Seguro de bicicleta, como escolher?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Milhares de bicicletas são roubadas em todo o país todos os anos. Infelizmente, eles são relativamente fáceis de roubar e difíceis de recuperar.

As bicicletas também podem ser perigosas, com muitos ciclistas hospitalizados a cada ano em acidentes. Se você ficar ferido durante o pedal, poderia ser um exercício caro – particularmente se você tiver que tirar um tempo de trabalho como resultado.

É aqui que você pode pensar que o seguro de bicicleta pode ser útil, mas com uma longa lista de exclusões, e a chance de que você já está coberto por alguns eventos sob seguro atual, é melhor fazer sua lição de casa para ter certeza de que vale a pena.

Leia também

Eu preciso de seguro para bicicletas?

Legalmente você não precisa de seguro para andar de bicicleta. Mas se você está considerando tirar uma política, a primeira coisa que você deve considerar é que você já pode ser coberto por outros tipos de seguro.

Por exemplo, seguro de saúde privado, seguro de vida e seguro de casa e conteúdo podem protegê-lo para vários cenários, de ferimentos pessoais a roubo de casa.

Para evitar a se assegurar-se, decida sobre o que você quer cobrir e não pague pelo que não precisa.

Seguro de bicicleta elétrica é mais caro?

Todas as apólices independentes de seguro de bicicleta que analisamos tem as bicicletas cobertos, com a maioria das políticas especificando uma política cobrindo um motor elétrico de potência limitada.

Bicicletas equipadas com um motor de combustão interna ou outras fontes de assistência de energia geralmente não são cobertas (podem ser consideradas ciclomotores e exigirão coberturas diferentes).

O que colocar na cobertura para bike?

Nas coberturas pessoais no seguro de bicicleta, você vai querer coberturas:

Para a bicicleta, vai procurar uma cobertura:

Para terceiros, você pode procurar coberturas:

Durante sua pesquisa, é importante especificar quanto seu seguro cobre na apólice par aa bicicleta, acessórios, lesões pessoais, perda de renda, e passivos de terceiro.

Procure também deixar claro quais são as exclusões e situações que não são cobertas pelo seguro, além dos prêmios e coparticipações para possíveis problemas.

Diferentes formas de seguro de bicicleta podem fornecer cobertura para alguns, ou todos, dos seguintes critérios abaixo:

Seguro para bicicletas

O seguro de bicicleta vai proteger sua propriedade e sua saúde, dependendo também da cobertura. (Imagem: European Property)

1. Seguro de bicicleta contra roubo ou dano

Os roubos de bicicleta aumentaram muito nos últimos anos. Se você quer que suas duas rodas cobertas em caso de roubo, você ainda precisará ser diligente em cuidar de sua bike.

Muitas das apólices de seguro de bicicleta que analisamos, tinham exclusões comuns para as quais o roubo não seria coberto. Geralmente, quaisquer acessórios como pneus e rodas não serão cobertos a menos que a bicicleta seja roubada ou danificada no mesmo incidente.

O roubo também muitas vezes não será coberto se:

Sua bicicleta foi roubada de casa, mas não há evidência visível de entrada forçada à sua casa / remoção de sua bicicleta, ou você estava longe de casa por mais de 60 dias

Você não usou uma trava apropriada para proteger seu quadro de bicicleta para um objeto imóvel (se você está fora ou em casa). Em casa você geralmente pode protegê-lo em uma garagem, desde que todas as janelas e portas estejam firmemente bloqueadas. As seguradoras de bicicletas podem escolher suas próprias “travas aprovadas”, então você precisará garantir que sua trava esteja coberta. As melhores travas são geralmente as em forma de D, mas faça seu dever de casa para encontrar o modelo certo e proteger seu dinheiro.

Dicas para proteger bicicletas contra roubo:

Bloqueie sua bicicleta para um objeto fixo ou imóvel usando um bloqueio de alta qualidade (D-Locks ou em forma de D geralmente são melhores).

Deixe o mínimo de espaço possível na trava – quanto mais apertado, mais difícil é para os ladrões atacá-lo com ferramentas.

Certifique-se de que o chaveiro da fechadura fica para baixo.

Trave sua bicicleta em uma área bem iluminada, visível e de alto tráfego e evite deixá-la durante a noite.

Trave sua bicicleta em lugares diferentes, então os ladrões não percebem um padrão.

Segure ou remova itens facilmente destacáveis, como rodas e luzes de liberação rápida.

Tenha sua bicicleta gravada com o seu número de identificação (por exemplo, o número da carteira de motorista). Você também pode registrar sua bicicleta no Registro Nacional de Bicicletas, comprando um kit de dados e marcando sua bicicleta.

Fotografe sua bicicleta, documente seu número de série (se tiver um), modelo, tamanho e cor.

2. Seguro de bicicleta com cobertura para lesões pessoais e perda de renda

A cobertura de ferimentos pessoais é frequentemente incluída na matriz de produtos de seguros de bicicleta em oferta, e algumas empresas até oferecem como um produto de seguro autônomo. No entanto, vale a pena saber o que está oferecido aqui para que você não se segure excessivamente.

Se você tiver que ir ao hospital, você pode ser tratado sem custo através do SUS. No entanto, o SUS geralmente não cobrirá tratamento odontológico ou fisioterapia se isso for necessário como resultado de seus ferimentos. Se você tem plano de saúde privado, dependendo da sua cobertura, alguns desses custos não cobertos pelo SUS podem ser atendidos pelo seu provedor.

Muitas políticas de seguro de bicicleta não cobrem custos que podem ser reivindicados de total ou parcialmente, ou quaisquer custos que pudessem ser reivindicados através do seu seguro de saúde privado, se você tiver.

Talvez um aspecto mais útil da cobertura fornecida por algumas seguradoras de bicicletas seja uma cobertura de perda de renda. Mais uma vez, esteja ciente de que uma seguradora de bicicleta só pode pagar quaisquer custos associados à perda de renda que estão além do que você tem direito de receber através de outras apólices de seguro, como terceiros obrigatórios ligados aos veículos, quaisquer benefícios estatutários ou cobertura de proteção de renda.

3. Seguro de bicicleta com cobertura de responsabilidade a terceiros

Colisões entre ciclistas e pedestres certamente podem e acontecem, mas a pesquisa sugere que não são comuns. São uma proporção muito pequena de lesões de pedestres, com a maioria esmagadora sendo causada por colisões com um veículo a motor.

Dito isto, o risco ainda existe, por isso, se a cobertura para propriedade de terceiros e lesão pessoal é tudo o que você está interessado, existem seguradoras com cobertura independente de responsabilidade a terceiros.

Eu tenho uma bicicleta barata. Vale a pena fazer seguro?

Escolhendo o nível de risco que você deseja assumir é uma decisão pessoal. Dado que apenas uma porcentagem das bicicletas roubadas podem ser recuperadas, se você tiver uma bicicleta cara, você pode decidir que o seguro vale a pena.

A melhor maneira de calcular se o seguro para sua bike vale a pena é descobrir o quanto você acabaria pagando em seguro durante a vida útil da sua bicicleta (digamos, sete a 10 anos) em comparação com o custo de sua nova bicicleta.

Por exemplo, se sua nova bicicleta custar 1 salário mínimo e seu seguro custará 15% do salário mínimo por ano, provavelmente acabará pagando mais em seguro do que o custaria substituir sua bicicleta. Nesse caso, você pode ser melhor “auto-segurando” colocando dinheiro em uma conta de poupança especial para que você possa substituir sua bicicleta se estiver danificada ou roubada.

No entanto, vale a pena descobrir quanto custaria adicionar sua bicicleta ao seu seguro de casa como conteúdo portátil, pois isso pode ser significativamente mais barato do que o seguro autônomo.

Também é importante lembrar que, se você decidir não obter seguro, você não será coberto por responsabilidade legal. E enquanto as políticas de conteúdo portáteis cobrirão a responsabilidade legal de casa, você precisa ler seu documento de política para garantir que não haja exclusões que se aplicam enquanto você está andando de bicicleta.

Cobertura de bicicleta com seu seguro de casa

Sua política de seguro doméstico geralmente cobrirá sua bicicleta enquanto estiver em casa, mas pode deixar uma lacuna na cobertura quando estiver fora e usando a bike

Muitas seguradoras oferecem cobertura portátil para itens específicos longe de casa como um extra opcional, que pode ser uma opção econômica.

Alguns podem até fornecer cobertura para quaisquer responsabilidades legais de terceiros em sua cobertura de bicicleta complementar opcional, embora a coberturanão seja aplicada quando você estiver participando de uma corrida competitiva.

Quanto custa o seguro de bicicleta?

A adesão de uma associação de bicicletas ou o grupo de ciclismo local do seu estado geralmente inclui seguro de bicicletas, que oferece cobertura para custos associados a lesões pessoais, responsabilidade legal de terceiros e, em alguns casos, proteção de renda. Além disso, uma seguradora com a qual você já tem outros produtos pode cobrar valores mais em conta para o seguro de bicicleta.

Há ainda seguros de “Pay As You Go”, ou pague enquanto usa. São serviços que cobram pela “quilometragem” da bicicleta. Geralmente usam um GPS de celular para rastrear seu uso da bicicleta.

Dito tudo isto, o valor médio do seguro é de acordo com o valor da bicicleta. Pode começar em meio salário mínimo para bicicletas que custam entre 3 e 5 salários mínimos e custar mais de um salário mínimo para bicicletas que custem mais de 16 salários mínimos.

Pesquise, compare, e negocie as melhores políticas antes de qualquer assinatura.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário