Como funciona o empréstimo consignado do INSS?

Em Empréstimos e financiamentos por André M. Coelho

Um empréstimo consignado pode ser uma opção se você quer buscar juros menores ou condições melhores para pagamento. O empréstimo consignado do INSS pode ser ainda melhor opção. Como funciona este empréstimo e como ele pode te ajudar é o que vamos explicar abaixo.

Como funciona o empréstimo consignado do INSS?

O empréstimo consignado vai descontar valores diretamente do seu salário para quitar seu empréstimo. Já o empréstimo consignado do INSS desconta os valores diretamente do seu benefício da Previdência, seja ele uma pensão ou aposentadoria.

Leia também

Se o seu crédito não é grande ou você não tem muito histórico de crédito, obter um empréstimo consignado pode facilitar as coisas.

A desvantagem de um empréstimo consignado? Você pode querer abusar do empréstimo e pegar mais do que precisa, ou mais do que é capaz de pagar. Assim, acabará endividado, e entrando em um ciclo do qual é difíicil sair.

Aqui está o que você precisa saber para ajudar a tomar a melhor decisão para suas circunstâncias.

Margem do consignado do INSS

Os credores usarão diferentes critérios e métodos para determinar se você é elegível para um empréstimo consignado. Alguns credores realizam uma investigação de crédito suave antes de oferecer-lhe um empréstimo, enquanto outros não puxam seu histórico de crédito.

Note que é comum para os credores predatórios oferecer empréstimos sem qualquer inquérito de crédito. Cuidado com este tipo de empréstimo: pode ter altas taxas de juros em relação a outros consignados.

As financeiras podem não investigar seu crédito, mas podem exigir que você verifique suas informações de renda e conta bancária.

Mas todos devem respeitar a margem dos empréstimos consignados. Isso significa que para o pagamento das parcelas, não mais do que 40% do seu benefício pode ser comprometido com o pagamento do consignado, sendo que 5% devem ser reservados para cartões de crédito consignados.

Empréstimo consignado para INSS

Um empréstimo consignado do INSS usará parte do seu benefício do INSS como garantia para o pagamento das parcelas. (Imagem: divulgação)

Como posso pedir um empréstimo consignado do INSS?

Mesmo que o seu histórico de crédito seja ruim, você poderá encontrar um credor que aceite te dar um empréstimo consignado Mas você vai querer fazer sua lição de casa antes de tomar uma decisão.

Fique de olho nessas informações como parte do seu pedido de empréstimo e condições de empréstimo.

Verificação de renda: os credores normalmente verificarão sua renda para que possam avaliar o quanto você é capaz de pagar. Você poderá ter de fornecer comprovantes do recebimento do seu benefício.

Quantidade do empréstimo: o valor que você se qualifica para dependerá de sua renda e histórico de crédito.

Prazo do empréstimo: o prazo do seu empréstimo consignado normalmente varia de 6 meses a 60 meses. Tenha em mente que quanto maior o termo, mais você pagará em juros. Embora você tenha pagamentos mensais mais altos, você pode economizar dinheiro com um prazo de empréstimo mais curto.

CET: o CET é o Custo Efetivo Total, e deve ser menor do que um empréstimo tradicional para valer a pena.

Informações da conta e CPF: os credores também podem pedir os detalhes da sua conta bancária para verificar suas informações financeiras.

Restrições: os credores podem não oferecer seus empréstimos consignados para alguns servidores municipais ou estaduais.

Como usar empréstimos consignados da forma certa?

Se você conseguir um empréstimo pessoal, ele pode ajudá-lo a construir seu crédito se você usá-lo com responsabilidade. Se você puder aumentar seu crédito, poderá se qualificar para melhores termos financeiros no futuro.

Aqui estão algumas maneiras de usar um empréstimo consignado para melhorar sua saúde financeira:

Faça seus pagamentos em dia: verifique se o seu credor está relatando seus pagamentos no prazo às principais agências de crédito ao consumidor – este é um dos fatores mais importantes que afeta suas pontuações de crédito.

Obtendo outra forma de crédito: obter um empréstimo pessoal pode adicionar um novo tipo de crédito aos seus relatórios de crédito. Seu mix de crédito – que considera diferentes tipos de crédito, como empréstimos parcelados, cartões de crédito e hipotecas – é um fator em suas pontuações de crédito, embora não seja um dos mais cruciais.

Um empréstimo consignado pode ser uma ferramenta útil se você precisar de dinheiro, mas não deve ser sua principal opção. Estruture bem o que fará com seu dinheiro antes de pedir o empréstimo, para que não tenha que usá-lo novamente.

E se tiver alguma dúvida ou insegurança, deixe nos comentários e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário