Seguro empréstimo e seguro financiamento: como funcionam?
O seguro de crédito, conhecimento como seguro empréstimo, seguro financiamento, ou seguro prestamista, cobre seus pagamentos de empréstimo ou cartão de crédito no caso de você se tornar incapaz de pagar devido a um choque financeiro como desemprego, incapacidade ou morte.
Embora pareça seguro de vida ou seguro de invalidez, há uma diferença importante: o seguro de crédito não paga nada; Em vez disso, apenas garante que o credor continue a receber pagamentos. Ao fazer isso, pode proteger seu crédito de problemas.
Eu preciso de seguro prestamista?
Você não pode ser forçado a comprar o seguro de crédito de um credor.
Leia também
Os credores podem oferecer a você a opção de comprar seguro de crédito ou prestamista quando você estiver solicitando um empréstimo de automóvel ou empréstimo de capital automático, um empréstimo de parcelamento não garantido ou um cartão de crédito subprime. Bancos e cooperativas de crédito também podem oferecer essa opção com seus empréstimos ou financiamentos.
O seguro de crédito também é chamado de “seguro de proteção de pagamento” ou até seguro de renda. Esses produtos garantem que o credor receba pagamentos se você não puder fazê-los.
Não recomendamos tomar um seguro de crédito se você já tiver uma apólice de seguro de vida ou vida tradicional que abrangerá suas obrigações quando algo der errado. Os prêmios de seguro de crédito são tipicamente mais caros que o seguro tradicional, e os pagamentos são menores quando as reivindicações são apresentadas.
Tipos de seguro de empréstimo e financiamento
Existem quatro tipos principais de cobertura de seguro de crédito:
1. Cobertura de vida
Faz os pagamentos restantes do empréstimo ao credor no caso de sua morte.
2. Desemprego involuntário de crédito ou seguro de renda
Faz um número limitado de pagamentos mensais ao credor se você perder seu emprego sem culpa por conta própria.
3. Incapacidade
Faz um número limitado de pagamentos mensais ao credor se você sofrer um acidente ou for incapacitado.
4. Propriedade pessoal
Comumente oferecida por joias ou lojas de móveis, esse tipo de seguro paga o credor se o item que você comprou for roubado ou destruído.
Um credor pode agrupar diferentes tipos de seguro de crédito em uma única oferta.
Quanto custa o seguro empréstimo?
O custo do seguro de crédito é baseado no tipo de empréstimo, no tipo de seguro escolhido, no valor do empréstimo, no prazo do empréstimo e no estado em que você mora. O preço é influenciado em grande parte pela comissão que as seguradoras pagam os credores, tornando os prêmios de seguro de crédito normalmente mais caros que os prêmios regulares de seguro.
Se você optar por comprar seguro de crédito, o pagamento mensal do empréstimo aumentará, porque você pagará juros tanto no valor do empréstimo quanto no prêmio de seguro adicionado. Para empréstimos rotativos como cartões de crédito, o prêmio é adicionado ao extrato mensal e varia de acordo com o seu saldo.
Quem precisa do seguro prestamista?
Não recomendamos o seguro de crédito se você já tiver cobertura de seguro de vida ou incapacidade. A cobertura tradicional é mais barata e pagará sua família se algo acontecer, em vez do credor.
Em vez disso, use o dinheiro que você teria pago pelo seguro de crédito para construir um fundo de emergência. Mesmo um pouco de dinheiro economizado pode permitir que você faça pagamentos durante uma lacuna no emprego ou se você enfrentar um déficit inesperado.
Nenhuma dessas opções pode ser prática. Nesse caso, aqui estão algumas coisas a serem lembradas sobre tomar seguro de crédito:
É opcional. Por lei, os credores não podem forçá-lo a comprar seguro de crédito para obter um empréstimo. Eles podem exigir que seu carro ou outro ativo usado como garantia sejam segurados, mas você não é obrigado a segurá-lo através do credor.
Não está incluído no custo do seu empréstimo. Os credores divulgarão o custo do seguro separadamente da taxa percentual anual. Os prêmios de seguro podem aumentar drasticamente a APR.
Isso poderia tornar seu empréstimo inacessível. Os credores geralmente comercializam seguro de crédito para consumidores com baixas pontuações de crédito. Os credores sem escrúpulos podem atingir agressivamente os consumidores de crédito ruim para aumentar o custo do empréstimo.
8 perguntas a serem feitas antes de obter seguro prestamista
Faça essas perguntas antes de optar por comprar seguro de crédito:
Quanto é o prêmio?
O prêmio será financiado como parte do empréstimo?
Você pode pagar mensalmente em vez de financiar todo o prêmio como parte do seu empréstimo?
Quanto menor o seu pagamento mensal de empréstimo sem o seguro de crédito?
O seguro cobrirá toda a extensão do seu empréstimo e o valor completo do empréstimo?
O que exatamente é coberto? O que exatamente não está coberto?
Existe um período de espera antes que a cobertura se torne eficaz?
Você pode cancelar o seguro? Você pode obter um reembolso?
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que é seguro fiança e como funciona?
Usar o cartão de crédito em vez de dinheiro aumenta o score?
O que é seguro prestamista?
Como funciona o refinanciamento de empréstimo consignado?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.