Crédito rural para iniciantes: entenda e saiba como funciona
A agricultura é a principal fonte de renda de indivíduos residentes nas regiões rurais do Brasil. Todos os anos, agricultores e camponeses precisam investir uma quantidade considerável de fundos para garantir uma colheita saudável. Assim, eles geralmente recorrem a pegar dinheiro emprestado de instituições financeiras para atender às suas necessidades básicas antes da chegada da estação da colheita, e podem ganhar dinheiro vendendo quando na venda delas ou de seus animais.
Assim, qualquer empréstimo tomado para fins agrícolas ou pequenas empresas domésticas nas áreas rurais do Brasil é conhecido como crédito rural.
Leia também
- Calculadora de financiamento, como simular?
- Saiba o que considerar antes de escolher a cooperativa de crédito ideal
Como ele funciona e onde encontrar essa fonte de financiamento veremos abaixo.
Crédito rural para iniciantes: quais as fontes?
Simplesmente entender o que significa que o crédito rural significa não é suficiente. Os alunos do comércio também precisam aprender as várias fontes a partir das quais essa assistência monetária está disponível para as famílias rurais. Listados abaixo estão as principais fontes de crédito rural no Brasil.
1. Sistema nacional de crédito rural
Esse sistema fornece uma quantia considerável de dinheiro como um crédito aos agricultores para custeio da safra, investimentos em suas propriedades ou apoio à comercialização de seus produtos ou industrialização. Esse empréstimo de baixos juros tem uma taxa de juros baixa e de longo prazo.
Os agricultores são livres para aproveitar esse empréstimo para suportar o custo do trabalho de desenvolvimento de terras, incluindo a criação de poços ou outras instalações relacionadas à irrigação.
Ainda assim, os créditos do sistema nacional são subutilizados, pois a maioria dos agricultores permanece sem conhecimento dessa fonte de financiamento.
2. Cooperativa de crédito rural
Uma das fontes mais econômicas de financiamento para os agricultores, o crédito cooperativo facilita o crédito a pequenos e médios agricultores. Esses créditos de curto prazo são estendidos por sociedades de crédito agrícola primário ou cooperativas voltadas para o ambiente rural, geralmente com limites um pouco menores em relação a instituições financeiras tradicionais.
3. Bancos rurais regionais
Bancos rurais regionais estendem a assistência monetária de uma forma mais localizada. São bancos estaduais ou até regionais que podem ter esquemas de financiamento específicos para diferentes empreendimentos rurais, desde criação de animais até plantações.
4. Bancos comerciais pra financiamento rural
Bancos e instituições financeiras tradicionais estendem a ajuda monetária direta e indiretamente, aos agricultores. O investimento direto na agricultura refere-se a empréstimos de curto e médio prazo para simplificar as atividades agrícolas. O investimento indireto, por outro lado, refere-se aos avanços aos agricultores feitos por meio de agências ou instituições intermediárias.
Bancos podem também intermediar e facilitar o acesso ao sistema nacional de crédito rural, além de criar suas próprias condições de empréstimos e financiamentos para agricultores.
5. BNDES
O BNDES oferece uma série de empréstimos e financiamentos voltados para a expansão do agronegócio, para pequenos ou grandes empreendimentos. O crédito é facilitado, as condições são mais acessíveis, e os juros muito baratos para seu financiamento.
Tipos de crédito rural
Crédito de curto prazo – Esses empréstimos e financiamentos têm uma posse de reembolso limitada que pode variar mas não muito mais do que alguns meses ou anos. Portanto, esses créditos podem atuar como um breve requisito comercial ou de capital privado para agricultores e outros em um ambiente rural.
Empréstimo de médio prazo – Qualquer empréstimo que tenha um mandato que vai pra mais de 2 anos e até 10 anos é classificado como um empréstimo/financiamento de médio prazo. O valor do crédito disponível varia de uma empresa ou indivíduo para a seguinte, dependendo da classificação de crédito e de uma série de outros fatores.
Empréstimo de longo prazo – São somas consideráveis que os agricultores podem aproveitar para um mandato que varia entre 5 e 20 anos. Na agricultura, essa linha de crédito é útil na criação de ativos permanentes. Por exemplo, com a ajuda de esse empréstimo, os agricultores podem comprar tratores e outras propriedades agrícolas.
A verdadeira necessidade de finanças rurais
Muitos dos problemas com os serviços financeiros rurais decorrem de um equívoco da natureza do efeito de renda para esses serviços. Pode existir uma demanda apropriada por crédito, apoiada por um desejo e capacidade de pagar, para equilibrar uma variedade de cenários quando os fluxos de renda e gastos são pouco cronometrados. O crédito não agrícola pode ser tão essencial quanto empréstimos agrícolas.
De fato, para muitos residentes rurais, a razão mais significativa para a busca de crédito é como um empréstimo de utilização para cobrir as despesas de moradia nos meses até a próxima colheita, em vez de adquirir insumos para aumentar a produção agrícola
A pesquisa hoje indica que as famílias empobrecidas são capazes e dispostas a pagar empréstimos e financiamentos se tomarem suas próprias necessidades declaradas e forem examinadas e supervisionadas adequadamente.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Não consegui o cartão de crédito, como fazer?
Como funciona o refinanciamento de empréstimo consignado?
Como consultar pontuação score para financiamento?
Usar o cartão de crédito em vez de dinheiro aumenta o score?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.