Como comprar celular parcelado no boleto?
Para os fãs de compras online, há mais maneiras de pagar do que nunca. Maneiras alternativas de financiar suas grandes compras estão se tornando cada vez mais populares, com os serviços de parcelamento liderando a cobrança. Hoje, é inclusive parcelar usando até boletos bancários, usando alguns serviços. Mas como eles funcionam?
Comprar celular no boleto parcelado: como é possível?
Serviços de intermediação de pagamentos e serviços de pagamento P2P (pessoa para pessoa) estão entrando no mercado que era limitado apenas a quem tinha cartões de crédito. Este mercado agora tem os boletos na hora de parcelar, inclusive para a compra de celulares.
Leia também
Esses serviços são projetados para competir com cartões de crédito e, portanto, permitem que os clientes paguem suas compras ao longo do tempo. Alguns oferecem taxas fixas em vez de juros, enquanto outros mantêm as taxas de juros mínimas e outros não cobram taxa alguma.
Se você tiver grandes compras que deseja financiar sem acumular taxas significativas, aproveitar um serviço de parcelamento por boletos pode ser uma ótima maneira de reduzir seu interesse. Felizmente, os termos e as taxas de pagamento variam entre esses programas; portanto, é provável que você encontre um que se alinhe aos seus hábitos de consumo.
O que é um plano de parcelamentos?
De empréstimos tradicionais a financiamentos de lojas, existem todos os tipos de formas alternativas de pagar por uma grande compra. Uma opção que tem aumentado em popularidade é a estrutura do plano de parcelamento, tanto nos cartões quanto nos boletos. Desde soluções oferecidas pelo emissor do cartão, até serviços de terceiros, chá vários planos de pagamento projetados para dividir suas compras ao longo do tempo.
Com um plano de parcelamento por boleto, como as opções oferecidas por serviços como PicPay, você pagará sua compra em valores fixos, normalmente iguais, durante um período de reembolso definido. Alguns serviços limitam você a um prazo de reembolso enquanto outros permitem que os usuários escolham o prazo que melhor funciona para eles.
Enquanto alguns planos de parcelamento cobram uma taxa de juros definida, a maioria é projetada para evitar juros com uma pequena taxa fixa. Se essa taxa recai sobre o consumidor ou o comerciante varia de acordo com o programa de pagamento.
Serviços de parcelamento no boleto
Felizmente para os compradores, não faltam ótimos serviços de parcelamento de boletos por aí. Cada um oferece seu próprio portfólio de opções de pagamento, taxas, taxas e efeitos à sua pontuação de crédito, portanto, você deve considerar cuidadosamente cada um desses fatores antes de decidir se o plano se enquadra no seu orçamento.
Estes incluem PicPay, Koin, Mercado Pago, RecargaPay, entre outros. A coisa mais importante que você pode fazer antes de optar por uma dessas soluções de parcelamento é somar o custo total de sua compra. Embora alguns desses serviços não cobrem uma taxa e possam economizar com o tempo, outros podem ser mais caros do que colocar sua compra no cartão de crédito.
Escolhendo o melhor serviço para você parcelar seu celular
Então, como você navega nessas soluções de parcelamento no boleto e decide qual é o melhor para você? Qual o melhor para parcelar meu celular?
Em muitos casos, você será limitado com base no varejista de sua compra. A maioria desses serviços de terceiros faz parceria com comerciantes selecionados para adicionar sua forma de pagamento na finalização da compra e você terá que se ater à que estiver lá.
Isso não é verdade em todos os casos, no entanto. Os serviços geralmente permitem que os usuários aproveitem o plano de pagamento com qualquer varejista usando um número de cartão virtual.
Cuidado com sua pontuação de crédito
Muitos serviços de pagamento parcelado são projetados para fornecer opções até mesmo para quem tem crédito ruim. Eles não executam uma verificação de crédito para aprovar um plano e não afetam sua pontuação de crédito. No entanto, alguns planos exigem uma solicitação de crédito para aprovação e seus pagamentos podem ser relatados às agências de crédito.
Isso significa que é essencial que você efetue todos os seus pagamentos em dia para evitar marcas negativas no seu crédito. Além disso, se você não pagar o que deve, é improvável que o serviço o aprove para outro plano de pagamento no futuro. Os serviços Compre agora, pague depois são uma ótima opção para os itens caros que você precisa pagar com o tempo, mas eles não devem ser usados para comprar itens que você não pode pagar.
Dicas para maximizar serviços de parcelamento de boletos
Depois de se inscrever no financiamento do plano de parcelamento, lembre-se dessas práticas recomendadas para aproveitar ao máximo a solução de pagamento.
Não assuma muitos planos de uma só vez. Pagamentos menores podem mascarar o quanto você está realmente gastando e não deseja ficar com mais do que pode pagar.
Conheça os seus termos e condições. Antes de aceitar uma oferta, certifique-se de entender as multas (como fechamento de conta ou taxas atrasadas) decorrentes do não cumprimento dos termos estabelecidos.
Sempre faça pagamentos no prazo, pois as taxas atrasadas podem ser íngremes. Além disso, alguns serviços reportam-se a agências de crédito.
Calcule seus juros e taxas para garantir que você realmente economize dinheiro com outro método de pagamento. Você pode economizar usando um cartão de crédito ou até pagando o produto à vista.
Faça o pagamento parcelado com cartão de crédito, se o serviço permitir, para que você ainda possa receber recompensas. Além disso, você adicionará um pouco mais de flexibilidade aos seus pagamentos dessa maneira.
Mantenha seu próprio calendário de pagamentos, mesmo se você tiver configurado pagamentos ou notificações automáticas. Você não deseja perder um pagamento se algo der errado.
Os serviços de parcelamento no boleto podem ser uma ótima maneira de financiar grandes compras, como a de um celular moderno, por um baixo custo. Apenas certifique-se de estar usando o serviço com juros, taxas e condições de pagamento alinhadas com seus hábitos de consumo. Embora possa ser tentador aceitar uma oferta para pagar ao longo do tempo, você deve garantir que seja realmente um bom negócio antes de se comprometer.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Qual score é bom para financiamento?
Como funciona o cartão de crédito: limite, juros, parcelas, e mais!
Fraude de boleto bancário: como identificar?
O que é pós pago? Qual a diferença pro pré pago?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.