O que é investimento de impacto?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O investimento de impacto visa gerar efeitos sociais ou ambientais benéficos específicos, além de ganhos financeiros. Os investimentos de impacto podem assumir a forma de inúmeras classes de ativos e resultar em muitos resultados específicos. O objetivo do investimento de impacto é usar dinheiro e capital de investimento para obter resultados sociais positivos.

O que é investimento de impacto?

Investimento de impacto refere-se a uma estratégia de investimento que não apenas gera retornos financeiros, mas também cria resultados construtivos. A estratégia busca ativamente causar um impacto positivo investindo, por exemplo, em organizações sem fins lucrativos que beneficiam a comunidade ou em empresas de tecnologia limpa que beneficiam o meio ambiente. O investimento de impacto atrai indivíduos e investidores institucionais, incluindo fundos de hedge, fundações privadas, bancos, fundos de pensão e outros gestores de fundos.

Leia também

Tipos de investimentos de impacto

Os investimentos de impacto ocorrem em muitas formas diferentes de capital e veículos de investimento. Como qualquer outro tipo de classe de investimento, os investimentos de impacto fornecem aos investidores uma gama de possibilidades quando se trata de retornos. Mas o mais importante é que esses investimentos oferecem um retorno financeiro e estão alinhados com a consciência do investidor. A maioria dos investidores que optam por investimentos de impacto procura retornos à taxa de mercado.

A oportunidade para investimentos de impacto varia e os investidores podem optar por investir seu dinheiro em mercados emergentes  ou economias desenvolvidas. Os investimentos de impacto abrangem vários setores, incluindo:

Um exemplo de um “investimento de impacto” é aquele que retribuiria à comunidade ajudando grupos menos afortunados de pessoas.

Investimentos de impacto

Investimentos de impacto são aqueles com retornos sociais ou ambientais. (Foto: South China Morning Post)

Como funciona o investimento de impacto?

O termo investimento de impacto foi cunhado pela primeira vez em 2007, mas a prática foi desenvolvida anos antes. Um objetivo básico do investimento de impacto é ajudar a reduzir os efeitos negativos da atividade comercial no ambiente social. É por isso que o investimento de impacto às vezes pode ser considerado uma extensão da filantropia.

Os investidores que usam o investimento de impacto como estratégia consideram o compromisso de uma empresa com a responsabilidade social corporativa , ou o senso de dever de servir positivamente a sociedade como um todo, antes de se envolverem com essa empresa. O tipo de impacto que pode evoluir do investimento de impacto varia de acordo com o setor e a empresa específica desse setor, mas alguns exemplos comuns incluem retribuir à comunidade ajudando os menos favorecidos ou investindo em práticas de energia sustentável para ajudar a salvar nosso planeta.

A maior parte do investimento de impacto é feita por investidores institucionais, mas uma variedade de empresas de serviços financeiros socialmente conscientes, plataformas de investimento baseadas na Web e redes de investidores agora oferecem aos indivíduos a oportunidade de participar. Um local importante são os empréstimos de microfinanças, que fornecem aos pequenos empresários de países emergentes capital inicial ou de expansão. As mulheres são frequentemente as beneficiárias de tais empréstimos.

Resultados dos investimentos de impacto

Investimento de impacto refere-se a uma estratégia de investimento que não apenas gera retornos financeiros, mas também cria um impacto social ou ambiental positivo.

Os investidores que seguem o investimento de impacto consideram o compromisso de uma empresa com a responsabilidade social corporativa ou o dever de servir positivamente a sociedade como um todo.

Considerações especiais do investimento de impacto

Como as práticas social e ambientalmente responsáveis ​​tendem a atrair investidores de impacto, as empresas podem se beneficiar financeiramente ao se comprometerem com práticas socialmente responsáveis, e os investidores também tendem a lucrar. Um estudo descobriu que mais de 90% dos investidores de impacto relataram que seus investimentos estavam cumprindo ou superando suas projeções.

O investimento de impacto atrai principalmente as gerações mais jovens, como a geração do milênio, que desejam retribuir à sociedade, de modo que essa tendência provavelmente se expandirá à medida que esses investidores ganharem mais influência no mercado. Ao se envolverem em investimentos de impacto, indivíduos ou entidades afirmam essencialmente que apoiam a mensagem e a missão da empresa em que estão investindo e têm uma participação no bem-estar da empresa.

À medida que mais pessoas percebem os benefícios sociais e financeiros do investimento de impacto, mais empresas se envolvem em responsabilidade social.

Investimento de impacto x Investimento socialmente responsável

Investimento de impacto é um subconjunto de investimento socialmente responsável (SRI). O SRI também é referido como investimento sustentável ou socialmente consciente. Em algumas esferas, esse tipo de estratégia também é chamado de investimento verde. Embora a definição de investimento socialmente responsável abranja a prevenção de danos, o investimento em impacto busca ativamente causar um impacto positivo por meio de seus investimentos.

Os investidores que praticam investimentos socialmente responsáveis tendem a acreditar e escolher empresas que concordam com seus pontos de vista em relação a direitos humanos, proteção ambiental e senso de responsabilidade para com os consumidores. Por exemplo, alguns investidores podem optar por não investir em empresas que fabricam, distribuem ou promovem cigarros devido ao seu efeito negativo geral sobre a saúde das pessoas. Muitas empresas de gestão de ativos, bancos e outras casas de investimento agora oferecem fundos especificamente adaptados a investidores socialmente responsáveis.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário