O que é uma Casa de Câmbio?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Casas de câmbio são essenciais para aqueles que querem viajar ou precisam de moeda estrangeira para o pagamento de produtos ou serviços. Elas são, de certa forma, atores no sistema financeiro brasileiro e por isso, precisam ser compreendidas para que seu uso seja feito da forma correta pelos seus clientes.

O que é uma casa de câmbio?

Uma casa de câmbio é uma empresa ou instituição financeira que tem o direito legal de trocar uma moeda por outra moeda para seus clientes. Uma casa de câmbio pode ser uma empresa independente ou pode fazer parte dos serviços oferecidos por um banco ou outra instituição financeira. O câmbio monetário lucra com seus serviços seja ajustando a taxa de câmbio ou recebendo uma comissão.

Leia também

Taxas de câmbio em uma agência de câmbio.

As taxas de câmbio em que as cotações de câmbio são tipicamente próximas da taxa à vista, embora a bolsa ajuste um pouco essa taxa para garantir que ela tenha lucro com a transação. Como a transação não é realizada na taxa à vista, e dependendo do lucro que a bolsa deseja obter, os consumidores podem achar que é mais barato incorrer taxas de cartão de crédito no destino estrangeiro, em vez de usar os serviços de câmbio antes Tempo.

Os aeroportos são um lugar comum para trocas de moeda, onde os viajantes compram a moeda do seu destino de viagem ou trocam qualquer excesso de dinheiro de volta para a moeda local no momento do seu retorno. Como os aeroportos são vistos como o último porto de escala, as tarifas nas centrais de aeroportos serão, em geral, mais caras do que as de um banco na cidade de partida.

Ir sem dinheiro é cada vez mais comum, pois alguns bancos oferecem cartões que podem carregar várias moedas neles, com pouca ou nenhuma taxa. Além disso, os ATMs fora do país são uma opção viável para os bancos com um banco global.

Como as Casas de Câmbio ganham dinheiro?

Muitas instituições financeiras fornecem serviços de câmbio para seus clientes. Estes podem incluir a compra de moeda estrangeira em forma de dinheiro, fazendo transferências bancárias para bancos internacionais ou fornecendo serviços de negociação pura de câmbio para grandes multinacionais.

A maioria dos bancos cobra uma taxa em cada transação.

As agências de transferência de dinheiro provavelmente cobrarão uma taxa de escalonamento que muitas vezes é consideravelmente mais alta.

Mas muitas vezes é a margem (ou o “spread”) que eles adicionam à taxa de câmbio que gera mais receita em uma transação ou transferência de câmbio.

Casa de câmbio e seu funcionamento

Uma casa de câmbio é onde você pode trocar seu dinheiro por outras moedas internacionais. (Foto: Belfast International Airport)

Taxas de câmbio

Quando você vê uma única taxa de câmbio cotada em um site ou no jornal, essa é a taxa média de mercado. É a taxa a meio caminho entre a taxa de venda e a taxa de compra que está em operação entre os bancos. Por exemplo

Se a taxa do par USD (dólares) x GBP (libras esterlinas) for cotado a 1,50 (US$1,50 para cada 1 libra), os bancos comprarão libras esterlinas um do outro por um pouco mais de 1,50 dólares e comprarão dólares americanos por um pouco menos de 1,50 dólares.

Por exemplo;

Essas taxas de atacado estão disponíveis apenas para grandes instituições financeiras que realizam um alto volume de transações de câmbio. A diferença entre as taxas superior e inferior é chamada de spread.

No entanto, quando você, como cliente, compra ou vende libras por dólares americanos, é mais provável que você obtenha taxas como essas;

Isto é para transferências de banco para banco e é maior se você estiver comprando dinheiro de férias. A diferença é uma margem adicional que o banco faz na transação.

Spreads da casa de câmbio

Se você acha que os bancos estão cobrando muito, as casas de câmbio em sua cidade e, em particular, no aeroporto, provavelmente vão cobrar ainda mais. É razoável esperar pagar mais por dinheiro versus transferências eletrônicas, mas, mesmo assim, spreads de 10% não são incomuns. por exemplo. Por isso, usar serviços como os oferecidos da TransferWise, que cobra uma taxa fixa por transferências e tem um dos menores valores de cotação do mercado (menos spread) pode ser muito benéfico para quem precisa usar moedas estrangeiras.

A TransferWise te ajuda a poupar dinheiro no câmbio

A TransferWise é uma especialista em câmbio internacional que realiza centenas de milhões de transações a cada ano em nome de seus clientes. As taxas são muito baixas, bem como os custos para as transações.

Assim que você abrir uma conta TransferWise gratuita, poderá acessar nossas taxas de câmbio altamente competitivas online. Por que não abrir um hoje – não há obrigação de realizar quaisquer transferências ou pagamentos. E você pode comparar as taxas de câmbio reais com qualquer cotação de um banco ou agência.

Ficou alguma dúvida sobre as casas de câmbio? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário