Como cadastrar o PIX no seu banco passo a passo?

Em Contas em banco por André M. Coelho

Na segunda-feira, 16 de novembro de 2021, o PIX, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil, foi oficialmente lançado e oferecido pelas mais de centenas de instituições financeiras brasileiras para seus clientes.

Alguns dizem que a última revolução semelhante à introduzida pelo PIX foi a que trouxe pelo sistema brasileiro de pagamentos (SBP) em 2002. E por todas as aparências, isso é verdade.

Além de permitir transferências instantâneas 24 horas por dia, 7 dias por semana, o PIX permite que os pagamentos sejam feitos:

Via celular, usando o aplicativo do banco ou do provedor de serviços financeiros

Leia também

Via chaves; os destinatários não precisarão mais compartilhar seus dados bancários com os remetentes;

Via códigos QR.

E tudo isso é gratuito para os indivíduos. As instituições podem acabar cobrando uma taxa às entidades jurídicas, mas a partir desta redação dos detalhes sobre isso ainda não foram divulgadas. Enquanto estas são as funcionalidades iniciais do sistema, já estão planejadas outras que serão integradas gradualmente.

Hoje, vamos explicar melhor as chaves do PIX, e como fazer o cadastro corretamente.

Cadastrando chaves do PIX

Faça o cadastro das chaves no PIX e comece e usar o serviço para enviar e receber dinheiro. (Imagem: divulgação)

O que é uma chave do PIX?

O Banco Central definiu as Chaves como “apelidos” para identificar uma conta e iniciar uma transferência, e estas são suas principais características:

Um chave pode ser um número de telefone, um endereço de e-mail, um número de CPF individual ou CNPJ do contribuinte ou um número aleatório, gerado pela instituição onde você tem sua conta.

Cada indivíduo poderá registrar até 5 Chaves em uma mesma instituição financeira, enquanto as entidades legais que tem CNPJ poderão registrar até 20.

A Chave PIX é um facilitador e não é obrigatório. Em outras palavras, pode-se continuar a tornar as transferências usando informações bancárias específicas, embora o uso dos Chaves seja recomendado para que os usuários possam aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo PIX, incluindo transações mais fáceis.

Como cadastrar o PIX: passo a passo

No app, internet banking, ou caixa eletrônico da sua instituição financeira:

Passo 1. Procure pela opção PIX

Passo 2. Procure pela opção Chaves PIX

Passo 3. Escolha qual chave quer cadastrar: celular, CPF ou CNPJ, email, ou escolha gerar uma chave aleatória.

Passo 4. Guarde sua chave e compartilhe quando precisar receber um pagamento. Quando quiser receber pela conta onde tem a chave, basta compartilhar a chave para a pessoa que vai transferir e aguardar.

Vantagens de cadastrar a chave PIX

Em 5 de outubro de 2021, o registro de Chaves com o sistema do Banco Central começou. O que foi observado desde o início de setembro foi um movimento por grandes players no setor de pagamentos para lançar campanhas educacionais sobre PIX – mas com um viés para convidar clientes para registrar as chaves com eles.

Neste ambiente, o que estamos vendo é o começo de uma corrida entre instituições para garantir que os clientes registrem suas chaves com eles. Além de campanhas educacionais, a maioria das instituições, incluindo o Banco Original, Nubank, Inter, Bradesco, Santander e Neon, tem um início antecipado, pré-registrando chaves em seus canais digitais, e até oferecendo benefícios para os clientes.

Outras maneiras pelas quais os bancos competiram para as CHAVES dos consumidores incluem:

Santander: O Banco criou sua própria marca, SX, que é referido como “Pix do Santander”, e promete vantagens especiais para os clientes, como 10 dias sem juros no cheque especial

Nubank, a primeira instituição para anunciar uma isenção de custos de transferências PIX para todos, incluindo empresas

O C6 Bank anunciou que premiará pontos do seu programa de fidelidade “Atomos” para os clientes registram a chave por endereço de e-mail ou número de celular.

Ficou alguma dúvida? Conhece outras vantagens de outros bancos para o cadastro da chave PIX? Deixem nos comentários e ajudem outros leitores!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário