O que é código de convênio?

Em Bancos e agências por André M. Coelho

Quando você realiza um pagamento, você tem de digitar uma série de informações para garantir que o dinheiro vá para quem é devido. Quando a empresa ou entidade tem algum tipo de convênio com a instituição financeira, é necessário digitar um código de convênio para garantir o pagamento correto. Mas o que é é este código de convênio?

O que é o código de convênio?

O código de convênio é um código formado geralmente por até 7 caracteres. Este é um código de identificação para a entidade/empresa no banco para operações de cobrança. O gerente pode também fornecer este código, caso seja necessário. O código pode ser solicitado em qualquer pagamento de débito em conta corrente.

Leia também

Por exemplo, suponha que você tenha que pagar um boleto ou conta do Mercado Pago. Esta empresa tem um convênio com um banco, que é o responsável por gerenciar as contas da empresa.

Onde encontrar o código para cobrança de convênio?

O código pode não ser tão fácil de encontrar, dificultando o pagamento de certos convênios. Alguns bancos ou instituições financeiras solicitarão tanto o código de convênio quanto o código de cedente no momento do preenchimento das informações. Mas é bem simples.

O código pode ser encontrado no momento em que você está gerando a fatura ou boleto de cobrança para ser pago. O código é gerado automaticamente pelo sistema, facilitando para que você possa encontrá-lo e usá-lo.

Você pode digitar no Google também código do “convênio + nome da empresa” para a qual você quer efetuar o pagamento. É simples e rápido.

Códigos de convênio

Um código de convênio ajuda na identificação de importantes informações. (Foto: divulgação)

Código do cedente x Código de convênio

O código do cedente é o código dado ao beneficiário de um boleto. Em outras palavras, é a instituição, entidade, ou pessoa que receberá os recursos do pagamento de uma fatura ou boleto para a prestação de serviços ou um produto. Em resumo: é o destinatário final do dinheiro de um pagamento.

O código de convênio é semelhante, e pode ser o mesmo do código de cedente. Porém, bancos como o Banco do Brasil pedem o código do cedente para pagamentos.

Quais pagamentos exigem o código de cedente ou de convênio?

Pagamentos recorrentes, boletos e faturas para serviços e produtos são os que tem o código de cedente ou convênio. O número pode ser obtido diretamente com a empresa que emitiu o boleto ou fatura para cobrança antes do pagamento.

No caso de um pagamento recorrente, o código de cedente/convênio significa que o consumidor deu permissão para um varejista ou comerciante deduzir os pagamentos de mercadorias ou serviços a cada mês da conta bancária do consumidor ou cobrar automaticamente em seu cartão de crédito o valor devido a cada mês.

O comerciante deve obter a permissão do consumidor uma vez com antecedência, e o consumidor deve digitar os números e códigos para autorizar as cobranças. O comerciante deduz o valor na data de vencimento para que as taxas atrasadas nunca sejam um problema. Os pagamentos automáticos continuam até que o consumidor retire sua permissão.

Esperamos que não tenham ficado dúvidas sobre os códigos de convênio e de cedente para cobranças. Caso você ainda tenha alguma pergunta, sugestão, crítica ou elogio, o espaço de comentários abaixo está aberto para nossos leitores participarem. Esperamos sua participação!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário