Como cancelar empréstimo consignado?
Cancelar um empréstimo consignado pode demandar que você quite o empréstimo ou simplesmente mudar o empréstimo de consignado para um de pagamento “normal”.
No entanto, podem ocorrer dúvidas em relação ao cancelamento do empréstimo. Estamos aqui para ajudar e esclarecer as questões sobre os consignados.
Como cancelar empréstimo consignado?
Você tem 7 dias para cancelar o empréstimo consignado após a aprovação. Esta lei é válida para empréstimos feitos presencialmente, por telefone, ou pela internet, e apenas quem fez o empréstimo poderá fazer o cancelamento.
Leia também
- Em quantos dias libera o limite do cartão depois de pago?
- Como funciona o empréstimo consignado do INSS?
Prazo de cancelamento de empréstimo consignado
Uma vez que você entrou em um contrato, eles são, por definição, juridicamente vinculativo,s e normalmente pode ser difícil cancelar sem penalidade financeira.
No caso dos empréstimos consignados, você tem 7 dias para o cancelamento a partir da data em que o dinheiro cai na sua conta.
Cancelar cartão consignado tem que pagar alguma coisa?
Respeitado os limites acima, e caso você não tenha qualquer saldo restante para pagar no cartão, você poderá cancelar seu cartão consignado.
Todo o saldo restante deverá ser pago normalmente, ou transferido para um outro cartão através de uma portabilidade de crédito.
Note que ao cancelar seu cartão consignado, será difícil conseguir outro cartão consignado, isso se você conseguir qualquer oferta. Portanto, pense duas vezes antes de tomar uma decisão.
Como cancelar um contrato de empréstimo consignado?
O aviso de cancelamento pode ser dado por escrito ou verbalmente, mas você terá que pagar a capital e juros acumulados entre o empréstimo e o reembolso caso tenha ultrapassado o prazo de cancelamento de 7 dias.
Você poderá cancelar das seguintes maneiras:
- Pelo terminal de autoatendimento
- No caixa do banco
- Pelo aplicativo do banco ou instituição financeira
- Pelo internet banking
Cuidado: se você usar o empréstimo consignado para financiar a compra de um carro, por exemplo, você pode se retirar do contrato de crédito, mas você ainda precisará pagar pelo carro porque você entrou em um contrato com o revendedor de carros para comprar um carro.
Liquidação antecipada do empréstimo consignado
Se você quiser pagar um empréstimo cedo, você pode conseguir pagar com um bom desconto, quitando boa parte dos juros com algo bom desconto.
Para fazer isso, entre em contrato com o credor e peça-lhes que lhe dêem um valor de liquidação antecipado para o empréstimo. Este é o valor total que você deve pagar para quitar o empréstimo integralmente, incluindo qualquer desconto.
O credor é obrigado a lhe dizer o valor integrante e permitir-lhe um prazo até uma data de validade para quitar o empréstimo.
Se você quiser pagar parte do empréstimo cedo, você pode pedir uma quitação parcial, e transferir o restante do empréstimo para um outro empréstimo tradicional. Isso pode ser facilmente realizado através da portabilidade de crédito.. A quantidade de desconto que você recebe será menor do que se você pagou o empréstimo na íntegra.
Se você optar por pagar parte do seu empréstimo, isso afetará como você paga o resto do empréstimo.
O contrato de crédito pode ser claro sobre como isso afetará suas parcelas de empréstimo restantes. Se não, você pode negociar com seu credor sobre se você reduz as parcelas regulares ou paga o restante do valor devido a um curto período de tempo.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Portabilidade de salário com dívida, como funciona?
Cartão consignado: como funciona?
Calculadora de financiamento, como simular?
Banco pode impedir portabilidade?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.