Como saber o IBAN da minha conta?
Se você planeja fazer um pagamento internacional, geralmente precisará do IBAN do destinatário para garantir que o dinheiro chegue com segurança. Este número existe para todas as contas bancárias, nacionais e internacionais. Embora tenham apenas alguns dígitos, um IBAN contém tudo o que é necessário para garantir que os pagamentos internacionais terminem na conta certa, não importa para onde você esteja enviando seu dinheiro na Europa. A boa notícia é que um IBAN segue uma estrutura padrão; portanto, você normalmente poderá gerar e verificar os detalhes do seu destinatário, mesmo que não os tenha em mãos. Este guia cobre tudo o que você precisa saber sobre números IBAN, onde você pode encontrá-los e como eles mantêm seu dinheiro seguro. Também abordaremos o que você pode fazer para garantir que você obtenha o melhor negócio possível em seu pagamento internacional, para que ele chegue com rapidez e segurança, e você não precisa se preocupar em pagar taxas altas ou ocultas.
Leia também
O que é um número IBAN?
Um número IBAN é um número de conta bancária internacional, usado para contas bancárias. É usado como padrão quando os bancos precisam processar pagamentos internacionais, para garantir que seu dinheiro chegue ao seu destino com segurança e rapidez. Seu IBAN é um identificador exclusivo para sua própria conta bancária e contém praticamente tudo o que é necessário para identificar seu país, banco e sua conta exata, em apenas alguns números.
Como é para criar um IBAN?
Os IBANs são escritos usando um formato padrão em todos os países que os utilizam. Eles contêm todas as informações necessárias para localizar uma conta bancária específica dentre os milhões de contas mantidas. Veja este exemplo do IBAN para ver como é construído o seu próprio número de conta bancária internacional. Exemplo de IBAN: BR9700360305000010009795493P1 Este exemplo é composto de várias informações diferentes. Você pode vê-los mais facilmente quando dividimos o IBAN assim: BR 97 0036 0305 0000 1000 9795 493P 1 Vamos dividir esses elementos: BR – código do país 97 – esses dígitos são usados para validar um IBAN e variam de conta para conta 00360305 – identificador do banco 00001 – código de classificação da filial 0009795493 – número da conta P – tipo de conta 1 – número do proprietário da conta O número da sua conta bancária e o código de classificação serão iguais no seu IBAN e quando você os usa. Os números do IBAN podem conter até 34 letras e dígitos, dependendo do país em que a conta é mantida. No entanto, a estrutura é sempre semelhante à estabelecida aqui.
Como encontrar meu número IBAN?
Como os IBANs seguem uma estrutura definida, é possível gerar seu próprio IBAN se você ainda não o conhece. Você pode usar a calculadora IBAN fornecida pelo seu próprio banco ou uma ferramenta alternativa da calculadora IBAN. Você também pode encontrar seu próprio IBAN em um extrato bancário, ligando para uma agência para solicitar assistência ou fazendo login no internet banking do seu banco regular.
Verifique um número IBAN
Se você não tiver certeza se o número que possui é o IBAN correto para sua conta, também existem ferramentas de validação disponíveis. Você precisará inserir o número que possui e o site pode verificar se este é um IBAN ativo. Em alguns casos, você pode até inserir um número parcial, juntamente com pontos de interrogação para mostrar os dígitos ausentes, se você não tiver o número completo disponível. O sistema poderá concluir automaticamente o que estiver faltando, pois valida o número.
Evite taxas altas ao enviar dinheiro para o exterior
Se você está procurando um IBAN porque precisa enviar um pagamento a um amigo ou membro da família, ou mesmo a um fornecedor ou funcionário que mora no exterior, também precisará saber quanto custará a transferência. É uma ideia inteligente fazer alguma pesquisa antes de fazer sua transferência, porque os pagamentos internacionais podem ser caros, com taxas variando amplamente entre os provedores. Você precisará analisar algumas coisas: a taxa inicial cobrada e a taxa de câmbio usada, bem como a velocidade e a segurança da transferência. Embora os clientes geralmente saibam das taxas iniciais cobradas pelo banco ou pelo provedor de pagamento, as pessoas geralmente ficam surpresas com a diferença que uma taxa de câmbio ruim pode fazer no custo do pagamento. É comum que os bancos adicionem uma marcação à taxa de câmbio que eles usam no processamento de pagamentos internacionais, o que significa que eles são mais caros do que você imagina. Se você deseja obter o melhor preço disponível para enviar dinheiro ao exterior, vale a pena procurar fornecedores alternativos, bem como os bancos de rua com os quais você deve estar familiarizado. Especialistas em pagamentos internacionais, como a Transferwise, podem oferecer transferências internacionais rápidas e convenientes, que costumam ser mais baratas do que usar um banco. O TransferWise processa todos os pagamentos usando a taxa de câmbio do mercado intermediário e, como operam on-line sem as despesas gerais de um banco tradicional, os clientes costumam encontrar um acordo melhor.
A taxa de câmbio do mercado intermediário é importante porque é a que os bancos normalmente usam para negociar moedas no mercado aberto. Também é o que você encontrará com uma pesquisa no Google do seu emparelhamento de moeda. No entanto, bancos e serviços internacionais de pagamento geralmente não dão a taxa de câmbio do mercado intermediário a clientes individuais que desejam trocar uma quantia relativamente pequena de dinheiro. Em vez disso, eles adicionam uma marcação, também chamada de spread, que eles mantêm como lucro. Essa marcação pode fazer uma grande diferença no custo do seu pagamento internacional e resultar no recebimento do destinatário por menos do que você imagina. Uma boa maneira de verificar o impacto combinado das taxas iniciais e da taxa de câmbio usadas para sua transferência é verificar a quantia que o destinatário receberá se você enviar uma quantia fixa de dinheiro com diferentes provedores. https://youtu.be/59lyeaATbuY É muito fácil obter o número da sua conta bancária internacional, graças às ferramentas disponíveis online para encontrar e verificar os IBANs emitidos em toda a Europa. Obter o melhor negócio em seu pagamento internacional, no entanto, exige um pouco de pesquisa – mas pode significar que você economiza muito em sua transferência internacional, onde quer que ela seja direcionada. Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que é ISPB?
Como ter uma conta que aceita diferentes moedas? Dólar, Real, Euro…
É possível ter duas contas correntes no mesmo banco? E na mesma agência?
Extrato bancário: entenda como ler o extrato corretamente!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.