Cartão de loja, vale a pena?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

Hoje em dia, é difícil comprar em qualquer varejista sem ser perguntado se você deseja se inscrever no cartão de crédito da loja. Até os varejistas online mostram pop-ups oferecendo um cartão de crédito para você. É tentador inscrever-se em um cartão de crédito da loja e economizar até X% na compra daquele dia, mas os cartões de crédito da loja geralmente não valem a pena em comparação com os cartões de crédito comuns ou de uso geral marcados com uma grande rede de processamento.

Cartão de loja tem uso limitado

A menos que sejam de marca compartilhada, os cartões de crédito das lojas só podem ser usados ​​em uma loja ou família de lojas específica. Um cartão de crédito da loja Riachuelo ou Renner, por exemplo, só pode ser usado em compras feitas na Riachuelo. Da mesma forma, um cartão da C&A só pode ser usado em lojas Marisa.

Leia também

A exceção é quando um cartão de crédito da loja é associado a um logotipo Visa, MasterCard ou American Express. A maioria das lojas oferece pelo menos um cartão de crédito associado à marca, além do cartão de crédito da loja, mas o cartão associado à marca normalmente possui critérios de qualificação mais rigorosos.

Em comparação, cartões de crédito de uso geral, mesmo cartões de crédito de marca compartilhada, podem ser usados ​​em qualquer comerciante que aceite cartões de crédito dessa rede de processamento. Eles são como qualquer outro cartão de crédito, mas as compras feitas na loja afiliada geralmente recebem recompensas mais altas ou outros benefícios. Normalmente, você não terá problemas ao usar um Visa, MasterCard ou Elo (no Brasil).

Se você faz muitas compras na loja, pode ser atraente esse tipo de cartão. Só evite parcelar suas compras demais, ou você acabará endividado.

Cartões de lojas

Cartões exclusivos de lojas podem ser bem limitados, podendo ser usados apenas nas lojas que os emitiram. (Foto: Credit Cards Mojo)

Taxas de juros de cartões mais altas

Os cartões de crédito da loja geralmente têm taxas de juros mais altas do que os cartões de crédito comuns. Os cartões de crédito de lojas de varejo tem taxas de juros que podem ser mais de 50% mais altas do que os cartões tradicionais

A taxa de juros mais alta significa que você pagará mais juros quando tiver um saldo e levará mais tempo para pagar seu saldo do que se tivesse um cartão de crédito com uma taxa de juros mais baixa. Os cartões de crédito em lojas com marcas associadas (Visa, Mastercard, Elo) tendem a ter taxas de juros ligeiramente mais baixas do que aqueles exclusivos da loja, mas mesmo essas taxas são mais altas do que nos cartões de crédito sem afiliação a lojas de varejo.

Restrições às recompensas de cartões

Com os cartões de crédito da loja, as recompensas são relativamente difíceis de ganhar e têm opções limitadas de resgate. Quase todos os cartões de crédito da loja recompensam apenas as compras feitas nessa loja, pois obviamente você não pode usá-lo em nenhum outro lugar. Depois de acumular recompensas suficientes para resgate (geralmente um vale-presente ou cupom), você poderá usá-lo apenas na loja e, às vezes, precisará usar seu cartão de crédito para resgatar a recompensa.

Os cartões de crédito da loja com marca associada (cobrand) oferecem a você a oportunidade de ganhar recompensas em todas as suas compras e recompensas mais altas nas compras feitas nessa loja. Suas opções de resgate podem estar limitadas a um cupom ou desconto que você pode usar nessa loja.

Fora dos cartões de crédito da loja, os cartões de crédito recompensas recompensam você em cashback, pontos a serem usados ​​em mercadorias ou uma variedade de cartões de presentes ou milhas para compensar as despesas de viagem.

Limites de crédito de cartões de loja

Os cartões de crédito da loja geralmente têm limites de crédito baixos, pelo menos para começar. Não é incomum que os titulares de cartões sejam aprovados para um limite de crédito inicial alto em um cartão de crédito da loja. É fácil maximizar um limite de crédito tão baixo em um único dia, especialmente se você recebeu um cartão de crédito da sua loja favorita. Isso não significa que você será automaticamente aprovado para um limite de crédito mais alto com um cartão de crédito de uso geral, mas é mais provável que com um cartão de crédito da loja.

Impacto no seu histórico de crédito

Cartões de crédito regulares são melhores para o seu crédito. Os cartões de crédito da loja são relativamente fáceis de qualificar, tornando-os uma boa opção para usuários iniciantes de cartão de crédito ou pessoas que desejam recuperar seu crédito. No entanto, os cartões de crédito da loja só chegam ao ponto de estabelecer um bom histórico de crédito. Para alcançar uma boa pontuação de crédito, você precisará obter um cartão de crédito principal, mesmo que seja uma versão associada à marca de um cartão de crédito da loja.

Os cartões de crédito da loja podem ser bons para começar a usar seu crédito. Depois de estabelecer um bom histórico de crédito, um cartão de crédito para uso geral ou um cartão de crédito de marca associada será uma opção melhor.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário