Limite do PIX: qual é? Como aumentar?

Em Contas em banco por André M. Coelho

A maioria dos brasileiros já está usando o sistema de pagamentos instantâneos de última geração PIX. Ainda assim, muitos ainda tem dúvidas sobre o uso do PIX, os limites, entre outras questões dessa transferência instantânea criada e desenvolvida pelo Banco Central, principalmente na questão dos limites para o PIX.

PIX tem limite de valor?

Transações através do PIX incentivam a digitalização de pagamentos proporcionam uma melhor experiência de pagamento para os brasileiros.

Para isso, cada instituição financeira vai proporcionar diferentes limites de PIX para seus clientes, dependendo do perfil de gastos e transações mensais.

Leia também

Você pode conferir seus limites para o PIX no internet banking, app, pelo SAC, ou caixa eletrônico. Basta procurar ou pesquisar pela opção “limites” ou “limites PIX”.

É possível solicitar alterações no limite do PIX, bastando mudar pela sua instituição financeira. Bancos como o Banco do Brasil podem exigir a confirmação dos novos limites em um caixa eletrônico, no entanto.

Qual o limite do PIX de noite?

O PIX é gratuito para os cidadãos, e as expressões “me manda um PIX”, “você aceita PIX?”, “quer pagar com PIX?” já se tornaram normais para a maior parte da população. Essa facilidade de uso também precisa de certas limitações, para garantir a segurança dos indivíduos.

Para isso, à noite há um limite do PIX das 22h até a 6h, em um máximo de R$1 mil, que pode ser ainda menor dependendo da sua instituição financeira.

Dessa forma, transações ocorridas em sequestros relâmpago e outras situações tem o risco muito reduzido.

Limites para o PIX

O PIX tem limites que podem ser alterados na sua instituição financeira, e os limites noturnos máximos de R$1 mil. (Imagem: BC)

Como aumentar o limite do PIX?

Pix incentiva os pagamentos eletrônicos, permite a digitalização comercial, aumenta a eficiência do mercado e é um vetor importante para promover a inclusão financeira. O Pix se tornou especialmente importante nos últimos meses, com a adoção cada vez maior do digital e no lugar do TED.

Mas caso você precise aumentar o limite do PIX, você pode ter algum problema ou dúvida, e temos como resolver isso.

Para aumentar o limite, você pode buscar no seu internet banking, app, ou caixa eletrônico do banco pela opção Limites, e solicitar uma alteração de limites ou fazê-la manualmente.

No caso do Banco do Brasil, você precisará confirmar a alteração dos limites automáticos estabelecidos pelo banco no caixa eletrônico.

Novas opções para o PIX

Durante o primeiro ano, novas funcionalidades foram introduzidas, como o pagamento de “taxas devidas” – pagamentos feitos por cidadãos para o governo federal – e “agendamento obrigatório” (estendendo o PIX de pagamentos instantâneos a um pagamento programado).

Em relação aos pagamentos a entidades públicas, o PIX é capaz de apoiar os pagamentos, incluindo contas de eletricidade (em alguns estados brasileiros), bem como pagamentos da Guia de Recolhimento da União (GRU) para o governo federal, por exemplo, e passaportes ou taxas legais.

Outros serviços também foram introduzidos, como: “Pix Saque”, o que permite que qualquer usuário faça uma retirada em dinheiro em qualquer organização oferecendo pix; e “PIX Troco”, efetivamente um serviço de saque onde um cidadão transfere um valor maior que uma compra, recebendo a diferença em dinheiro.

O BCB também está trabalhando em novos recursos, como “débito automático” e PIX internacional.

Esperamos não ter deixado qualquer dúvida. Caso ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo e iremos responder. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário