Como sacar dinheiro de um banco digital?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Apesar da modernização dos sistemas de pagamento ao redor do mundo, o dinheiro vivo ainda continua muito popular e, na verdade, a maneira mais comum de pagar suas despesas continua sendo o dinheiro. Porém, os bancos exclusivamente digitais podem tornar um pouco mais difícil o saque de valores, já que não tem agências físicas e nem caixas eletrônicos próprios. Mas como fazer isso?

Como sacar dinheiro do banco com segurança?

Quando não for possível usar o cartão de crédito ou débito, você precisará de dinheiro vivo para pagar suas despesas.

Leia também

Quando você planeja pagar pequenos valores, usar um caixa eletrônico pode ser uma boa opção. Lembre-se de que você precisa escolher seu caixa eletrônico com sabedoria. Vamos falar sobre quais caixas devem ser evitados e quais são seguros.

No caso de somas maiores de dinheiro, é bem mais seguro usar transferências bancárias ou seu cartão como débito ou crédito. Levando em consideração que as transferências da maioria dos bancos digitais é gratuita, você está em vantagem.

Retirada de dinheiro do caixa eletrônico para bancos digitais

O saque máximo padrão em caixas eletrônicos tem um limite estabelecido pela sua instituição bancária. Esse limite está disponível pelo internet banking ou pelo aplicativo do banco. Lembre-se de que, se sua transação for recusada, talvez seja porque você já atingiu seu limite.

As contas digitais de instituições financeiras que tem agências físicas possibilitam o saque em qualquer caixa da Rede 24 Horas e nos caixas eletrônicos da própria instituição.

Já bancos exclusivamente digitais podem ter parcerias com bancos físicos ou apenas permitirem o saque na Rede 24 Horas. Para saber, é importante pesquisar no site do seu banco digital onde o saque poderá ser realizado.

Note que poderá haver cobrança de taxas para saques. Verifique no seu pacote de serviços antes para evitar cobranças inesperadas.

Saque de banco digital

O banco digital pode possibilitar o saque em caixas específicos para não ter muitos custos. (Foto: Breaking Banks)

Quais caixas eletrônicos você deve evitar?

Fique longe dos caixas eletrônicos autônomos, aqueles que estão localizados em beiras de estrada, que não possuem guardas de segurança, câmeras de segurança e estão localizados fora de locais públicos. Esteja ciente do estado físico dos caixas eletrônicos. Evite os que são muito sujos ou têm recursos inexplicáveis. Não use caixas eletrônicos de bancos para os quais você não tem uma conta.

Caixas eletrônicos seguros incluem:

O conforto dos bancos digitais

A maioria dos bancos oferece serviços bancários online, e você pode pagar suas contas, transferir dinheiro e acessar um registro das transações da sua conta corrente, tudo no seu navegador da web. Bancos digitais levam isso ao próximo nível, transformando todas as suas transações em digitais.

A operação bancária a partir do conforto do seu sofá facilita um pouco as coisas que você faz com suas finanças. Mais e mais bancos permitem que você deposite cheques simplesmente tirando uma foto do cheque com seu telefone. Você pode acessar suas informações bancárias em qualquer lugar que tenha acesso à Internet, no seu computador ou dispositivo móvel.

Você pode optar por mudar suas contas para um banco somente online no futuro. Next, Nubank, Neon, entre outros, são bancos que oferecem quase todas as mesmas vantagens online que um banco tradicional, mas os bancos somente online não têm agências físicas. Embora isso possa parecer um problema, os bancos somente online oferecem alguns benefícios que podem valer a pena, apesar do saque do dinheiro poder ser uma dificuldade que está rapidamente sendo solucionada.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário