Como fazer prova de vida pelo celular ou pela internet?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Juntamente com a extensão de vários prazos fiscais recentemente, a apresentação da prova de vida por pensionistas também foi estendida. Além disso, foram criadas novas maneiras de executar a prova de vida, como pelo celular ou internet. A prova de vida é importante para a continuidade do crédito da pensão, aposentadoria, ou outro benefício para o indivíduo contribuinte. Mas como funciona a prova de vida online?

O que é a prova de vida?

Uma prova de vida é uma prova de existência produzida pela Previdência Social, afirmando que o cidadão beneficiário da Previdência Social está vivo. As companhias governamental e seguradores insistem nesse certificado antes de fazer pagamentos de pensão ou aposentadorias. Isso é para garantir que a organização não continue pagamentos após a morte de um pensionista, além de ajudar a evitar fraudes ao sistema. O certificado é geralmente necessário anualmente.

Leia também

Para obter esta prova de vida, geralmente o beneficiário deve estar presente pessoalmente antes da agência da Previdência Social no Brasil. Alternativamente, os pensionistas podem ter a prova de vida emitida com uma visita em suas residências por um agente da Previdência Social, ou realizar a prova de vida online.

Prova de vida da Previdência Social

A Previdência Social permite que os indivíduos façam a prova de vida online, sem a necessidade de sair de casa. (Imagem: R7)

Como fazer prova de vida pelo celular?

Baixe o aplicativo Meu INSS, disponível para as plataformas Android e iOS na App Store. Faça o login com sua conta gov.br ou crie sua conta. Os dados usados devem ser do invidivíduo que fará a prova de vida pela internet.

Aparecerá uma mensagem avisando que a hora da prova de vida chegou. Um botão aparecerá, com o escrito “Instale o meu gov.br”.

Clique em “Autorizações”, escolha as pendências, e clique então em “Autorizar”.

Será pedida uma fotografia de você, e o app pedirá para utilizar sua câmera para fotos e vídeos. Autorize/permita o uso e tire sua fotografia.

O aplicativo também pedirá informações do documento utilizado para o cadastro no portal gov.br. Isso inclui datas de emissão da CNH, entre outros dados que podem ser solicitados. Informe corretamente.

Posicione o rosto no centro da tela do celular. O sistema pedirá alguns movimentos, e basta seguir às orientações na tela.

Uma barra azul indica o tempo que falta para concluir os movimentos. E em seguida, a prova de vida é então concluída.Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.

Como fazer prova de vida pela internet?

Outra forma de fazer a prova de vida pela internet é solicitando o atendimento domiciliar pela internet. Basta entrar no portal Meu INSS e solicitar a prova de vida, comprovando as condições médicas que impedem a pessoa de sair de casa. Isso também pode ser feito através do telefone 135 da Previdência Social.

Quando fazer a prova de vida?

Uma prova de vida ajuda a garantir o crédito de pensão sem quebras, pois pode ser a única fonte de renda para muitos indivíduos aposentados. No entanto, a exigência de presença física do pensionista para a agência de desembolso geralmente se torna um grande obstáculo devido à velhice ou da má saúde.

Há um calendário anual que a Previdência Social libera, de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Consulte o site da Previdência Social para saber quais datas são para você.

Prova de vida nos bancos

Indo a um caixa eletrônico de um banco onde você tem conta, pode haver opção de realizar a prova de vida no Banco do Brasil, Santander, Itaú Unibanco, e Bradesco. Procure no menu pela opção de serviços ou INSS, e procure pela opção de prova de vida. Pode ser necessário cadastrar a biometria antes de poder realizar este tipo de prova de vida.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário