Como solicitar resgate da Previdência?

Em Previdência social por André M. Coelho

Você não pode resgatar sua Previdência do INSS. Já estamos esclarecendo para que não haja dúvidas. O que você pode fazer é resgatar o dinheiro de sua Previdência Privada, seja ela financiada por você ou por seu empregador.

Dito isto, como, quando, e quanto você pode resgatar de sua Previdência Privada?

Como fazer resgate de previdência privada na idade de aposentadoria escolhida?

Com uma pensão pessoal, você normalmente pode começar a tirar dinheiro de seu plano de pensão a partir da idade que quiser. E você não precisa parar de trabalhar para levar sua previdência privada.

Leia também

No entanto, você também tem uma ‘idade de aposentadoria selecionada’, que é provável que seja mais tarde do que a idade na qual você quer sacar. E aí você poderá ter de pagar uma taxa ou ter descontado um alto valor por conta disso.

É uma boa ideia revisar sua idade de aposentadoria selecionada e ter certeza de que reflete aproximadamente quando você acha que vai se aposentar – porque é usa essa idade para calcular sua pensão esperada mostrada em sua declaração do plano de previdência privada.

Resgate da aposentadoria por questões de saúde

Você pode ter dinheiro com suas economias de pensão mais cedo do que a idade de da sua aposentadoria, se precisar devido à saúde.

Se você tiver que parar de trabalhar porque você se tornou fisicamente ou mentalmente incapaz de continuar seu trabalho, você deve entrar em contato com a administradora de sua previdência privada, entendendo os critérios de saque da previdência em questão de saúde, e quais questões podem resultar no direito ao saque sem descontos.

Sacando dinheiro da previdência

O saque da previdência pode ser feito em algumas situações específicas, e entender essas situações pode salvar suas finanças. (Imagem: INSS)

Resgate da aposentadoria privada pela idade

A previdência privada em aposentadoria por idade funciona mais ou menos da mesma forma que sua aposentadoria pelo INSS.

Então, você normalmente poderá começar a tomar uma renda ou quantia fixa a partir da mesma idade que aposentar pelo INSS. E você também provavelmente terá uma idade de aposentadoria selecionada, que é usada para calcular sua pensão esperada.

O que preciso para fazer resgate da previdência?

Você precisa saber se tem direito ao resgate, e quais valores poderá resgatar. Há limites que ficam bem claros nas regras do seu plano de previdência privada, além dos descontos aos quais o dinheiro estará sujeito.

Após pesquisar pelas regras, ligue para o atendimento da Previdência ou entre em contato pelo app ou chat. Você receberá todas as instruções sobre documentação e resgate dos valores.

Você tem que parar de trabalhar para receber dinheiro da previdência?

Não, e você pode continuar a trabalhar em tempo integral ou tempo parcial e levar dinheiro a partir de sua panela de pensão. De fato, você pode até continuar contribuindo para uma pensão enquanto trabalha e completa por anos.

Qual é a idade que pode sacar a Previdência?

Cabe a você – a boa notícia é que você pode escolher quando quiser se aposentar. Você não precisa mais se aposentar quando seu empregador lhe disser.

Porém, lembre-se que quanto mais cedo você aposentar, menos dinheiro você vai receber.

O que acontece se eu morrer antes de sacar minha previdência?

Você pode garantir que seus entes queridos, ou uma caridade favorita receba sua poupança de aposentadoria se morrer antes de levá-los. Para fazer isso, você precisa nomear seus beneficiários.

É simples de fazer. Basta fazer login na sua conta on-line, pelo app, ou ir na agência, e preencher os detalhes. E se suas circunstâncias mudarem, você pode mudar seus beneficiários.

Como faço para resgatar meu dinheiro de pensão?

Seu pote de pensão não se transforma automaticamente em uma renda regular ou é enviado a você como uma quantia fixa. Você precisa dizer como quer levar seu dinheiro, e há algumas maneiras diferentes de escolher. Quando você estiver pronto para começar a sacar sua pensão, você pode solicitar isso rapidamente em sua conta online.

Esperamos que não tenham ficados dúvidas aqui. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário