Lotérica aceita cheque?
Os cheques ainda são uma forma popular de pagamento, mesmo quando os pagamentos eletrônicos se tornam mais fáceis. Mas é possível usar cheques na lotérica? Vamos explicar o uso dos cheques um pouco, para que não fiquem dúvidas. É bom lembrar que outras formas de pagamentos são mais seguras e fáceis de usar.
O que são cheques?
O cheque funciona como uma nota promissória. Para concluir um pagamento, você preenche informações sobre quem deseja pagar, fornece o cheque ao beneficiário e seu banco acaba enviando dinheiro para a conta do destinatário ou entrega para ele em mãos. Os cheques pessoais são pagos em contas pessoais – eles não pertencem empresas, governos ou outras organizações.
Leia também
Uma conta pessoal é uma conta para um indivíduo ou vários indivíduos (como um casal usando uma conta conjunta, por exemplo).
Lotérica troca cheque? Deposita? Posso pagar contas com cheque em lotérica?
A resposta é não. Lotéricas oferecem alguns serviços bancários, como depósitos, saques, e pagamento de contas. Isso para o Banco do Brasil e CAIXA. As lotéricas aceitam apenas dinheiro e cartões, em algumas situações. Portanto, antes de ir para uma lotérica, você deve descontar ou sacar seu cheque.
Por que isso importa?
Você pode usar cheques para pagar quase tudo. Desde que o destinatário (ou beneficiário) concorde em aceitar um cheque, isso é tudo o que importa. Se você comprar mantimentos, pagar prêmios de seguro ou pagar aluguel, um cheque pessoal provavelmente é uma forma de pagamento aceitável.
Cheques pessoais podem ser problemáticos. Como eles se baseiam na conta de um indivíduo, eles nem sempre são uma forma de pagamento aceitável. Se a pessoa que estiver preenchendo o cheque não tiver fundos suficientes em sua conta, o cheque será devolvido e o pagamento não será realizado.
Alternativas “garantidas”: para algumas transações – especialmente compras grandes, como vendas de imóveis -, é necessária uma forma de pagamento mais confiável. Os vendedores querem ter certeza de que receberão fundos, para que possam exigir transferências bancárias, cartões de crédito ou ordens de pagamento (mas mesmo esses podem ser usados de maneira fraudulenta).
Da mesma forma, se você receber um pagamento com cheque pessoal, é aconselhável garantir que o cheque seja bom antes de gastar esse dinheiro.
Como saber se um cheque está preenchido corretamente?
Os cheques pessoais geralmente são menores que outros tipos de cheques e geralmente são escritos à mão. Ainda assim, grandes cheques gerados por computador podem ser cheques pessoais. Além disso, na era do pagamento de contas online, os bancos geralmente imprimem e enviam cheques de contas individuais, e esses cheques podem ter os mesmos riscos que os cheques manuscritos. Outra maneira de identificar um cheque pessoal é examinar as informações do proprietário da conta: se você ver o nome de uma pessoa, é um cheque pessoal.
Como descontar cheques pessoais?
Por serem mais arriscados que os cheques emitidos pelo governo, pode ser difícil descontá-los. A melhor maneira de descontar uma delas é ir ao banco onde o escritor de cheques possui uma conta (você pode ver as informações bancárias na frente do cheque). Um caixa do banco pode ver se os fundos estão disponíveis ou não e atualizar a conta imediatamente.
Você também pode tentar descontar cheques pessoais em seu banco ou cooperativa de crédito, mas não se surpreenda se demorar um pouco para o dinheiro cair na sua conta. Há um prazo para o banco verificar os fundos em outras instituições. O mesmo vale para cheques depositados em envelopes.
Você é responsável por quaisquer depósitos que fizer na sua conta; portanto, tenha cuidado ao gastar dinheiro após depositar um cheque pessoal.
Além de bancos e cooperativas de crédito, existem muito poucos lugares que descontam cheques pessoais. Alguns varejistas e equipamentos de descontar cheques podem receber pequenos cheques.
Como obter cheques pessoais?
Se você escrever cheques, acabará ficando sem precisar obter mais. Você pode solicitar cheques pessoais em seu banco e tê-los impressos em caixas eletrônicos especialmente para esta finalidade. Vale lembrar que os cheques são apenas uma opção e podem não ser a melhor ferramenta para o trabalho.
Opções ao invés dos cheques
Em vez de escrever um cheque, tente um dos seguintes:
Pague as compras com cartão. Como alternativa, use seu cartão de crédito para obter melhor segurança e pague o saldo todo mês.
Envie dinheiro para amigos e familiares eletronicamente.
Use o sistema de pagamento de faturas online do seu banco para fazer pagamentos regulares e débitos automáticos.
Os métodos acima podem usar o mesmo dinheiro que você usaria ao escrever um cheque. Os fundos saem da sua conta corrente, mas você não usa um pedaço de papel.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Cheque administrativo, como funciona?
Como depositar dinheiro na lotérica?
Lotérica aceita cartão de crédito? E de débito?
Tarifas bancárias: como conseguir isenção?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.