Tipos de Sedex e como enviar sedex a cobrar!
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou simplesmente, os Correios, é uma empresa pública federal responsável pelo sistema de remessa e entrega de correspondência no Brasil. Conhecida como Correios, a empresa atua com diversos serviços de entrega nacional e internacional de mercadorias.
Os Correios brasileiros oferecem um serviço nacional voltado para a entrega econômica de mercadorias e documentos chamado PAC, o serviço oferece preços mais baixos e prazos de entrega mais longos. Para entrega expressa, os Correios contam com o SEDEX. Existem várias classes de serviços SEDEX disponíveis para encomendas domésticas no país, inclusive o SEDEX a cobrar.
Leia também
- Quanto tempo demora para o cartão chegar?
- Identificação de transferência e tipos de transferências bancárias!
Tipos de SEDEX
Existem diversos tipos de SEDEX.
SEDEX
Serviço expresso de encomendas de documentos e mercadorias com prazo de entrega estabelecido em função da distância do destino da localização inicial.
SEDEX 10
Serviço de encomenda expresso que garante a entrega de documentos e mercadorias no dia seguinte ao envio do correio às 10:00. Só está disponível para algumas localidades.
SEDEX 12
Serviço de encomenda expresso que garante a entrega de documentos e mercadorias no dia seguinte ao envio do correio às 12:00. Só está disponível para algumas localidades.
SEDEX Hoje
Serviço de remessa expressa que garante a entrega de documentos e mercadorias no mesmo dia da postagem, mas que só acontece se a distância do destino da origem permitir a entrega no mesmo dia.
SEDEX a Cobrar
É o serviço de entrega expresso para envio de documentos e mercadorias, é um serviço de cobrança na entrega onde o destinatário paga o envio.
e-SEDEX
Os Correios tem um serviço de entrega expressa de mercadorias adquiridas no comércio eletrônico.
SEDEX a cobrar: limites de peso e dimensões
Há um limite de peso para o SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje e do e-SEDEX. A redução do limite de peso afetou muito as atividades de e-commerce, que têm seu peso reduzido pela metade, de 30 kg para 15 kg. Uma alternativa para varejistas online que precisam enviar encomendas com mais de 15 kg e usar o serviço de entrega dos correios é usar o SEDEX, SEDEX a cobrar ou PAC. As desvantagens são custos maiores no caso do SEDEX e maior tempo de entrega, no caso do PAC.
Os limites de peso dos Correios para esses serviços são:
- Para SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje, SEDEX a Cobrar: até 10 kg.
- e-SEDEX: até 15 kg.
- Para SEDEX e SEDEX um cobrar: até 30 kg.
- Para os serviços do PAC, os limites são diferentes e variam:
- Remessa nacional individual: 30 kg.
- Remessa estatal individual: 50 kg.
- Remessa coletiva nacional: 600 kg.
A maioria dos serviços SEDEX e PAC têm limitações de tamanho semelhantes, a isenção é SEDEX Hoje e SEDEX 10. As dimensões padrão de SEDEX, e-SEDEX e PAC são:
- Comprimento : de 16 cm a 105 cm
- Largura: de 11 cm a 105 cm
- Altura: de 2 cm a 105 cm
- C + L + A: de 0 cm a 200 cm
Como enviar encomenda pelo correio SEDEX a cobrar?
É possível enviar encomendas pelos correios em SEDEX a cobrar de forma simples.
Você precisa do endereço do destinatário, bem como CPF. São necessárias informações do remetente também. Para o envio, é necessário a nota fiscal do que está sendo enviado ou a declaração de conteúdo.
Leve sua encomenda a uma agência dos Correios próxima de sua casa. Ao enviar o SEDEX a cobrar, é preciso declarar o valor que será cobrado do destinatário no momento da entrega. Tanto o destinatário quanto o remetente precisam pagar o valor do envio. O envio será reembolsado pelo destinatário ao remetente.
Sistema de rastreamento para SEDEX, e-SEDEX e PAC
SEDEX, e-SEDEX e PAC têm uma opção de rastreamento dependendo da forma como o pedido foi enviado. Para utilizar este serviço, basta visitar a página dos Correios. O site oferece ainda uma ferramenta que calcula o valor (preço) da SEDEX, e-SEDEX e PAC dos produtos inserindo o código postal de origem e destino e algumas outras informações.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como descobrir o CPF de uma pessoa?
O que é vale postal?
Posso cobrar taxa da máquina de cartão do cliente?
Como aumentar limite de transferência?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.