B2B e B2C: entenda mais sobre estes segmentos!

Em Investimentos por André M. Coelho

A maioria das pequenas empresas vende para outras empresas ou para os consumidores, e as siglas B2B e B2C representam essas relações de forma abreviada. E há exceções, já que um serviço de limpeza pode limpar o espaço do escritório, bem como casas particulares. Para quem você vende, faz diferença em quais métodos de marketing são eficazes.

O que significa B2B?

B2B é uma forma abreviada de business to business (negócios para negócios). Os produtos e serviços da empresa são comercializados para outras empresas. Os exemplos incluem agências de publicidade, hospedagem na web e serviços de design gráfico, fabricantes de móveis de escritório e proprietários que alugam escritórios e espaços comerciais. Os relacionamentos entre empresas são desenvolvidos e estão em andamento, e os processos de vendas envolvidos levam mais tempo do que os relacionamentos entre empresas e consumidores. A tomada de decisões B2B pode ocorrer em mais de um nível. Por exemplo, o vendedor se encontra com o gerente do departamento, que então precisa obter a aprovação do proprietário da empresa antes que a venda seja fechada.

Leia também

O que significa B2C?

O cliente final é o consumidor com um negócio B2C. Serviços de faxina, restaurantes e lojas de varejo são exemplos de empresas B2C. Sites que oferecem produtos de consumo são B2C. O ciclo de vendas B2C é menor. O consumidor é incentivado a comprar o produto imediatamente. Por exemplo, uma mãe está procurando brinquedos educativos. Ela encontra o site, revisa o produto e compra o brinquedo. As compras são feitas em uma base emocional, bem como com base em preço e produto. Fica um pouco confuso quando o produto é comercializado para os consumidores, mas passa por várias etapas para chegar ao cliente.

B2B e B2C e seus significados nos negócios

Uma indústria pode incluir empresas B2B e B2C. A indústria de publicação de livros é um bom exemplo. Autores comercializam seus manuscritos para editores de livros. O autor e o editor do livro estão em um relacionamento B2B. A editora imprime e comercializa os livros para livrarias, tanto on-line quanto em lojas de varejo. Essa relação também é B2B. No entanto, as livrarias vendem para o consumidor final e estão em um relacionamento B2C. Outro exemplo é comida. Os produtos alimentícios são comercializados para os consumidores, mas são vendidos em supermercados. Tanto o fabricante do produto alimentício quanto a loja direcionam suas promoções para o consumidor final.

Entendendo B2B e B2C

Entenda as diferenças e semelhanças entre B2B e B2C no marketing e nos negócios para criar estratégias bem estabelecidas. (Foto: Salesgenie)

Estratégias de marketing em B2B e B2C

Diferentes táticas de marketing são usadas em B2B e B2C, embora os métodos de publicidade, promoções e publicidade sejam os mesmos. Se o cliente final é um negócio, não ajudará a aumentar as vendas publicitando em revistas de consumo ou na mídia em geral, como televisão e rádio. O marketing é feito através de avenidas que o cliente de negócios usará. Por exemplo, publicações do setor, revistas de negócios, feiras e programas de tecnologia seriam mais apropriados. A mensagem de marketing é baseada em valor, serviço e confiança. O marketing B2C é focado no preço e na satisfação emocional da obtenção do produto.

Marketing B2B

No marketing B2B, você quer se concentrar na lógica do produto e seus recursos. Há pouca ou nenhuma emoção pessoal envolvida na decisão de compra, então você quer se concentrar em entender seus compradores e como eles operam dentro dos limites dos procedimentos de suas organizações. Qual o papel deles? O que é importante para eles?

Esse tipo de marketing é sobre pessoas que usam o produto mais do que sobre o próprio produto. Seja mais aprofundado com seus materiais de marketing. Suas mensagens mais eficazes se concentrarão em como seu produto ou serviço economiza tempo, dinheiro e recursos. Que tipo de retorno sobre o investimento os compradores podem esperar com a compra?

Por exemplo, imagine que sua empresa vende software de produtividade. Se você está fazendo o marketing para as empresas, a principal coisa que você precisa ser capaz de mostrar aos seus clientes em potencial é que o uso do software economizará dinheiro na forma de tempo. Como aqueles que usam o software poderão simplificar seu trabalho por meio do uso de seu software, os funcionários poderão fazer mais no mesmo período de tempo. Como isso provavelmente seria uma compra significativa para a maioria das empresas que exigem várias licenças de software e treinamento adequado, espere que o processo de vendas envolva demonstrações detalhadas e períodos de teste.

Marketing B2C

Quando você está fazendo marketing para um consumidor, você quer se concentrar nos benefícios do produto. Sua decisão é mais emocional. Os consumidores também são diferentes na medida em que exigem uma variedade de canais de distribuição por conveniência. É menos provável que os consumidores se interessem por uma longa mensagem de marketing e que queiram ir direto ao assunto.

Os consumidores não querem trabalhar para entender seus benefícios. Em vez disso, eles vão querer que você aponte os benefícios para eles claramente. Com os consumidores, sua mensagem deve ser simples e fácil de entender. Os consumidores também têm um processo de compra muito mais curto do que as empresas. Eles podem comprar dentro de alguns minutos para dentro de alguns dias.

Suas estratégias de marketing mais eficazes se concentrarão nos resultados e nos benefícios que seu produto ou serviço trará para eles. Os clientes vão querer saber mais sobre como um produto ou serviço os ajuda e quais benefícios ele traz para eles pessoalmente. Concentre-se no problema ou ponto de dor que você resolve.

Considere novamente o exemplo de um software de produtividade. O que os consumidores vão querer saber é como o software vai facilitar suas vidas. Se incluir um recurso de calendário, como é mais fácil inserir informações e como ele é sincronizado com os telefones e laptops dos membros da família etc.? Seus clientes neste exemplo não estão procurando um retorno do investimento. Eles estão simplesmente procurando por software que facilitará suas vidas sem ser muito complexo.

Ficou alguma dúvida sobre B2B e B2C? Deixem nos comentários suas perguntas, caso tenham!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário