O que é BDR em investimentos?

Em Investimentos por André M. Coelho

O mercado de ações brasileiro testemunhou um aumento acentuado em novas ofertas iniciais, os chamados IPOs. A atenção do mercado também virou oportunidades em recibos de depositários brasileiros, ou BDRs, da sigla em inglês Brazilian Depositary Receipts.

Mas o que eles significam? Vale a pena investir? São ações?

O que é BDR como investimento?

Os BDRs são certificados negociáveis ​​que representam títulos emitidos por empresas estrangeiras. Um BDR no Brasil permite que um investidor brasileiro aplique ou invista seu dinheiro em empresas estrangeiras. Assim, essas empresas passam a ter acesso direto aos mercados de capitais brasileiros, e os investidores passam a poder diversificar seus investimentos de maneira simples.

Leia também

BDR patrocinado e BDR não patrocinado

Os programas BDR podem ser patrocinados ou não patrocinados, basicamente os separando em dois tipos.

1. BDR patrocinado

Os BDRs patrocinados têm três níveis diferentes. Os níveis variam de acordo com o aumento dos requisitos de registro de divulgação e emissor. BDRs de nível 3 são os únicos oferecidos publicamente ao mercado geral. São os títulos que um emissor no exterior quer oferecer na Bolsa de Valores brasileira.

2. BDR não patrocinado

Não é um emissor internacional que está emitindo os BDRs na bolsa brasileira. É um processo independente, feito pela instituição depositária. Ela compra os ativos internacionais e emitem certificados negociáveis na Bolsa que representam tais ativos. São de nível 1.

BDRs como investimentos

Os BDRs são uma forma de investir fora do Brasil e que podem garantir uma boa diversificação para sua carteira. (Imagem: AMG Capital)

Riscos para investir em BDR

Como os BDRs são emitidos por empresas não brasileiras, implicam riscos especiais inerentes a todos os investimentos estrangeiros. Esses incluem:

Risco da taxa de câmbio – o risco de que a moeda no país da empresa emissora cairá em relação ao real

Risco político – o risco de que as alterações políticas ou regime no país da empresa emissora prejudicarão as taxas de câmbio ou desestabilizar a empresa e seus ganhos

Risco de inflação – o risco de que a inflação no país da empresa emissora corroerá o valor dessa moeda

Dependendo do nível do programa BDR, os investidores também podem não ter acesso às informações, embora as listagens de nível 2 e 3 devem atender aos requisitos de relatórios que abordam as empresas nacionais.

Alguns BDRss estão sujeitos a taxas de serviço periódicas, ou “taxas de passagem”, destinadas a compensar o Banco do Agente por fornecer serviços de custódia. Essas cobranças, se houver, geralmente são baratas. Informações sobre essas taxas devem estar disponíveis no prospecto do BDR. Para BDRs que cobram essa taxa, pode ser deduzido do dividendo, se a empresa pagar uma ou ela poderá aparecer como uma taxa separada em sua declaração mensal.

Vantagens e desvantagens dos BDRs

Tal como acontece com qualquer investimento, existem vantagens e desvantagens distintas de investir em BDRs. Nós listamos alguns dos principais abaixo.

1. Vantagens

Como observado acima, os BDRs são apenas como ações. Isso significa que eles negociam em uma bolsa de valores ou no balcão, tornando-os bastante fáceis de acessar e negociar. Os investidores também podem facilmente rastrear seu desempenho revisando os dados do mercado.

A compra de BDRs é fácil porque eles estão disponíveis diretamente através de corretores brasileiros. Isso elimina a necessidade de passar por canais estrangeiros para comprar ações em uma empresa em que você pode estar interessado. E como estão disponíveis internamente, as ações são denominadas em reais, o que significa que você evita riscos diretos associados a flutuações em taxas de moeda.

Um dos benefícios mais óbvios de investir em BDRs é que eles fornecem aos investidores uma maneira de diversificar suas carteiras. Investir em títulos internacionais permite que você abra seu portfólio de investimento até maior recompensas (junto com os riscos).

2. Desvantagens

Os principais problemas associados aos BDRs são os quais podem envolver a dupla tributação – localmente e no exterior – e quantas empresas estão listadas. Ao contrário das empresas domésticas, há um número limitado de entidades estrangeiras cujos BDRs são listados para o público negociar.

Como observado acima, alguns BDRs podem não cumprir os regulamentos da CVM. Estes são chamados de BDRs não patrocinados, que não têm envolvimento direto da empresa. De fato, algumas empresas podem nem mesmo fornecer permissão para listar suas ações dessa maneira.

Embora os investidores possam evitar qualquer um dos riscos diretos que vêm com troca de moeda, eles podem incorrer em taxas de conversão de moeda quando investem em BDRs. Estas taxas são estabelecidas para ligar diretamente a segurança estrangeira e a uma negociada no mercado interno.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário