Cheque nominal, como endossar?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Os cheques não são tão comuns hoje como eram antes, mas ainda estão em uso. Se alguém lhe der um, você deve saber como endossá-lo para que você possa sacar, depositar os fundos na sua conta corrente ou poupança, ou dar o cheque e o dinheiro que ele representa a outra pessoa

Feito corretamente, as recomendações facilitam o uso de cheques. Feito errado, os endossos podem tornar o uso de cheques difícil, complicado ou até fraudulento.

Aqui está o que você precisa saber:

Cheque nominal e endosso

Um cheque é um pedaço de papel que instrui um banco ou cooperativa de crédito a pagar uma quantia específica em dinheiro a uma pessoa, empresa, organização, agência governamental ou outro destinatário. O destinatário é conhecido como beneficiário.

Leia também

Para ser válido, um cheque deve incluir uma data, o nome do beneficiário, o valor e uma assinatura autorizada para a conta corrente da qual o dinheiro será retirado.

Para receber os fundos, o beneficiário deve assinar ou endossar o verso do cheque. Essa assinatura, chamada endosso, informa ao banco ou cooperativa de crédito que quem assinou o cheque é o beneficiário e deseja aceitar o dinheiro.

Como endossar um cheque nominal?

Para endossar um cheque, basta entregá-lo e assinar seu nome no verso. A maioria dos cheques oferece um espaço nas costas para seu endosso. Você verá algumas linhas em branco e um “x” que indica onde você deve assinar seu nome. O verso da verificação também pode dizer “Endossar aqui” e “Não endossar / assinar / carimbar abaixo desta linha”. O aviso existe porque o banco também usa o verso do cheque, abaixo do endosso, para os dados de processamento do cheque. Se você não tiver certeza de como aprovar um cheque específico, peça ajuda ao seu banco ou cooperativa de crédito.

Cheques nominais endossados

Endosse os cheques nominais para que possam ser descontados sem problemas. (Foto: utilidad.com)

Tipos de cheque endossado

O cheque endossado pode ser de diferentes tipos.

Endosso em branco. O termo “endosso em branco” pode ser confuso porque não significa que um endosso seja, estritamente falando, em branco. Pelo contrário, significa que o endosso inclui a assinatura do beneficiário sem mais instruções.

Endosso restritivo. Esse tipo de endosso inclui sua assinatura e as palavras “somente ao portador”. Um cheque endossado dessa maneira pode ser depositado em uma conta bancária apenas ao portador do cheque.

Endosso integral. Esse tipo de endosso cria um “cheque de terceiros” que você pode dar a outra pessoa, que pode endossá-lo e descontá-lo ou depositá-lo. Para criar um cheque de terceiros, escreva “Pagar por ordem de” e o nome da pessoa para receber os fundos no espaço de endosso e, em seguida, assine seu nome com as instruções.

Nunca preencha um cheque a lápis, pois ele pode ser apagado. A tinta azul ou preta é a melhor opção e deve aparecer bem e claramente no verso da maioria dos cheques.

Quando você deve endossar um cheque?

Não avalie um cheque apenas com a sua assinatura e sem mais instruções até estar pronto para descontá-lo ou depositá-lo. Um cheque que é endossado dessa maneira se torna negociável, o que significa que pode ser descontado ou depositado por qualquer pessoa que o apresente ao banco, mesmo que essa pessoa não seja o beneficiário.

Sua casa ou escritório pode parecer um local seguro para guardar um cheque pronto para o dinheiro, mas pode haver pessoas presentes que possam se servir dele e trocá-lo. Exemplos incluem familiares, contratados, cuidadores, babás e entregadores, entre outros.

Perguntas frequentes sobre o endosso de uma verificação

Ao aprovar uma verificação, você pode encontrar algumas situações complicadas. Veja como lidar com eles:

E se o nome estiver escrito errado? Posso depositar cheque sem endossar?

Se você é o beneficiário de um cheque, mas seu nome está incorreto ou incompleto, você deve endossá-lo com duas assinaturas: sua assinatura com seu nome como aparece no cheque e sua assinatura normal com seu nome corrigido.

Talvez você possa depositar um cheque sem endossar. Se o cheque for de uma quantia relativamente modesta e você trouxer identificação suficiente, alguns bancos poderão aceitar esse cheque sem endosso. O banco pode impor um período de espera mais longo antes que você possa retirar os fundos da sua conta.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário