O que é cheque pré datado? Como preencher?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Cheques pré-datados ainda são comuns em alguns lugares do Brasil. Seu uso tem caído com a popularização dos cartões de crédito e de débito mas, ainda assim, são uma boa ferramenta financeira. Vamos explicar o funcionamento de cheques pré-datados, sua validade, e seus usos mais apropriados para não ter problemas.

O que é cheque pré datado?

Um cheque pré-datado é um cheque em que o emissor declarou uma data posterior à data atual. Um cheque pós-datado é usada nas seguintes situações:

Atraso de pagamento deliberado

O emissor faz isso para atrasar o pagamento ao recebedor, enquanto o recebedor pode aceitá-lo simplesmente porque o cheque representa uma data firme na qual ele poderá depositar o cheque. Esta situação representa um risco para o recebedor do cheque, uma vez que a passagem do tempo pode resultar na falta de dinheiro na conta bancária do emissor para ser usado para pagar a quantia listada no cheque quando for finalmente apresentada ao banco para pagamento.

Leia também

Método de coleta

O beneficiário pode exigir que o emissor entregue um conjunto de cheques pré-datados para cobrir uma série de pagamentos futuros, que o beneficiário concorda em descontar nas datas especificadas. Essa abordagem é usada para melhorar as chances de ser pago, especialmente quando o emissor tem pouco crédito.

Cheque pré-datado na contabilidade

Do ponto de vista do emissor do cheque, não deve haver lançamento no diário para registrar a redução em dinheiro até a data listada no cheque. Do ponto de vista do destinatário, não deve haver entrada para registrar o aumento em dinheiro até a data listada no cheque. Assim, a data no cheque efetivamente adia a transação contábil subjacente.

Por exemplo, uma empresa recebe um cheque de R$500 de um cliente por uma fatura não paga em 30 de abril. O cheque é enviado até 15 de maio. A empresa não deve registrar o recebimento até 15 de maio, nem reduzir o saldo de contas a receber. até 15 de maio. Assim, o cheque pré-datado não tem impacto sobre as demonstrações financeiras da empresa até a data listada no cheque.

Cuidados com cheques pré-datados

Realisticamente, o destinatário de um cheque pré-datado pode nunca perceber que o cheque foi datado e, portanto, registrará e depositará imediatamente. Deve se tomar cuidado com esse erro, pois o depósito antecipado pode gerar problemas.

Se o emissor do cheque não tiver fundos na conta no depósito antecipado, ele poderá até processar a pessoa que receber o cheque, pois já há jurisprudência pra isso.

Por isso, quem for depositar um cheque pré-datado é bom também programar o depósito para a data futura para a qual o cheque foi pré-datado. Dessa forma não se esquece de fazer o depósito e, ao mesmo tempo, se garante que não ocorrerão problemas com o depósito.

Pré datar cheque

O ato de pré datar um cheque hoje no Brasil tem uma proteção legal, apesar de não ser uma prática regulamentada. (Foto: quickenloans.com)

Como preencher um cheque pré-datado?

Você está escrevendo um cheque para seu locador, mas não tem dinheiro suficiente em sua conta. Então você marca o cheque com alguns dias de antecedência, também chamado de pós-datação, esperando que o seu salário seja liberado até lá.

Para preencher um cheque pré-datado é bem simples: é só preencher o cheque com a data futura para a qual deseja que ele seja descontado. Você pode também acrescentar no cheque a informação “Bom para XX/XX/XXXX”, com a data exata para o desconto. Simples, não é?

Antecipação de cheques pré-datados

É possível realizar a antecipação de cheques pré-datados, pagando um valor por essa antecipação. Funciona como um empréstimo bancário, na maioria das instituições, e é cobrada uma tarifa por esse serviço. É geralmente oferecido para contas de Pessoas Jurídicas, mas é possível antecipar cheques em contas Pessoa Física. Verifique com seu banco ou instituição financeira para essa possibilidade.

Ficou alguma dúvida sobre a emissão e preenchimento de cheques pré-datados? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar o mais rápido que pudermos!

.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário