Aposentadoria: como fazer a consulta de processo?

Em Previdência social por André M. Coelho

Os benefícios de seguro de aposentadoria da Previdência Social são financiados pelo governo federal e administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional e a Previdência Social.

Após cumprir os requisitos mínimos para dar entrada em sua aposentadoria, você poderá fazer o pedido pelo portal Meu INSS e realizar a consulta do seu processo, sabendo quando sua aposentadoria foi aprovada ou se há alguma pendência.

INSS: aposentadoria e consulta de processo

Após dar a entrada no seu pedido de aposentadoria, tendo em mãos o nome, CPF, e data de nascimento do beneficiário, basta seguir os passos abaixo para acompanhar o processo:

Leia também

1. Entrar no site ou aplicativo Meu INSS.

2. Clicar ou tocar em “Consulta de situação de benefício” na guia “Serviços”.

3. Clicar ou tocar no botão “Acompanhar pedido”.

4. Inserir o nome, CPF e data de nascimento do beneficiário.

Como dar entrada na aposentadoria no Meu INSS?

Caso ainda não tenha dado entrada no seu pedido de aposentadoria, você poderá fazer o pedido pelo Meu INSS no portal ou app seguindo os passos abaixo:

1. Acesse o portal ou app Meu INSS

2. Toque ou clique em novo pedido

3. Entre com o nome, CPF, e data de nascimento do beneficiário

4. Na linha “Pesquisar” digite “Aposentadoria”

5. Escolha o tipo de aposentadoria no qual você se encaixa

6. Responda às perguntas que aparecem na tela

7. Envie a seguinte documentação, como solicitado na tela. Você pode escanear ou fotografar com a câmera do seu celular.

CPF e CNH, identidade, ou outro documento de identificação

Carteira de trabalho

CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais

Comprovantes de períodos de atividade especial, no exterior e rural.

8. Confirme todas as informações, anote as informações do seu processo, e aguarde.

Acompanhamento Meu INSS

Todo acompanhamento do Meu INSS pode ser realizado online, com apenas alguns cliques ou toques. (Imagem: Meu INSS)

Quem pode se aposentar pelo Meu INSS?

Estes são benefícios que se aplicam a indivíduos que ganharam cumpriram os requisitos de idade mínima e tempo de contribuição, já podendo se aposentar.

Como muitas aplicações de benefícios de aposentadoria e outros documentos são exigidas por lei, você pode ter já cumprido o tempo de contribuição mas não ter a documentação exigida. Por isso, é importante juntar todos os documentos, contribuições individuais, e outras informações que você julgue necessárias para ter mais chances de garantir seu benefício corretamente antes da entrada no processo.

Quanto tempo levará para processar meu pedido de aposentadoria?

Demora cerca de 90 dias (3 meses) para processar pedidos para os casos. O prazo médio é de 330 dias em análise, mas o INSS deverá explicitar o motivo pela prorrogação do prazo além de 30 dias.

Seu pedido de aposentadoria pode demorar mais se:

O INSS precisa de informações adicionais de você ou de seu antivo empregador

Sua reivindicação de aposentadoria tem circunstâncias especiais, como aplicar sob provisões de incapacidade, uma lei de aposentadoria específica, ou avaliando uma ordem judicial

É necessário entrar em contato com você

Precisam entrar em contato com outros órgãos públicos para confirmar informações.

Quais informações receberei sobre meus benefícios de aposentadoria?

O Meu INSS enviará suas informações sobre a aposentadoria. Essas informações dentro do processo detalharão todo o seu pacote de benefícios de aposentadoria, incluindo quanto seu pagamento mensal será, e outros benefícios aos quais a legislação pode te dar direito, como 13º salário.

Esperamos não ter deixado dúvidas sobre o acompanhamento e consulta de processo de aposentadoria. Caso ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário