir financiamento de falecido?

Os herdeiros podem negociar entre si para transferir suas dívidas entre si, com um herdeiro assumindo toda a dívida do financiamento. Ou a dívida pode ser dividida igualmente, bem como a propriedade do bem.

Para assumir um financiamento e continuar pagando as parcelas, é preciso que a instituição financeira aprove uma linha de crédito para quem for assumir.

Serão necessários documentos como:

Atestado de óbito do credor original

Documentos do bem que está sendo financiado

Comprovante de renda de quem está assumindo o financiamento

Documentos de quem está assumindo o financiamento.

Embora você não tenha que se preocupar com um dos seus entes queridos de repente sendo preso com a conta em um financiamento que eles não assinaram originalmente, você ainda deve levar algum tempo para considerar o que você e sua família querem fazer sobre os bens sendo financiados.

Se você tem alguma dúvida sobre o financiamento de bens no caso de falecimentos, só deixar suas perguntas nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário