Taxa de juros de financiamento imobiliário dá pra negociar?
Uma taxa de juros mais baixa pode economizar milhares e até dezenas de milhares de reais ao longo da vida do financiamento imobiliário. Uma redução de 0.25 pontos percentuais podem economizar milhares ao longo de um financiamento de 30 anos. Então, como você obtém as melhores taxas de hipoteca? Aqui estão as maneiras mais simples e eficazes de garantir as taxas de hipoteca mais baixas possíveis.
Compare a taxa de juros de financiamento imobiliário em mais instituições
Ao aplicar com vários credores hipotecários online, você pode comparar as diferentes taxas e taxas cobradas pelos credores. Sua taxa de juros e as taxas envolvidas serão diferentes para cada credor. É uma boa ideia obter pelo menos 3 ou 4 cotações de hipoteca. Alguns compradores evitam fazer isso porque acreditam que muitas consultas reduzirão sua pontuação de crédito; no entanto, esse não é o caso.
Leia também
- Calculadora de financiamento, como simular?
- Como comparar financiamento imobiliário, de moto, e carros?
Instituições de análise de crédito permitem várias consultas de crédito quando os consumidores estão pesquisando um financiamento. É permitido aos consumidores uma janela de 30 dias para que vários credores hipotecários retirem seu crédito sem afetar negativamente sua pontuação.
Maximize sua pontuação de crédito antes de fazer um financiamento de imóvel
Sua pontuação de crédito é o fator mais importante na determinação de sua taxa de juros. Quanto maior sua pontuação de crédito, menor será sua taxa. Você precisa garantir que sua pontuação de crédito seja a mais alta possível. Você pode obter suas pontuações gratuitamente em aplicativos das instituições de análise de crédito ou por apps de finanças pessoais, como o Guia Bolso.
Puxar sua pontuação de crédito gratuita não prejudicará sua pontuação. Existem algumas maneiras rápidas e simples de aumentar sua pontuação de crédito em um curto período de tempo:
Pagar os saldos do cartão de crédito e empréstimos pessoais
A quantidade de crédito disponível que você está usando em suas contas de crédito é chamada de “taxa de utilização de crédito”. Sua taxa de utilização representa uma boa porcentagem da sua pontuação. Então, se você tem muitas dívidas nos seus cartões, está matando sua pontuação. Tente pagar os saldos completamente. Se não puder, pelo menos obtenha os saldos abaixo de 15%.
Tente fazer acordos
Se você tiver dívidas, tente fazer acordos para removê-las. Existem algumas maneiras de fazer isso. Você pode fazer um acordo, parcelar as dívidas, fazer a consolidação dos empréstimos, e mais.
Financie junto a um familiar ou com seu cônjuge
Se você pretende financiar um imóvel, poderá somar os ganhos de mais de uma pessoa para o financiamento, obtendo melhores condições para a compra do seu. São prazos maiores, juros menores, e até a possibilidade de financiar um maior valor.
Negocie os juros da hipoteca
A negociação é a alma do negócio. Então, vamos repetir um pouco do que falamos no começo deste artigo.
A cotação dos credores não está gravada em pedra. Muitas vezes, o oficial de crédito aumenta as taxas e juros para aumentar suas comissões. Use as cotações de hipoteca que você obtém para negociar as melhores taxas de hipoteca. Faça uma cotação de um credor para outro credor pedindo para fazer melhor.
Em seguida, leve essa citação para outro credor e assim por diante. Faça isso até obter todo o máximo de economia possível. Essa é uma das maneiras mais efetivas de garantir as melhores taxas de hipoteca disponíveis. Você não apenas pode obter uma taxa mais baixa, mas também pode negociar os custos de outras taxas, como documentos, vistorias, etc.
Solicitar um subsidiado pelo governo
As hipotecas subsidiadas pelo governo são semelhantes aos empréstimos convencionais, exceto pelo fato de o governo proporcionar algumas facilidades para quem opta por esses financiamentos. O mais conhecido é o Minha Casa Minha Vida, oferecido pela Caixa para imóveis mais baratos.
Financiamentos do Sistema Financeiro de Habitação são bem vantajosos para quem não se encaixa no perfil do Minha Casa Minha Vida. Compare ambos antes de assinar o contrato para encontrar a melhor opção para você e sua família.
Pague uma maior entrada
Pagar uma entrada maior no imóvel resultará em uma taxa de financiamento menor, já que você terá de financiar menos do imóvel. Se você está esperando uma grana extra entrar na sua conta, como dinheiro do FGTS, herança, ou a venda de um veículo, espere esse dinheiro e use como entrada. Veja se vale a pena esse investimento antes, no entanto.
Obter as melhores taxas de hipoteca com seu empréstimo pode economizar milhares de reais. Ao comparar ofertas de empréstimos de vários credores e usar as cotações para negociar, você obtém as melhores taxas possíveis.
Verifique se sua pontuação de crédito é a mais alta possível. Pague os saldos dos seus cartões de crédito e empréstimos, e tente remover suas dívidas.
Usando as dicas deste artigo, você poderá obter o melhor negócio em sua hipoteca.
Como vocês negociam as taxas de financiamento imobiliário? Quais estratégias acham que funcionam?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Quantos dias pode atrasar a fatura do cartão de crédito?
Pedir aumento de limite no cartão de crédito pode diminuir o score?
Como consultar pontuação score para financiamento?
Usar o cartão de crédito em vez de dinheiro aumenta o score?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.