O que é a regra 80 20?

Em Educação financeira por André M. Coelho

A regra 80 20 é um dos conceitos mais úteis para a gestão de tempo e tempo.

Também conhecido como o Princípio de Pareto, esta regra sugere que 20% de suas atividades respondam por 80% dos seus resultados.

Sendo esse o caso, você deve mudar a maneira como você estabelece metas para sempre.

O que é a regra 80 20?

Como acabei de mencionar, a regra 80 20 também é chamada de “princípio de pareto”. Foi nomeado após o fundador, o economista italiano Vilfredo Pareto, em 1895. Ele notou que as pessoas na sociedade pareciam se dividir naturalmente o que ele chamou de “poucos vitais” ou os 20% mais altos em termos de dinheiro e influência, e os “muitos triviais” ou os 80% inferiores.

Leia também

Mais tarde, ele descobriu que praticamente toda a atividade econômica estava sujeita a esse princípio, naquela 80% da riqueza da Itália durante esse tempo foi controlada por 20% da população.

Podemos levar a regra 80 20 de Pareto e aplicá-lo a quase qualquer situação. Compreender o princípio é essencial para aprender a priorizar suas tarefas, dias, semanas e meses.

Nos negócios, é essencial para o planejamento estratégico, que é uma das qualidades de liderança compartilhadas pelos líderes mais importantes do mundo.

Para fins deste artigo, discutiremos a aplicação especificamente à definição de metas e produtividade.

Como funciona o princípio do Pareto?

O princípio de Pareto é um conceito que sugere dois de dez itens, em qualquer lista geral de tarefas, acabará valendo mais do que os outros oito itens juntos.

O fato triste é que a maioria das pessoas procrastina nos 10 melhores ou 20% dos itens que são os mais valiosos e importantes, os “poucos vitais” e ocupados em vez disso, com os 80% menos importantes, os “muitos triviais”, que contribuem muito pouco para o seu sucesso.

Como aplicar a regra 80 20 à definição de metas?

Aqui está o que você deve fazer para aplicar efetivamente a regra 80/20 para definir metas inteligentes que aumentarão sua produtividade geral.

Primeiro, pegue um pedaço de papel e anote dez gols. Então pergunte a si mesmo: Se você pudesse apenas realizar um dos objetivos nessa lista hoje, qual objetivo teria o maior impacto positivo em sua vida?

Em seguida, escolha o segundo objetivo mais importante. O que você encontrará é, depois de concluir este exercício, terá determinado os 20% mais importantes de seus objetivos que o ajudarão mais do que qualquer outra coisa.

Você deve continuar a trabalhar nesses objetivos que você escolheu como o mais valioso o tempo todo.

Regra 80 20 de esforço

A regra 80 20 significa que 80 por cento dos seus resultados vem de 20 por cento dos seus produtos, clientes, ou investimentos. (Imagem: Praxent)

Coma o maior sapo primeiro

Você costuma ver pessoas que parecem estar ocupadas o dia todo, mas parecem realizar muito pouco. Isso é quase sempre porque estão ocupados trabalhando em tarefas que são de baixo valor enquanto estão procrastinando sobre a única ou duas atividades que poderiam fazer uma diferença real para suas empresas e suas carreiras.

As tarefas mais valiosas que você pode fazer a cada dia são muitas vezes mais e mais complexas, mas a recompensa e recompensas para completá-las podem ser tremendas.

Antes de começar a trabalhar, sempre pergunte a si mesmo: “Esta tarefa está nos 20% das minhas atividades ou no fundo 80%?”

A regra para isso é: resistir à tentação de esclarecer as pequenas coisas primeiro.

Se você optar por iniciar o seu dia trabalhando em tarefas de baixo valor, você logo desenvolverá o hábito de sempre iniciar e trabalhar em tarefas de baixo valor.

Usando a regra de pareto para alcançar o sucesso na vida

O ponto de partida de grande sucesso e realização sempre foi o mesmo.

Começa com você sonhando grandes sonhos.

Não há nada mais importante, e nada que funcione mais rápido do que para você expulsar suas próprias limitações do que para você começar a sonhar e fantasiar sobre as coisas maravilhosas que você pode se tornar, ter e fazer.

Como um homem sábio disse uma vez: “Você deve sonhar grandes sonhos, pois apenas grandes sonhos têm o poder de mover as mentes dos homens”. Quando você começa a sonhar grandes sonhos, seus níveis de auto-estima e autoconfiança aumentarão imediatamente. Você se sentirá mais poderoso sobre você e sua capacidade de lidar com o que acontece com você. A razão pela qual muitas pessoas realizam tão pouco é porque nunca se permitem se inclinar para trás e imaginar o tipo de vida que é possível para eles.

Teoria das Restrições

Um princípio poderoso que você pode usar para sonhar grandes sonhos e viver sem limites está contido no que Elihu Goldratt chama a “teoria das restrições”. Este é um dos maiores avanços do pensamento moderno. O que Goldratt descobriu é que em todos os processos, em realizar qualquer meta, há um gargalo ou cordão de estrangulamento que serve como uma restrição no processo. Essa restrição coloca a velocidade na qual você atinge qualquer objetivo específico.

O que Goldratt descobriu é que, se você concentrar todas as suas energias criativas e atenção em aliviar a restrição, você pode acelerar o processo mais rápido do que fazendo qualquer outra coisa.

Deixe-me lhe dar um exemplo. Vamos dizer que você quer dobrar sua renda. Qual é a restrição crítica ou o fator limitante que o mantém de volta?

Bem, você sabe que sua renda é uma recompensa direta pela qualidade e quantidade dos serviços que você prestou ao seu mundo. Seja qual for o campo que você esteja, se você quiser dobrar sua renda, você simplesmente tem que dobrar a qualidade e a quantidade do que você faz por essa renda. Ou você tem que mudar atividades e ocupações para que o que você está fazendo vale o dobro. Mas você deve sempre se perguntar: “Qual é a restrição crítica que me mantém de volta ou define a velocidade de quão rápido eu dou a minha renda?”

A regra 80 20 em ação

Um amigo meu é um banqueiro muito bem pago. Um de seus objetivos era dobrar sua renda nos próximos três a cinco anos.

Ele aplicou a regra 80 20 à sua base de clientes.

O que ele descobriu foi que 20% de seus clientes contribuíram com 80% de seus lucros. Ele também descobriu que a quantidade de tempo gasto em um cliente de alto lucro era praticamente a mesma quantidade de tempo gasto em um cliente de baixo custo.

Em outras palavras, ele estava dividindo seu tempo igualmente sobre o número de tarefas que ele faz enquanto apenas 20% desses itens contribuíram para 80% dos seus resultados.

Então ele desenhou uma linha em sua lista de clientes sob aqueles que representavam os 20% mais altos e, em seguida, chamados em outros profissionais em sua indústria e com muito cuidado, educadamente e estrategicamente distribuíam os 80% de seus clientes que representavam apenas 20% de sua o negócio.

Ele então montou um perfil de seus principais clientes e começou a olhar no mercado exclusivamente para o tipo de cliente que se encaixava no perfil; Em outras palavras, aquele que poderia se tornar um grande contribuidor de lucro para sua organização, e a quem ele por sua vez poderia servir com o nível de excelência que seus clientes estavam acostumados. E em vez de duplicar sua renda em três a cinco anos, ele dobrou no primeiro ano com aquela simples técnica de gerenciamento de tempo!

Identifique suas restrições de produtividade

A maioria das pessoas normalmente pode identificar algumas coisas que estão entre o tempo e seus objetivos. Às vezes são sentimentos aprendidos de desamparo. Às vezes são simplesmente desculpas.

Então, o que está te segurando de volta? É o seu nível de educação ou habilidade?

Se você é objetivo é ser um autor publicado e aprender como escrever um livro com um sistema comprovado, então o que mais está no seu caminho?

É sua ocupação ou trabalho atual? É seu ambiente atual ou nível de saúde? É as situações que você está hoje? O que está definindo a velocidade para você alcançar seu objetivo?

Lembre-se, o que você aprendeu, você pode desaprender. Qualquer que seja a situação que você se entregasse, você provavelmente pode sair. Se o seu objetivo real é sonhar grandes sonhos e viver sem limites, você pode definir isso como seu padrão e comparar tudo o que você faz contra isso.

As 3 chaves para viver sem limites

As três chaves para viver sem limites sempre foram as mesmas. Eles são clareza, competência e concentração.

1. Clareza dos seus desejos, objetivos e visão

Clareza significa que você é absolutamente claro sobre quem você é, o que você quer e para onde você está indo. Você escreve seus objetivos e você faz planos para realizá-los. Você define prioridades muito cuidadosas e faz algo todos os dias para movê-lo em direção aos seus objetivos. E quanto mais progresso você fizer para realizar coisas que são importantes para você, a maior autoconfiança e a auto-crença que você tem, e quanto mais convencido você se torna que não há limites sobre o que você pode alcançar.

Ter clareza de seus desejos e uma visão clara para o seu futuro ajudará você a permanecer focado em seus objetivos todos os dias. Concentrar-se em seus objetivos diariamente é, na verdade, um dos hábitos mais importantes das pessoas de sucesso na minha opinião.

Aqui está o porquê:

As pessoas orientadas para objetivos tendem a ter mais clareza e mais sucesso na vida do que aqueles que não estabelecem metas regularmente. Eles também são mais propensos a serem atentos ao seu gerenciamento de tempo e tendem a se interessar por técnicas de produtividade, como o princípio de Pareto.

2. Competência em suas áreas-chave

A competência significa que você começa a se tornar muito, muito bom nas principais áreas de resultados do campo escolhido. Você aplica a regra 80/20 para tudo o que você faz e se concentra em se tornar excelente nos 20% das tarefas que contribuem para 80% dos seus resultados. Você se dedica ao aprendizado contínuo. Você nunca pára de crescer. Você percebe que a excelência é uma meta em movimento. E você se compromete a fazer algo todos os dias que permite que você se torne melhor e melhor em fazer as coisas mais importantes em seu campo.

3. Concentração

A concentração está tendo a autodisciplina para se forçar a se concentrar a uma única coisa, a coisa mais importante, e ficar com ela até que seja completa.

As duas palavras-chave para o sucesso sempre foram foco e concentração.

O foco é saber exatamente o que você quer ser, ter e fazer. A concentração é perseverante, sem desvio ou distração, em linha reta para realizar as coisas que podem fazer uma diferença real em sua vida.

Quando você se permita começar a sonhar grandes sonhos, abandonar criativamente as atividades que estão ocupando muito do seu tempo e concentre suas energias internas em aliviar suas principais restrições, você começa a sentir uma sensação incrível de poder e confiança. Ao se concentrar em fazer o que você gosta de fazer e se tornar excelente naquelas poucas áreas que podem fazer uma diferença real em sua vida, você começa a pensar em termos de possibilidades, em vez de impossibilidades, e se move cada vez mais perto da realização do seu total potencial.

Sempre trabalhe para o seu objetivo principal

Finalmente, quero falar sobre um estudo que acaba de ser feito sobre as atitudes de pessoas ricas versus pobres em relação à definição de metas. O que eles descobriram é que 85% das pessoas ricas têm um grande objetivo que eles trabalham o tempo todo.

Então, se você quer ser rico, faça o que as pessoas ricas. Escolha um grande objetivo e trabalhe nele o tempo todo, e se você fizer isso, mudará sua vida.

Quando seus objetivos são claros, você apresentará exatamente a resposta certa na hora certa

Você já aplica a 80 20? Como está sendo essa estratégia pra você?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário