Quais os custos de morar sozinho? O que é preciso?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Se você não pode esperar para sair da casa de seus pais e começar a viver por conta própria, não está sozinho. A independência é incrível, mas desfrutar dessa liberdade nova pode ser mais cara do que você imagina. Felizmente, existem toneladas de sites úteis, aplicativos móveis e calculadoras de orçamento on -line que podem tornar o gerenciamento de suas finanças divertidas. E incorporando essas ferramentas em sua vida cotidiana, você pode desenvolver um orçamento realista e começar a economizar dinheiro para as coisas que você gosta.

Se você está se perguntando: “Quanto dinheiro eu preciso para morar sozinho?”, não há UMA resposta para sua pergunta. Depende da região onde você vive, para ojnde quer mudar, e uma série de outros fatores.

Leia também

O que nós vamos falar aqui pra vocês é uma série de dicas e critérios que são atemporais, e que te orientarão para entender melhor sobre os custos de morar sozinho.

Erros comuns ao buscar as coisas essenciais para morar sozinho

Você não precisa de coisas essenciais para morar sozinho. Você precisa de comportamentos e processos que vão te auxiliar a se tornar independente.

Talvez o maior erro que os jovens cometem ao se mudarem para o primeiro apartamento não estão fazendo um orçamento. O princípio é simples: primeiro descubra quanta renda está ganhando a cada mês e determine quanto está gastando e sobre o quê.

Em seguida, com base nesses números, reserve uma certa quantia de cada salário para aluguel e serviços públicos e rastreie ativamente seus gastos para evitar taxas de cheque especial e não ficar sem dinheiro.

Aplicativos de orçamento Importam e categorizam automaticamente suas despesas de vida (como você gasta em ingressos para fast food e concerto a cada mês), oferecendo uma visão panorâmica de sua posição financeira em segundos. Você também pode usar um caderno ou planilha para rastrear seus gastos, se preferir chutar a velha escola.

O ponto é que criar e manter um orçamento mensal é a melhor coisa que você pode fazer para evitar uma catástrofe financeira. Pode até estar entre as habilidades de vida mais valiosas que você já desenvolverá.

Outro grande erro que jovens adultos cometem quando se saem da mamãe e do papai está em não economizar dinheiro. Você pode se perguntar qual é o sentido de poupar se você tiver apenas um punhado de centavos de dez centavos de cada salário.

É difícil economizar quando você está vivendo salário para salário, mas mesmo economizar apenas R$5 por semana é melhor do que não economizar. E você definitivamente agradecerá a si mesmo por ter escondido esse dinheiro quando seu carro começar a fazer barulhos estranhos ou se você torcer o tornozelo em um festival de música. Aprenda algumas maneiras fáceis de economizar dinheiro aqui.

O pagamento de contas atrasado também é comum entre os recém-independentes. Evite esse hábito desagradável, criando lembretes no seu smartphone ou usando um calendário on-line para alertá-lo alguns dias antes do vencimento das contas. Ou, melhor ainda, comece a pagar suas contas assim que elas chegam. Não são apenas as feitas tardias, mas se você perder regularmente as datas de vencimento, poderá prejudicar sua pontuação de crédito.

Pagar uma conta tarde, mesmo que apenas um dia ou dois, torna mais caro emprestar dinheiro quando você quiser financiar um carro, casa ou outra compra importante. Procure seu futuro eu pagando suas contas imediatamente.

Agora, para sair de casa e manter suas contas em dia, vamos te mostrar o que você tem que pensar para calcular seus custos de vida.

Custos de morar sozinho

Para morar sozinho, calcule os custos gerais para fazer um bom planejamento financeiro e não ter que desistir da empreitada cedo. (Imagem: Pinterest)

Você já sabe q custa morar sozinho?

A coisa mais importante que você precisa determinar antes de sair é se poderá ou não pagar suas contas. Você terá que criar um orçamento detalhado para determinar quais serão seus custos de vida. Um aplicativo orçamentário pode ajudá-lo.

A ideia é calcular não apenas o quanto vai custar o aluguel, luz, água, condomínio, e internet. É incluir também sua alimentação, lazer, e claro, um fundo de emergência.

Algumas pessoas gastam tanto em despesas de vida que não têm dinheiro para serem usadas como fundos de emergência. Um fundo de emergência é dinheiro que você pode usar se tiver uma despesa imediata e inevitável, como um veículo quebrado ou custos médicos.

Você pode querer reconsiderar se mudar se não tiver fundos de emergência no banco ou se não conseguir economizar dinheiro suficiente para contribuir com fundos de emergência.

Você já cotou seguros para o imóvel?

O seguro do locatário cobrirá qualquer coisa no seu aluguel que seja roubado. Geralmente, é uma boa ideia, porque a maioria dos proprietários não cobre roubo – e alguns até exigem que você tenha o seguro do locatário antes de assinar um contrato. Se você vai comprar o seguro do locatário, precisará incluir isso no seu orçamento geral.

Considere também valores para caução, caso não consiga fiador para o imóvel que quer alugar.

Você vai morar sozinho, em uma república, ou com colegas de quarto?

Se você vai compartilhar seu apartamento com um colega de quarto, poderá reduzir significativamente determinados custos. Por exemplo, você e seus colegas podem dividir as contas de aluguel e serviços públicos.

Uma dica: na primeira vez que você sair de casa, tente ir para uma república ou morar com amigos muito próximos. É uma ótima experiência e uma ótima forma de praticar o convívio saudável com seus amigos.

Que móveis comprar para morar sozinho?

Se você não possui móveis para o seu apartamento, provavelmente precisará comprar móveis novos. Você deve incluir móveis novos como uma despesa de vida única em seu orçamento. Lembre-se de que você não precisa de um apartamento totalmente mobiliado imediatamente. É mais importante que você tenha uma cama confortável para dormir. Você pode adicionar sofás, mesas e cadeiras aconchegantes mais tarde.

Preparando-se para as despesas de morar sozinho que você não considerou

Para que um orçamento funcione, ele deve explicar tudo o que você gasta dinheiro. Isso inclui pequenas coisas, como taxas de estacionamento, refeições drive-thru noturnas e compras aleatórias em lojas de conveniência.

Gosta de assistir filmes no fim de semana? Adicione-o ao seu orçamento.

Tende a ir para shows e casas noturnas todos os meses? Inclua isso também.

Aqueles que vivem fora de casa pela primeira vez tendem a enfrentar uma enxurrada de despesas inesperadas durante seus meses iniciais de independência. Somente na cozinha, você provavelmente precisará investir em pratos, utensílios de cozinha e uma dúzia de ingredientes para estocar sua despensa.

E quando se trata de manter sua casa com boa aparência, é fácil subestimar o custo da limpeza. As assinaturas da Netflix e do Spotify também são frequentemente negligenciadas, assim como as contas anuais, como registro de veículos e preparação de impostos.

Para criar um orçamento realista, você deve primeiro passar um tempo sério analisando as despesas do ano passado para garantir que não esteja perdendo nada.

Dicas de economia de dinheiro para morar sozinho

Aqui estão algumas maneiras básicas de reduzir as despesas durante seus primeiros anos de independência.

1. Faça suas próprias refeições

Cozinhar suas próprias refeições diariamente pode economizar mais dinheiro do que qualquer outra mudança em seu comportamento. Saber como fazer cinco refeições básicas e ter um micro-ondas à mão para reaquecer as sobras, pode cortar suas despesas com alimentos pela metade. Um bônus adicional: a comida caseira é quase sempre mais saudável do que as refeições preparadas.

2. Mate algumas horas de quilowatts

Entre no hábito de desligar – ou até desconectar – luzes, aparelhos e eletrônicos quando você não os estiver usando. E considere obter um termostato programável para continuar aquecendo os custos de aquecimento e resfriamento.

3. Pare de usar o crédito

Leve apenas um cartão de crédito e se comprometa a usá-lo apenas em emergências absolutas. O uso de dinheiro ou um cartão de débito para despesas diárias impede que você gaste demais e acumulando as cobranças de juros com preenchimento de orçamento.

4. Explore outras avenidas

Considere todas as suas opções de transporte. Você realmente precisa dirigir em todos os lugares, principalmente se tiver que pagar pelo estacionamento quando chegar lá?

E com o Uber, Lyft, Car2go e outros serviços de compartilhamento de viagens agora amplamente disponíveis, os moradores da cidade podem até considerar abandonar seus carros completamente. O litro de gasolina mais barato é o que você não usa.

Coisas a incluir em seu primeiro orçamento para morar sozinho

Mostre mamãe e papai, você sabe como sair da maneira inteligente, criando um orçamento mensal e cumprindo-o. Resumindo tudo, aqui está uma lista rápida de itens que você provavelmente deseja incluir.

1. Aluguel

Sua despesa de aluguel provavelmente será a maior despesa. Tente assinar um contrato de arrendamento de 1 ou 2 anos para que você possa ir o maior tempo possível sem o aumento do aluguel. Obviamente, lembre-se se você precisará se mudar antes disso. Outra regra importante é tentar não gastar mais de 30% da sua renda com aluguel, se não precisar.

2. Dívida

Muitas pessoas que estão se mudando pela primeira vez precisam pagar algum tipo de dívida. Na maioria das vezes, é dívida de empréstimo da ajuda financeira dos alunos. Certifique-se de incluir esses pagamentos em seu orçamento.

3. Serviços de utilidade pública

Você precisará pagar uma conta separada por eletricidade, gás, água, TV a cabo, Internet e outras coisas semelhantes. Internet e cabo geralmente têm taxas fixas, mas com eletricidade, água e gás, você terá que pagar pelo que usa.

4. Refeições

A maioria das pessoas esquece de levar em consideração os custos de alimentos. A comida pode não ser uma das suas despesas maiores, mas é uma despesa necessária. Você pode reduzir os custos de alimentos cozinhando suas próprias refeições.

5. Transporte

Os custos de transporte podem incluir voos, passeios de táxi, seguro de automóvel e registro de veículos. É mais importante que você orçamentos para o transporte que usará todos os dias. Se você estiver dirigindo para o trabalho, calcule seus custos de combustível e custos de seguro.

Se você quiser usar o transporte público, tente calcular os custos diários de trânsito. Por fim, tente deixar um pouco de espaço extra em seu orçamento para custos com compartilhamento de viagens e custos de voo (caso você queira voar para casa no fim de semana e visitar seus pais).

6. Médico

Se você tiver seu próprio plano de saúde, inclua -o em seu orçamento. Você também deve deixar algum espaço extra em seu orçamento para medicamentos prescritos e copays de compromisso.

7. Entretenimento

Algumas pessoas gastam tanto dinheiro em despesas de moradia que acabam sendo “pobres da casa:” Isso significa que não têm dinheiro extra para fazer coisas divertidas, como sair de férias, ter noites de data ou sair em aventuras improvisadas. Certifique -se de orçar coisas divertidas também e lembre-se de que você não precisa gastar muito dinheiro para se divertir.

8. Roupas e produtos de higiene pessoal

Muitos moradores de apartamentos pela primeira vez esquecem o orçamento de roupas e produtos de higiene pessoal. Certifique-se de explicar os custos de roupas, bem como os custos de sabonetes, xampus e creme de barbear.

9. Assinaturas e serviços de streaming

Orçamento para a participação na sua academia, assinaturas de revistas e assinaturas para serviços de streaming.

10. Presentes

De tempos em tempos, você precisará comprar presentes para aniversários, casamentos, chuveiros e férias. Deixe algum espaço em seu orçamento para essas despesas.

11. Clínica de cuidados de animais domésticos

Se você tem um amigo peludo, certifique-se de orçar custos veterinários e medicamentos animais.

Você precisa de uma almofada financeira

Uma boa regra geral que você pode ouvir é, em caso de emergência, todos devem ter uma almofada financeira substancial o suficiente para cobrir as despesas de vida de três a seis meses. E embora não haja como discutir a solidez desse conselho, muitas pessoas pensam que isso simplesmente não é possível e nem se incomodam em tentar.

Mas mesmo se você não tiver meio ano de resfriamento de salário em sua conta bancária, ter algum dinheiro reservado é melhor do que nenhum. Existem inúmeras maneiras de trabalhar para a construção de uma conta de poupança de emergência, desde deixar de lado mudanças frouxas no final de cada dia e depositá-la no banco no final do mês, até ter uma porcentagem do seu salário guardado automaticamente em suas economias conta. Muitos iniciantes usam a regra simples de orçamento 50/20/30 para garantir uma conta bancária equilibrada, que divide suas despesas mensais em:

Necessidades: 50% da sua renda

Desejos: 30% da sua renda

Economia: 20% da sua renda

Comece agora e, mesmo se você economizar apenas alguns reais por semana, ele aumentará com o tempo e ajudará a evitar dificuldades financeiras mais tarde.

Aprender a fazer um orçamento não é a coisa mais emocionante que você fará quando se mudar e viver por conta própria, mas pode significar a diferença entre passar e aproveitar ao máximo seu dinheiro.

mas se ainda tem dúvidas sobre o osçamento para morar sozinho, deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário