Cartão consignado: como funciona?

Em Cartões de crédito por André M. Coelho

As finanças estão no centro de tudo uma pessoa faz. De oportunidades de crescimento à satisfação própria, é inegável que o bem-estar financeiro da família e pessoal são altamente importantes.

Porém, há momentos em que as finanças podem sair do controle, sendo necessário buscar produtos e serviços financeiros que podem te ajudar a voltar para uma estabilidade financeira maior. Um cartão consignado, neste contexto, poderá se tornar um aliado. Como ele funciona e suas características é o que vamos falar abaixo.

Cartão consignado: como funciona?

Bem, um consignado é um cartão de crédito que usa como garantia parte do salário que é pago a um funcionário. O cartão não poderá usar mais do que 30% do salário do funcionário, uma limitação que é dada a todos os produtos consignados no Brasil.

Leia também

Através do cartão consignado, é possível obter um cartão com bons limites e uma taxa de juros menor, caso seja necessário o parcelamento do cartão.

Cartão de crédito consignado

Cartões de crédito consignados podem te ajudar a sair de situações ruins, mas devem ser usados apenas em situações de emergência. (Imagem: Emirates Islamic)

Cartão de crédito consignado e a dívida infinita

Um dos problemas que muitos passam com cartões consignados é uma dívida infinita. Funciona assim: a pessoa endividada terá sempre 30% de sua renda comprometida com o cartão de crédito parcelado. Eternamente. Basicamente, o cartão se torna um empréstimo.

Esta é uma prática abusiva. Você pode buscar um advogado e entrar com uma causa e poderá então reaver os valores com indenização. A legislação e jurisprudência estão a seu favor.

Mas há instituições idôneas e que podem te oferecer um cartão de crédito consignado e, caso necessário, poderá transformar a dívida do cartão em um empréstimo consignado.

Quais as vantagens de um cartão de crédito consignado?

Aqueles que usam o cartão de crédito consignado poderão ter um limite aprovado já quase automaticamente. Mesmo que baixo, estará dentro da sua realidade financeira, e te ajudará a manter as dívidas sob controle.

Outro aspecto positivo está nas taxas de juros, que são geralmente mais baixas graças à segurança que é dada ao credor, que recebe parte do salário como garantia.

No final, este esquema serve absolutamente seus melhores interesses e claramente fornece uma camada extra de segurança financeira. É um benefício que pode te salvar de emergências, mas que também pode gerar alguns problemas.

Quais as desvantagens de um cartão de crédito consignado?

O limite facilitado e os juros baixos podem te levar a gastar um dinheiro que você não tem. Principalmente se você já se endividou, sem um planejamento financeiro adequado provavelmente acabará se endividando de novo.

Outra questão é que, no desespero financeiro, você poderá acabar buscando uma empresa de empréstimo e cartões consignados que oferece algo que é bom demais para ser verdade. Em outras palavras, um golpe. Eles te colocarão na dívida infinita e que mesmo com o reembolso na justiça, irá te dar uma grande dor de cabeça.

https://youtu.be/FjuK1UpkeZU

Cartão de crédito consignado vale a pena?

No final, a eficiência de suas finanças pode ser otimizada com um recurso emergencial de um cartão consignado. Mas só use quando for o último recurso, e nunca abuse dele. Tente sempre optar por dinheiro físico, principalmente quando se ver endividado. Quanto mais você tomar cuidado, mais fácil ficará para controlar suas finanças no médio e longo prazo.

Ficou alguma dúvida? O que acham dos cartões consignados? Compartilhem conosco nos comentários sua opinião!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário