Como usar FGTS para pagar financiamento atrasado?

Em Negociação de dívidas por André M. Coelho

O FGTS visa fornecer benefícios em dinheiro aos funcionários no término do emprego por qualquer motivo, incluindo a aposentadoria. No entanto, sob certas situações, como rescisão por justa causa ou renúncia voluntária, os funcionários podem não ter acesso imediato aos fundos em sua conta.

Quase todos os funcionários do setor privado têm direito a benefícios do FGTS. E o FGTS pode ser usado de diversas formas diferentes, inclusive para quitar parcelas atrasadas dos seus financiamentos.

Vamos explicar alguns básicos do FGTS e como usá-lo para quitar suas parcelas de financiamento atrasadas.

Leia também

Como funciona o FGTS?

O empregador deve abrir para cada um de seus funcionários um fundo de reserva (FGTS). A cada mês, um valor equivalente a 8% do salário bruto (+13º mês, feriados e bônus) é pago nesses FGTs. Esses 8% são retidos nos Payslips.

Exceto casos de demissão, quando o funcionário deixa a empresa, a quantidade de FGTs acumulados é paga a ele. Além disso, pode haver um pagamento de indenização igual a 50% da quantidade acumulada de FGTs (40% para o funcionário demitido e 10% à Seguridade Social).

Em caso de pedido de demissão que sai do empregado, a quantidade de FGTs não é paga ao funcionário, salvo no caso de demissão por acordo, quando a multa é de 20%.

Usar FGTS para parcelas atrasadas

Use seu FGTS para quitar suas dívidas de financiamento e ficar com as contas em dia. (Imagem: CAIXA)

Quem tem direito ao FGTS?

O FGTS é um direito de todos os trabalhadores registrados no regime CLT, trabalhadores rurais, funcionários domésticos, trabalhadores temporários e freelancers e atletas profissionais. Basicamente, qualquer trabalhador contratado sob o modelo CLT tem acesso aos benefícios do FGTS.

Contribuições para o FGTS

O saldo da conta do FGTS é financiado por depósitos mensais feitos pela empresa equivalente a 8% do salário bruto mensal do funcionário.

Por meio do Formulário de Coleta do FGTS (GRF), o governo coleta esse imposto a cada 7º do mês. Para qualquer atraso, há uma multa (artigo 477 do CLT).

Como usar FGTS para pagar financiamento atrasado?

Inadimplentes com saldo no FGTS podem usar os valores disponíveis para quitar as dívidas de financiamento imobiliário.

Para fazer isso, siga aos passos abaixo:

Passo 1: vá até o banco onde realizou seu financiamento e comunique ao gerente que quer usar o saldo do FGTS para quitar sua dívida.

Passo 2: o FGTSA pode ser usado para quitar até 80% de cada parcela atrasada.

Passo 3: o interessado deve assinar a autorização de movimentação da conta vinculada.

Quem pode usar op FGTS para quitar financiamento atrasado?

O FGTS só pode ser usado para pagar parcelas atrasadas de imóveis que custem até o valor máximo estabelecido pela CAIXA.

O trabalhador precisa ter um mínimo de 3 anos de trabalho sob o regime FGTS, ininterruptos ou não.

O trabalhador não pode ter outro imóvel no município onde trabalha ou onde reside.

O trabalhador também não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação SFH.

Você também pode usar o FGTS quando for demitido sem justa causa, pedir demissão por acordo, ter 3 anos de FGTS inativo, ou quando se aposentar, usando os valores sacados para quitar suas parcelas atrasadas.

Esperamos que não tenham ficado dúvidas sobre o uso do FGTS para pagar parcelas atrasadas do seu financiamento. Caso ainda tenham dúvidas, o espaço de comentários abaixo está aberto para seus comentários e perguntas. Estamos aqui para ajudar todos a usarem mais sabiamente os valores do FGTS.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário