Situação cadastral do CPF, como consultar?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas ou Registro de Pessoas Naturais) é um número atribuído pela Receita Federal do Brasil a todos os brasileiros natos, estrangeiros residentes e naturalizados que estão sujeitos a impostos no Brasil. É um documento pessoal, consistindo em um número único e intransferível.

Em algumas situações, pode ser necessário consultar a situação do cadastro do CPF, para garantir que tudo esteja regular. Vamos explicar em mais detalhes.

Como fazer consulta de situação cadastral de CPF?

Mesmo que um número de CPF possa ser um número válido (existente), esse número de CPF pode não estar em situação regular com o governo. Se o número do CPF que você desejar usar em uma transação não estiver em boa posição, sua transação terá que ser cancelada pelo nosso parceiro no Brasil. Se você deseja verificar o status de um CPF, por favor, faça os passos seguintes.

Leia também

Consulta de CPF

Faça a consulta do CPF da pessoa para verificar a situação cadastral e se tem alguma pendência. (Imagem: divulgação)

Passo a passo para consultar situação cadastral do CPF

Os passos abaixo te levarão diretamente para a consulta de situação cadastral do CPF:

Passo 1: site da Receita Federal

Vá para o site da Receita Federal e clique na opção “Meu CPF”. Você será levado a uma nova página onde é possível realizar alguns serviços relacionados ao CPF, tais como inscrição, atualização, impressão ou obtenção do cartão do CPF e claro, a consulta do CPF.

Passo 2: consultar CPF

Clique na opção de Consultar CPF no site. Na nova aba aberta, você terá 3 opções para a consulta:

Consultar informações cadastrais: pelo portal eCAC, para consultar informações mais completas do CPF.

Consultar situação cadastral: é preciso ter o número do CPF e data de nascimento do portador.

Confirmar autenticidade do CPF: serve para a Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição ou de Situação Cadastral no CPF. Tenha em mãos o documento de situação cadastral.

Passo 3: comprovante de inscrição e situação

Após acessar um ou mais de um dos sites acima, a última tela mostrará a situação do CPF, fornecendo o status do CPF. Ele também fornecerá o nome completo do cidadão dono do CPF e fornecerá um número de rastreamento no final da página para autenticação do documento.

Passo 4: confirme a situação do CPF

Nesta tela, se o status CPF for regular, ele está em boas condições. Se você vir um status diferente, o dono do CPF pode querer entrar em contato com o governo para descobrir qual é o problema.

Obs.: É possível também faze a consulta e regularização do CPF pelo aplicativo CPF Digital na Apple Store ou Google Pay.

Regularizar situação cadastral do CPF

O status do CPF pode estar em uma das seguintes situações:

O pedido pode ser feito online no site da Receita Federal gratuitamente. Também pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou dos Cartórios de Registro Civil, pagando pelo serviço. Para quem está fora do Brasil, pode ser feito nas representações diplomáticas brasileiras no exterior.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário