O que faz um sócio administrador?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Uma sociedade de responsabilidade limitada (LTDA) é uma empresa privada, onde os membros ou parceiros têm permissão para ganhar alguma proteção contra a responsabilidade, ao mesmo tempo em que reduzem os impostos como indivíduos.

Existem diferentes tipos de parceiros de uma LTDA, conforme definido pelo seu papel ativo na empresa. Um sócio administrador de uma LTDA é o parceiro que administra a empresa.

Outros parceiros podem ser parceiros gerais ou até mesmo parceiros nominais que desempenham um papel menos ativo nas operações do dia-a-dia e podem ser representantes silenciosos ou públicos da empresa. O membro administrador tem um papel significativo a desempenhar.

Leia também

Definição de sócio administrador

O sócio administrador é a pessoa que possui uma participação na empresa e lida com todas as obrigações de gerenciamento ativo. Mesmo com participação acionária, o sócio-gerente trabalha em nome da empresa. Ao contrário de um CEO de uma corporação que se reporta ao conselho de administração, o sócio administrador deve ainda se reportar aos outros parceiros na empresa para aprovação da ação; ele não pode ser demitido.

Uma empresa LTDA não é obrigada a ter um sócio-gerente e pode contratar um gerente para dirigir a empresa e reportar a todos os parceiros.

Quando um administrador não sócio é contratado para gerenciar a empresa, é uma configuração vantajosa em que há muitos sócios que procuram apenas ter renda passiva ou, de outra forma, competir por fatores de controle.

Papel do sócio administrador na administração da sociedade limitada

O papel do sócio administrador é ter a missão e a visão acordadas e definidas por todos os parceiros e implementar estratégias e operações para o sucesso. O sócio administrador é efetivamente um proprietário e um gerente.

Ele está envolvido nas discussões de alto nível, criando as estratégias da empresa como proprietária. Ele então coloca o chapéu do gerente para garantir que a equipe certa esteja no lugar, os esforços de marketing corretos sejam feitos e as operações sejam executadas sem problemas.

Os outros sócios são, às vezes, mais ativos como mentores, sentados nos bastidores e orientando o que o sócio administrador está fazendo. Em outros cenários, o parceiro silencioso é apenas um investidor que busca capitalizar a oportunidade de receita passiva da empresa.

Sócio administrador

Sócios administradores tem certas obrigações com as empresas das quais fazem parte. (Foto: Business Insider)

Gerenciando autoridade do sócio

A autoridade do sócio administrador é referida como um agente da empresa. Isso significa que ele tem a capacidade de contratar e demitir pessoas. A autoridade é sua para vender alguns ativos ou comprar outros. Ele negocia contratos e pode firmar contratos de dívida que afetam as receitas e o capital de giro.

Isso dá ao sócio administrador uma autoridade consideravelmente maior do que os outros sócios, que só podem se envolver em conversas de alto nível entre os sócios. Os sócios não administradores estão contando com o sócio-gerente para fazer um bom trabalho, caso contrário, o investimento na empresa resultará em uma perda.

Responsabilidade dos sócios na sociedade

Os sócios estabelecem uma estrutura de LTDA para limitar a responsabilidade dos bens pessoais dos proprietários em caso de responsabilidade na empresa. Um sócio administrador não está protegido da mesma maneira que os não administradores ou gerais. Embora todos os sócios sejam protegidos judicialmente de ações judiciais contra ações gerais da empresa ou contra ações de outros sócios, isso não protege contra ações judiciais decorrentes de ações conduzidas no curso normal dos negócios. Isso significa que o sócio administrador está exposto. Ele está integralmente envolvido no curso normal dos negócios e, portanto, pode ser exposto a mais situações que resultam em ação legal adversa.

Antes de estabelecer uma estrutura de empresa e determinar se deve ter um sócio administrador ou um administrador contratado, consulte um advogado e um contador profissional.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário