Como calcular o custo de vida na sua cidade?

Em Educação financeira por André M. Coelho

As pessoas em uma pequena cidade têm despesas diferentes das que vivem em uma populosa cidade. Indo além do custo da moradia, o custo de vida de um local agrega vários fatores que afetam os orçamentos pessoais.

Se você está pensando em uma mudança, comparar o custo de vida da cidade fornecerá uma visão útil e de grande porte de como as despesas se acumulam. Você deseja encontrar a empresa de mudança escolhida até saber que pode lidar com o custo de vida em sua nova cidade.

Para obter uma comparação verdadeira de custo de vida, você precisará aprofundar suas expectativas e itens essenciais. Para essa prática, faça o inventário de suas necessidades e faça algumas pesquisas independentes sobre como o custo de vida em sua cidade atual se compara à sua busca em potencial.

Leia também

Para obter uma estimativa precisa de custo de vida, você deve começar com os dados gerais e aprimorá-los até que pareça personalizado para você.

Etapa 1: comparar o custo de vida por cidade usando uma ferramenta online

Existem várias calculadoras confiáveis ​​de custo de vida on-line que lhe darão uma noção de como as despesas se comparam entre duas cidades.

Muitas dessas calculadoras se referirão a um índice de custo de vida, que atribui em qualquer lugar com o custo médio nacional de vida uma pontuação. O maior fator no índice é o custo da habitação, que também é geralmente a maior despesa única para qualquer indivíduo. As pontuações de custo de vida também levam em consideração os custos: alimentos, serviços públicos, transporte, assistência à criança e muito mais.

No entanto, é importante estar ciente de que algumas calculadoras de custo de vida o -line excluem dados fiscais estaduais e locais, o que deixa grande parte da imagem incompleta.

Calculando o custo de vida na sua cidade

Moradia, alimentação, transporte, são apenas alguns dos elementos que devem ser considerados ao calcular o custo de vida em uma cidade. (Imagem: Dice Insights)

Etapa 2: pesquise sobre as despesas para morar em uma cidade

O índice de custo de vida para qualquer cidade lhe dará uma sensação de médias. Para ter uma noção mais clara de como o seu custo de vida se compara entre duas cidades, você precisa se tornar mais específico sobre suas necessidades.

Por exemplo, se você tem como alvo determinados bairros em que pode viver, use dados específicos do setor imobiliário para comparar os preços da habitação e para entender o impacto dos impostos sobre a propriedade local.

À medida que você continua restringindo sua pesquisa em um novo local, também deve avaliar se seus custos de transporte serão maiores, se os custos de seguro forem maiores, se você pagaria pela escola particular, se precisará de mais móveis para preencher uma casa maior -e assim por diante.

Além de usar ferramentas on-line para avaliar essas perguntas, também visam obter opiniões e ideias dos habitantes locais. Bons lugares para começar são grupos de mídia social locais ou o site da prefeitura da cidade.

Etapa 3: avalie seu orçamento para moradia e necessidades exclusivas

Mesmo que você mora na mesma área, você e seu vizinho provavelmente têm orçamentos muito diferentes, certo? É por isso que você deve se tornar hiper-específico sobre suas necessidades reais ao comparar o custo de vida entre duas cidades.

Para fazer isso, o melhor lugar para começar é rastreando diligentemente suas despesas atuais, idealmente por um mês inteiro. Dê uma olhada em alguns itens de orçamento “não essenciais” que parecem muito essenciais para você, como uma participação na academia. Em seguida, faça algumas lições de casa nas opções de academia na cidade, você está pensando em ver como os custos se acumulam.

Ao olhar para o seu orçamento detalhado, considere também quais itens podem ser atingidos da lista se você se movesse. Por exemplo, se você está se mudando de uma cidade maior para uma menor, provavelmente pode não precisar mais de um veículo ou seguro automóvel. No entanto, você provavelmente deve dar conta de outros custos de transporte, como ônibus.

Etapa 4: pense em como seu custo de vida pode evoluir

Os custos de moradia e a inflação de bens de consumo podem estar além do nosso controle. Ainda assim, é bom antecipar como seu orçamento pode mudar nos próximos anos: se você estiver se mudando para um novo emprego, terá mais potencial de crescimento salarial?

Se você está se mudando para os subúrbios para comprar uma casa, existem boas escolas públicas?

Se você planeja confiar no transporte público por enquanto, esse sempre será o caso?

Obviamente, nenhum de nós tem uma bola de cristal – mas fazer o possível para antecipar como suas necessidades podem mudar se você se mudar para o novo destino deve fazer parte da decisão.

Garantir que você tenha uma compreensão clara do custo de vida de sua nova cidade, não apenas poderia ajudá-lo a planejar melhor o seu futuro, mas pode acabar economizando dinheiro se você decidir que está além do seu orçamento.

Usando uma ferramenta on-line, conversando com os habitantes locais na nova área que você planeja viver, especificando seu orçamento e mapeando seus próximos anos ou dois anos ajudará você a se sentir preparado para este novo passo na vida.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o processo, deixe nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário