Como cancelar uma portabilidade?

Em Contas em banco por André M. Coelho

Às vezes, a única coisa que nos impede de trocar de conta bancária é não saber como dar o salto. Felizmente, é fácil trocar de bancos usando a portabilidade bancária.

Porém, se você usar a portabilidade e decidir por manter sua conta no banco antigo, é possível fazer o cancelamento.

Cancelamento de portabilidade

Se você ainda não decidiu onde deseja manter sua conta, ou a instituição de origem da sua portabilidade ofereceu mais benefícios, você pode cancelar sua portabilidade.

Porém, este cancelamento tem que ser feito rápido. Se a portabilidade já foi aprovada, não há como fazer o cancelamento. Será necessário entrar em contato com o banco de destino da portabilidade e refazer a portabilidade para outra instituição financeira.

Leia também

Antes desse prazo, geralmente a instituição de origem da conta entrará em contato com você dentro do prazo de cancelamento. O prazo é de, geralmente, 5 dias. Dentro deste prazo, você pode cancelar a portabilidade a qualquer momento.

Mas antes do cancelamento, é importante ver o que você vai fazer com a conta que está sendo portada para outra instituição financeira.

Como fazer a portabilidade bancária?

Você tem 3 opções

Bancos tradicionais: são instituições tradicionais, incluindo grandes bancos e bancos comunitários. Freqüentemente, mas nem sempre, impõem taxas mais altas do que as cooperativas de crédito e os bancos online.

Cooperativas de crédito: são entidades de propriedade do cliente que operam de maneira semelhante aos bancos, mas podem ter tabelas de taxas mais branda.

Bancos online: esses bancos normalmente não têm uma agência pessoal que você possa visitar. Mas eles geralmente compensam a falta de presença com taxas mais baixas e taxas de juros mais altas remunerando suas contas.

Portabilidade bancária

Cancele a portabilidade bancária se for necessário para manter sua conta no banco atual. (Foto: Gigaom)

Portabilidade da conta salário

Se você tiver uma conta salário na sua conta antiga, peça ao seu empregador para atualizar os pagamentos para a nova conta. Mais uma vez, esteja preparado para transferir dinheiro entre suas contas antigas e novas (possivelmente mediante cheque ou transferência eletrônica) várias vezes antes de concluir a troca de banco.

Pode levar vários períodos de pagamento ou ciclos de cobrança para mudar os pagamentos para uma nova conta bancária. Pergunte ao seu empregador quanto tempo leva o processo e agende as coisas de acordo. No caso da portabilidade da conta salário, a transferência é automática.

Certifique-se de considerar todas as suas fontes de renda, incluindo:

A portabilidade permite transferir todos os recursos de sua conta atual para a conta de destino. Você pode, no entanto, fazer a portabilidade apenas da conta salário, e ficar com duas contas e obtendo os benefícios e vantagens de ambas. Porém, pese bem no bolso as tarifas cobradas para evitar pagar caro pelas suas contas bancárias.

A etapa final da portabilidade é que sua conta original será fechada. Alguns bancos oferecem a opção de fazer a portabilidade de contas online. Caso contrário, entre em contato com o banco e pergunte como encerrar a conta definitivamente após a portabilidade. Em muitos casos, você pode solicitar a portabilidade da conta por telefone ou com o gerente da agência, mas as contas conjuntas podem ter requisitos adicionais. Depois que o banco confirmar que sua conta foi encerrada, você fez a portabilidade de banco com sucesso.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário