Abrir uma conta no MiBank: cuidado com o golpe!
Infelizmente, os investidores são muitas vezes lentos para admitir que eles têm sido vítima de um esquema de Ponzi, chamado também de pirâmide financeira.
Além da angústia compreensível de ser percebido tanto como tolos e gananciosos, muitos temem que a exposição pública vai criar uma crise de confiança que poderia criar uma corrida ao promotor e piorar a situação.
Apegando-se mesmo o menor fragmento de esperança, os investidores têm sido conhecidos para ir aos comprimentos enormes para proteger o promotor na esperança de que eles podem recuperar algum dinheiro.
Leia também
O caso da MiBank, agora Urpay, ilustra muito bem esses golpes.
A MiBank fechou e mudou para Urpay
O MiBank e o Urpay são dois golpes que prometeram muito aos seus clientes e não entregaram nada. A Mibank nem site tem mais, e o Urpay tem muitos problemas de conexão.
Pesquisando um pouco, vai encontrar grupos, reclamações, processos, e muito mais contra essas empresas.
Muitos foram seduzidos por oportunidades que pareciam boas demais para serem verdades.
Acabaram descobrindo que eram mentiras.
A Mibank parou, e agora?
Agora meu amigo, é buscar seus direitos na justiça. E pode demorar até obter algum resultado e recuperar seu dinheiro perdido.
O mais importante é aprender a lição para poder corrigir o erro e evitar que ele ocorra de novo.
Mas como?
Bem, reunimos algumas dicas para você detectar golpes mais facilmente e evitar se tornar mais uma vítima dos criminosos.
Como identificar golpes na internet?
Quando se trata de investir, é aconselhável ter um grande cuidado e olhar para qualquer um dos seguintes sinais:
1. Retornos de investimento anormalmente elevados
O sinal mais evidente de qualquer trapaça investimento é a promessa de um retorno de investimento anormalmente alta. Enquanto esquemas de Ponzi pode tomar uma variedade de formas, todas elas seguem o mesmo tema intrínseco: os investidores estão prometeu que vai fazer um retorno muito maior do que pode ser alcançado através de qualquer oportunidade de investimento convencional. Ao analisar oportunidades de investimento, lembre-se do ditado: se ele é bom demais para ser verdade, provavelmente é.
2. Tetornos garantidos
As palavras ‘retorno garantido’ são projetados para acionar tanto a ganância dos investidores profunda e a crença querendo que esta é uma ‘coisa infalível’. No entanto, quando se trata de investir, sem retorno é sempre garantido e mesmo o investimento mais modesto acarreta alguns riscos. Ganância é o seu maior inimigo na hora de investir. Seja altamente suspeito de qualquer um que te oferece um retorno garantido de seu investimento.
3. Consistentemente alto desempenho
Pela sua própria natureza, os mercados de investimento sobem e descem ao longo do tempo, e seus retornos em qualquer investimento respeitável irá refletir essas flutuações do mercado. Seja cético em relação a qualquer investimento que promete retornos consistentemente positivas independentemente das condições gerais do mercado.
4. Modelo de negócio vago
Se você não entender o modelo de negócio depois de uma explicação de cinco minutos, ficar longe. O modelo de negócio do investimento deve ser fácil de entender e, como um investidor, deve ser claro onde e como os retornos são gerados. Fraudadores são notórios por usar complicadas construções verbais como ‘hedge de futuro de negociação’, ‘investimento de alto rendimento’ e ‘programa de investimento offshore’ para intimidar possíveis investidores. Estas são táticas fumaça e espelhos usados para confundir e intimidar os investidores. Como Warren Buffett é famoso por dizer: “Nunca investir em um negócio que você não consegue entender”
5. A necessidade de mais investidores
A sobrevivência de qualquer esquema de Ponzi é dependente da sua capacidade de atrair continuamente novos investidores. Sem um fluxo contínuo de novos investidores, o fraudador é incapaz de pagar os investidores anteriores, e todo o esquema irá desvendar. Se você está pressionado a encontrar novos investidores ou recompensas oferecidas para a introdução de novos investidores, sinos de alarme deve ser reverberando.
6. Pressão de reinvestir
Esquemas de Ponzi entrará em colapso sem renda regular ou se muitos investidores retirar seus fundos. Para permanecer à tona, o promotor vai oferecer aos investidores retornos mais elevados se não sacar ou se eles reinvestir seu dinheiro. Enquanto no papel investidores acreditam que seus investimentos estão ganhando terreno incomparável, a verdade é que a maioria dos esquemas de Ponzi não fazer quaisquer investimentos em nome de seus investidores em tudo. Se você é pressionado ou recompensado por reinvestindo, se assuste.
7. A pressão para agir agora
Os golpistas de pirâmides financeiras também são notórios para criar uma falsa sensação de urgência, levando o investidor a acreditar que o acordo é válido apenas por um tempo limitado. A oportunidade de investimento é muitas vezes envolta em segredo, e o investidor é pressionado a ‘agir agora’, enquanto a ‘uma vez-em-um-vida’ janela de oportunidade está obscura e desconfiado entreaberta. A pressão para investir dentro de um determinado período é estrangeira em princípios de investimento e deve ser considerado uma bandeira vermelha.
8. Credibilidade através da associação
Um promotor esquema de pirâmide geralmente cria um ar de exclusividade, atraindo investidores em seu círculo interior da família e amigos. Pela proximidade com aqueles que estão perto do fraudador, temores do investidor são dissipadas – afinal, nunca mais raposas presa perto de suas tocas e os ladrões não roubar de suas próprias casas. Esta é uma tática psicológica poderosa usada por fraudadores para a credibilidade de construção através da associação com pessoas respeitáveis que são conhecidos por eles.
Lembre-se, Bernie Madoff conseguiu enganar aqueles mais próximos e queridos por ele, incluindo seus filhos.
Tão atraentes como a noção de fazer dinheiro pode ser, a maneira mais eficaz de criação de riqueza sustentável é investir para o longo prazo por meio de instituições respeitáveis e credíveis que já provaram seu valor.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como escolher os melhores investimentos em renda fixa?
Qual melhor estratégia de investimentos?
O que é um fundo de hedge?
Como investir com cartão de crédito?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.