Como crescer na vida financeira?
Ser rico não é necessariamente um sinal de sucesso. É necessário alinhar seus objetivos com um plano para alcançar certos resultados. Se você tem um plano para reduzir ou eliminar dívidas de cartão de crédito ou empréstimos estudantis, chegar a um saldo baixo ou zero é uma grande realização. Meus alunos universitários se sentem muito bem quando conseguem tirar notas melhores na esperança de concluí-los e conseguir um bom emprego. Mas como aumentar seu potencial de sucesso e crescer financeiramente?
Como crescer na vida assumindo riscos na vida financeira?
Quando você for jovem, corra riscos que irão adicionar ao seu portfólio pessoal. Saia da sua zona de conforto. O que é mais fácil não é necessariamente uma boa escolha. Procure desafios para se expor a diferentes ambientes. Nos estágios iniciais de sua carreira, desenvolva caráter, habilidades e experiência. Isso importa mais do que quantos “A” você teve em sua transcrição.
Leia também
- Confira 7 dicas essenciais de planejamento financeiro para autônomos
- 10 problemas financeiros mais comuns e suas soluções
Os empregadores lhe perguntarão sobre os maiores riscos que você assumiu. Como isso funcionou? Trabalhar duro é simplesmente o mínimo. Eles querem saber como você lidou com os desafios e o fracasso. O fracasso é bom se você aprendeu com ele. Essas experiências fornecem benefícios valiosos. Não existem cursos lineares para o sucesso, mas aprenda a lidar com os obstáculos.
Como melhorar de vida financeiramente pensando na carreira?
Muitas pessoas de sucesso mudaram seus planos de carreira. Buscar um campo não deve impedi-lo de explorar áreas periféricas ou diferentes. Michael Jordan estava entre os maiores artilheiros da história da NBA, ganhando um recorde de 10 títulos e com uma média de 30,1 pontos por jogo. Então, aos 30 anos, ele se aposentou e mudou para o beisebol profissional. Ele assinou com o sistema de liga menor do Chicago White Sox por um curto período.
Jordan poderia ter tido sucesso como jogador de beisebol profissional? Muitos especialistas acreditam que ele foi promissor e que tinha todo o potencial caso tivesse permanecido, mas ele voltou para a NBA um ano depois. Nunca saberemos. Pelo menos ele se desafiou fazendo uma mudança na carreira.
Ame o que você faz para o crescimento financeiro
É mais fácil trabalhar duro e ter sucesso se você gosta do que faz pela sua carreira. A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode. Como acontece com todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrá-lo. Encontrar propósito e significado em seu trabalho aumenta a motivação, o envolvimento e a autoestima.
Ainda assim, uma minoria da força de trabalho está realmente envolvida no trabalho. Esteja comprometido com seu trabalho ou considere mudar de emprego que você possa fazer com mais prazer. É difícil ter sucesso se você passa tantas horas da semana sem se dedicar ao trabalho.
Como subir na vida com os alicerces certos?
Existe uma velha parábola sobre três pedreiros. Questionados sobre o que estavam fazendo, o primeiro pedreiro disse: “Estou colocando um tijolo em cima do outro”, o segundo pedreiro respondeu: “Estou construindo uma parede”, e o terceiro pedreiro sorriu e acrescentou: “Eu estou construindo uma catedral, uma Casa de Deus. ” Este último pedreiro havia encontrado sua vocação.
Encontre significado em seu trabalho e carreira. Isso proporciona satisfação. Pessoas bem-sucedidas costumam dizer aos outros que se sentiram mais felizes ao fazer contribuições para a sociedade, seja na medicina, desenvolvimento tecnológico, entretenimento, levantamento de capital, ensino, fabricação de vidro, madeira ou couro.
O local de trabalho é uma oportunidade
Mudar de local de trabalho está acontecendo com muito mais rapidez do que nunca. Aqueles dias de permanência no emprego por 40 anos parecem pré-históricos agora. O ambiente de trabalho também é diferente. Graças à tecnologia digital, alguns empregos podem ser eliminados por robôs, enquanto outras áreas estão surgindo em marketing digital, inteligência artificial, arquitetos de software e engenharia robótica. Esta é uma boa oportunidade para a geração Z experientes em tecnologia que está entrando no mercado de trabalho agora.
A empregabilidade é um alvo móvel. Você precisa se manter atualizado e atualizado em seu campo. Fique por dentro dos próximos desenvolvimentos em sua empresa e no setor. Torne-se inestimável aceitando desafios em seu departamento ou em um departamento vizinho. Aproveite todas as oportunidades que agreguem habilidades, conhecimento e reconhecimento de suas habilidades.
Abrace a aprendizagem de novas habilidades
Adotar novos conjuntos de habilidades o tornará mais valioso. Os líderes empresariais apontam para as necessidades crescentes em suas empresas que permanecem não atendidas porque não conseguem encontrar os candidatos certos com as qualificações certas. Eles se referem a habilidades pessoais – comunicação interpessoal, iniciativa, solução de problemas, pensamento crítico, colaboração com outras pessoas em uma organização.
O desenvolvimento de habilidades sociais na escola e no trabalho torna você um candidato atraente. Com o cenário de rápida mudança, os empregadores reconhecem que as contratações em potencial podem não ter a experiência que procuram. Portanto, eles buscam potencial sobre desempenho. Esta é uma grande oportunidade para os jovens na faculdade, aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho ou pessoas que desejam adotar novas habilidades. Isso coincide com minha própria experiência em falar com líderes empresariais.
As tecnologias digitais estão perturbando os modelos de negócios. As empresas precisam abraçar a inovação, maior diversidade, uma cultura de aprendizagem e atualização de habilidades. Aqueles posicionados para atender a essas necessidades crescentes terão sucesso. Exiba seus pontos fortes, como ser multilíngue, compreender diversas culturas, trabalhar bem de forma colaborativa ou compreender a análise de dados.
A idade não é um fator limitante para o sucesso
Jovens e idosos, o sucesso pode ser recompensador. Você pode ter sucesso novo, e há muitos exemplos de carreiras que você pode começar muito jovem. Claro que, em certas carreiras, como esportes, o pico das pessoas é jovem devido a limitações físicas.
Por outro lado, há muitos que se tornaram muito bem-sucedidos mais tarde na vida e talvez nem mesmo em suas carreiras planejadas. Stan Lee criou a Marvel Comics aos 39 anos, por exemplo.
O sucesso pode ser sentido em qualquer idade. Que tal John B. Goodenough? Aos 97 anos, ele ganhou o Prêmio Nobel de Química e é o ganhador mais velho. Ele ainda trabalhava, desenvolvendo novos polímeros em seu laboratório. Após a vitória, ele disse: “Não se aposente muito cedo”,
Desfrute do doce cheiro do sucesso
Às vezes trabalhamos muito e nos estressamos com o próximo estágio da carreira. Podemos nos sentir culpados por ter acabado de ganhar um grande bônus ou promoção que seu colega de trabalho esperava obter. A preocupação de que não teremos essa chance novamente nos preocupa. Como podemos ainda preservar uma boa reputação de que nos esquecemos de subir para respirar. Nem paramos para perceber que estamos nesse ponto ideal de sucesso. Se você está no auge das conquistas, aprenda a aproveitar esse momento e mantê-lo. Dinheiro e sucesso podem nos deixar felizes.
Já ouvi autores dizerem que gostariam que seu primeiro romance de sucesso surgisse mais tarde. Jovens atores que obtêm reconhecimento precoce na forma de um prêmio acham difícil conseguir outro. As maravilhas de um sucesso podem ser encontradas em muitos campos, não apenas na música. Isso se refere àqueles que alcançam a popularidade convencional por uma peça de trabalho e obtêm sucesso momentâneo.
Às vezes, seu breve sucesso chega tão cedo que você não teve tempo de amadurecer. Evite a arrogância que pode vir com suas realizações. Sustente seu sucesso reconhecendo aqueles que o ajudaram e que você teve sorte. Acompanhe o aprendizado em sua área, a tecnologia em evolução e as mudanças na demanda. Mantenha uma visão de longo prazo e seja paciente.
Ciência do comportamento: perseverança, resiliência e determinação
Geralmente, o sucesso não aparece simplesmente do nada. Você precisa trabalhar para melhorar suas habilidades e nutri-las por longos períodos de tempo. Cientistas comportamentais apontaram para certos fatores como perseverança, resiliência e coragem que levam a realizações de sucesso.
Mentalidade de crescimento
As pessoas que acreditam que podem desenvolver habilidades por meio de trabalho árduo têm muito mais probabilidade de ter sucesso do que aquelas que não acreditam. Eles têm uma “mentalidade de crescimento” e se beneficiam por serem “capazes” e, muitas vezes, são ótimos funcionários.
A prática leva à perfeição
Trabalhe duro e persevere apesar dos contratempos. A resistência é refletida por aqueles que se esforçam para aumentar suas habilidades, que otimizam o desempenho através da prática intensa ao longo dos anos, seja praticando um instrumento ou experimentando em um laboratório. K. Anders Ericsson, um cientista comportamental, descobriu em um estudo de 1993 que certos fatores, como esforços prolongados de prática, impulsionam as pessoas a alcançar altos níveis de desempenho.
O sucesso geralmente não acontece sem a ocorrência de falhas. Alcançar o sucesso geralmente acontece com aqueles que são mais resilientes. Isso significa que eles têm a capacidade de se recuperar de decepções ou fracassos. Eles sabem como se limpar e seguir em frente.
Garra = Paixão + Perseverança
Angela Lee Duckworth, uma cientista especialista em comportamento, publicou Grit: Power of Passion and Perseverance (Garra: Poder da Paixão e Perserverança). A garra é definida como a tendência de manter o interesse e o esforço em direção a objetivos de longo prazo. Isso costuma estar associado ao autocontrole e ao adiamento da gratificação de curto prazo.
Ter dinheiro não é necessariamente um sinal de sucesso
Ayn Rand disse a famosa frase: “O dinheiro é apenas uma ferramenta. Ele o levará aonde desejar, mas não o substituirá como o motorista. ” Existem inúmeras maneiras de ter dinheiro – ganhando, investindo, herdando e ganhando – e perdendo-o. Exemplos de má gestão do dinheiro, maus investimentos e desperdício de fortunas são abundantes. Frequentemente, são eles que atrapalham nossas realizações.
Sinais de sucesso estão por toda parte. O mais importante é como você mede e em que período de tempo. O que você conquistou hoje, neste ano ou na vida. O que você se propôs a fazer? Publicar um livro, um artigo, terminar um projeto, conseguir um emprego ou promoção, pagar dívidas, vender sua casa com lucro, abrir uma nova empresa, limpar sua garagem, arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade específica, criar bons filhos, dar aulas seu cão para recuperar ou até mesmo ganhar o Prêmio Nobel aos 97 anos.
Todos esses são sinais de conquistas. No final do dia ou de uma vida, você quer poder dizer que viveu uma vida que valeu a pena e foi feliz.
Como crescer financeiramente?
Aspire alcançar seu potencial de sucesso. Embora a sorte muitas vezes desempenhe um papel na obtenção do sucesso, você tem algum controle na realização de nosso potencial. Aproveite suas vantagens, corra riscos e aprenda novas habilidades. Não jogue com segurança apenas para evitar cometer erros. Encontre e aproveite o seu ponto ideal de sucesso em sua área, finanças e vida.
Para manter o sucesso, use uma boa gestão do dinheiro como seu mecanismo financeiro. Às vezes, inviabilizamos nossas próprias realizações, gastando demais, atrasando a poupança para a aposentadoria e não reconhecendo a importância de investir a longo prazo.
Elabore um bom plano financeiro para que, quando você tiver sucesso no trabalho, os aumentos e os bônus sejam administrados de maneira adequada. Veja nossa postagem sobre como evitar a inflação do estilo de vida. Gastar dentro de suas possibilidades, economizar para aposentadoria e investimentos, usar dívidas com moderação são todas maneiras de permanecer no caminho para uma vida confortável. É uma boa ideia medir o sucesso financeiro para ver onde você está.
Como vocês trabalham para criar um futuro financeiro melhor? Como fazem isso?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como quitar dívidas?
O que é educação financeira?
Quando comprar ações?
Como calcular o custo de vida na sua cidade?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.