Multa e juros, como evitar?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Uma família sozinha pode ter uma dúzia ou mais contas que chegam a cada mês. Cada conta tem uma data de vencimento diferente que deve ser seguida ou então uma penalidade ocorre. Essas cobranças podem ser um tanto caras para cada ocorrência e o atraso é rapidamente registrado no seu histórico de crédito.

Todos sabemos que o atraso no pagamento com cartão de crédito, empréstimo, financiamento ou suas contas pode realmente afetá-lo financeiramente. Depois de pagar uma multa por atraso, você percebe que economizaria muito dinheiro se a conta fosse paga a tempo.

Leia também

Felizmente, existem maneiras de evitar taxas atrasadas e garantir que você pague pontualmente todas as vezes. Essas dicas ajudarão você a gerenciar suas finanças e a planejar adequadamente para que você nunca precise pagar outra taxa atrasada novamente.

Planejamento adequado para evitar juros e multa

Planejar pagar suas taxas bancárias, contas e faturas de cartão de crédito com uma semana de antecedência é uma maneira infalível de evitar taxas atrasadas. Esteja você enviando pagando online ou presencialmente, uma semana é mais do que suficiente. Defina um lembrete no seu Smartphone e faça-o o mais rápido possível. Você sempre pode anotar as datas das contas em um calendário ou planejador diário quando receber sua conta para o pagamento.

Fazer pagamentos por débito automático

Uma maneira fácil de pagar sempre suas contas é configurando pagamentos automáticos. Escolha uma data e hora em que os fundos serão retirados de uma conta corrente. Este sistema de pagamento pode ser por DDA, que pede uma autorização antes do pagamento, o que facilita evitar que você caia no cheque especial quando não tem dinheiro para pagar contas no banco.

Os pagamentos automáticos são o seu melhor amigo para evitar multa e juros de mora. Certifique-se de que a conta usada para pagar sua conta tenha fundos suficientes para cobrir o valor devido para não ter cobrança de cheque especial ou ser cadastrado como mau pagador.

Multas e juros

Multas e juros podem se acumular e resultar em uma grande dívida se não for bem monitorada. (Foto: The Money Guy)

Planeje uma reunião das contas a pagar todos os meses

Alguns consumidores não se sentem confortáveis ​​com um sistema de pagamento automático e tudo bem. Como alternativa, eles devem reservar algum tempo todos os meses para pagar as contas. Eles podem pesquisar a conta, determinar a data certa de pagamento e evitar quaisquer taxas. Essa “reunião com as contas” exigirá diligência por parte do consumidor.

Ignorar uma reunião de pagamento de contas porque você está muito ocupado pode resultar em taxas adicionadas a cada conta de cartão de crédito atrasado. Para simplificar a situação, tente agendar uma sessão de cobrança logo após o primeiro dia de pagamento do mês. Com dinheiro no banco, os consumidores podem pagar as contas com confiança.

Ajuste as datas de vencimento dos pagamentos

Quando os consumidores perceberem que estão sempre atrasados ​​com uma fatura de cartão de crédito, observe os fatores que cercam essa ocorrência. Se o dia de pagamento for sempre vários dias após a data de vencimento, faz sentido que o cartão não seja pago a tempo. Os consumidores podem trabalhar com o credor para alterar a data de vencimento. Essa solicitação não é incomum e é oferecida a quase todos os clientes. As empresas desejam que os consumidores tenham um tempo fácil com as contas, para que os pagamentos sejam sempre pontuais. Se um credor não alterar a data, talvez seja hora de encontrar um novo fornecedor de cartões.

É provável que alguém esqueça uma taxa bancária ou de cartão de crédito que deve ser paga no meio do mês. Alterando a data do pagamento para o primeiro dia do mês ou o dia do pagamento, você lembrará de pagar suas contas naquele dia. O final do mês pode não ser prudente, pois seus fundos podem estar baixos e você pode não ter sobras suficientes para pagar todas as contas.

Aproveite os alertas e notificações

Alguns consumidores são mais organizados que outros. É fácil se distrair com o trabalho, a vida doméstica e outras responsabilidades do dia a dia. Como o mundo está amplamente conectado pela Internet hoje, os consumidores devem configurar alertas para lembrá-los das datas de vencimento. Esses alertas podem ser enviados por e-mail ou SMS para os consumidores alguns dias antes da data de vencimento. Outro alerta poderá ser enviado posteriormente, se o primeiro não solicitar ao consumidor que faça login em sua conta. Como alternativa, os consumidores podem configurar seus próprios alertas em seus telefones para que uma conta nunca seja esquecida.

Várias empresas enviam alertas via e-mail, correio de voz ou texto mensalmente para lembrar seus clientes sobre as próximas datas de vencimento. Os bancos e as empresas desejam receber o pagamento pontualmente, de modo que vários oferecem alertas de lembrete. Inscreva-se nesses alertas sempre que possível. É apenas um bom lembrete quando todos nos ocupamos com nossas vidas.

Seja diligente sobre pagamentos que não foram feitos online

Ainda é possível enviar um pagamento por correio, mas os consumidores devem ter cuidado com postagem, tempo de viagem e possíveis atrasos. Idealmente, envie a fatura cerca de uma semana antes do vencimento. Leia as letras miúdas do cartão de crédito sobre pagamentos por correio. Alguns provedores de crédito baseiam a data do recebimento do pagamento no carimbo da data de postagem ou podem exigir o recebimento físico do pagamento como a data apropriada. Siga estas regras porque quaisquer cobranças baseadas nelas serão aplicadas no futuro. Como alternativa, tente aproveitar os pagamentos on-line para simplificar o processo.

Sempre se comunique com o credor se surgir um problema envolvendo uma taxa atrasada, como uma cobrança injustificada. Feriados e erros diretos podem ocorrer, o que penaliza automaticamente o consumidor mediante cobrança. Ao entrar em contato com o credor e discutir a situação, os consumidores podem reverter muitas cobranças. Basta ser cortês e direto, e o credor deve responder da mesma forma.

Mantenha seu orçamento doméstico sempre em dia

Essas dicas para evitar taxas atrasadas o ajudarão a fazer exatamente isso. Tudo o que você precisa fazer é ser responsável com suas finanças, planejar com antecedência e utilizar serviços como pagamentos automáticos e alertas de pagamento. Encontrar o que funciona para você garantirá que você pague a tempo e evite as temidas taxas e multas por atraso.

Se você foi pego no ciclo de multas, taxas e dívidas, pode ser hora de refazer seu orçamento pessoal e familiar. O quanto antes, melhor para evitar dívidas que fujam do controle.

Como vocês evitam multas e juros? Quais dicas dariam para quem está querendo evitar?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário