Quanto ganha um advogado?
Uma pessoa que trabalha como advogada no Brasil normalmente é vista como alguém que ganha bem. A realidade, porém, pode não ser essa, já que a maioria das pesquisas faz uma média entre os salários mais altos e os salários mais baixos. E isso gera problemas.
O salário médio mensal, incluindo moradia, transporte e outros benefícios, gera uma visão errada sobre a carreira de advogado. Os salários dos advogados podem diferir drasticamente com base na experiência, habilidades, sexo ou localização.
Se você quer ter uma ideia do salário de um advogado, abaixo você encontrará uma análise detalhada com base em vários critérios diferentes.
Leia também
Quanto ganha um advogado?
Os salários dos advogados no Brasil variam muito entre o valor mínimo e o valor máximo. Se o seu salário é maior do que a média e a mediana, então você está indo muito bem. Se o seu salário é menor do que ambos, então muitas pessoas estão ganhando mais do que você e há muito espaço para melhorias. Se o seu salário está entre a média e a mediana, então as coisas podem ser um pouco confusas.
Então, você deve olhar a média e mediana dos salários e a partir dela, buscar estar no grupo que está acima da média. Mas não se surpreenda se seu salário estiver muito abaixo do salário máximo, pois anos de experiência, graduação, e área de atuação também podem ser critérios importantes.
Advogado ganha bem com mais anos de experiência
O nível de experiência é o fator mais importante na determinação do seu salário. Naturalmente, quanto mais anos de experiência, maior o seu salário. Você deve dividir os salários dos advogados por nível de experiência.
Um advogado com menos de dois anos de experiência deve ganhar mais do que um que está começando na carreira por mês por mês. Enquanto alguém com nível de experiência entre dois e cinco anos deve esperar ganhar até 50% a mais do que alguém com menos de dois anos de experiência.
Avançando, um nível de experiência entre cinco e dez anos ganha um salário de até 30% a mais do que uma pessoa com dois a cinco anos de experiência. Além disso, o (s) Advogado (s) cuja perícia tem entre dez e quinze anos recebe um salário equivalente a até 25% a mais do que uma pessoa com cinco a dez anos de experiência.
Se o nível de experiência é entre quinze e vinte anos, então o salário esperado é de até 20% a mais do que uma pessoa com dez a quinze anos de experiência.
Por fim, os funcionários com mais de vinte anos de experiência profissional recebem um salário de até 25% a mais do que pessoas com quinze a vinte anos de experiência.
Salário de advogado por nível de educação
Nós todos sabemos que o ensino superior equivale a um salário maior, mas quanto mais dinheiro pode adicionar uma graduação em direito em sua renda? Nós dividimos os salários dos advogados por nível de educação para fazer uma comparação.
Quando o nível de instrução é apenas o diploma, o salário médio de um advogado é a base para o restante dos salários. Com um diploma de bacharel e carteira da OAB, esse indivíduo pode receber até 40% a mais de salário do que alguém com apenas o bacharelado. Um mestrado recebe um salário médio de 41% a mais do que alguém com diploma de bacharel e carteira da OAB.
Comparação de salário advogado por sexo e mercado
Embora o gênero não deva ter efeito sobre o pagamento legalmente falando, na realidade, isso acontece. Então quem é mais pago: homens ou mulheres? Os advogados masculinos no Brasil ganham 21% a mais do que suas contrapartes femininas.
Funcionários públicos que são advogados ou formados em direito no Brasil ganham 34% a mais do que seus pares do setor privado.
https://youtu.be/QheiWSZfzYA
Tendência e previsão salarial do advogado no Brasil
Como os salários dos advogados estão mudando com o tempo? A tendência sugere um aumento lento, porém contínuo, da remuneração nos anos futuros. Esses números diferem ligeiramente de setor para outro.
Os salários dos Advogados ganham mais do que outros profissionais do setor legal. Os salários de advogados são 10% mais do que os de todos os empregos semelhantes.
Vale lembrar que dependendo da região e cidade, seu salário como advogado pode mudar muito.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Portabilidade de salário com dívida, como funciona?
O que é classe média no Brasil?
Como ficam as dívidas depois da portabilidade de salário?
Banco pode impedir portabilidade?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.