13 profissões que ganham bem e trabalham pouco
Não existe um trabalho perfeito e completamente sem estresse; Toda ocupação, função e carreira exigirão lidar com alguma quantidade de estresse no trabalho. Mas definitivamente existem alguns empregos que tendem a ser menos estressantes que outros, principalmente com uma menor carga de trabalho e pagando muito bem.
Portanto, se você está se perguntando como conseguir um trabalho bem remunerado que não faz você sentir vontade de arrancar os cabelos diariamente, você chegou ao lugar certo.
Listamos algumas das profissões que mais ganham dinheiro, mas que trabalham relativamente pouco com menor grau de estresse.
Leia também
- Confira 7 dicas essenciais de planejamento financeiro para autônomos
- Como escolher o melhor banco para MEI?
Definindo as profissões que ganham bem e trabalham pouco
Antes de entrarmos em algumas das carreiras que pagam bem, e trabalham pouco vamos abordar rapidamente como estamos definindo esses termos-e como melhor entender os dados.
Vamos começar com o estresse. Estamos definindo “baixo estresse” como qualquer ocupação através de dados que medem o quanto no ambiente de trabalho é possível “aceitar críticas e lidar com calma e eficácia com situações de alta estresse” faz parte do trabalho – e a maioria dos empregos nesta lista geram menores níveis de estresse.
Todos esses empregos ganham muito dinheiro. Mas obviamente, também é importante considerar o que seria um trabalho mais bem remunerado para você. “Por exemplo, uma pessoa pode preferir e prosperar com um alto nível de ambiguidade em seu trabalho, enquanto outra pode achar a falta de direção clara estressante.
Seu ambiente de trabalho também desempenha um papel em como você se sente estressado no trabalho. Trabalhar em uma grande organização oferece uma experiência diferente em comparação com o trabalho em um ambiente sem fins lucrativos, startup, pequenas empresas ou universidades.
Mesmo se você escolher um trabalho decente que seja geralmente baixo, se você tiver esse papel em um ambiente estressante, é provável que sua experiência diária seja estressante também. Por exemplo, as startups são rápidas. Muitas vezes, suas tarefas vão além do escopo do seu trabalho real. Você usará muitos chapéus.
Portanto, um desenvolvedor de software que trabalha em uma startup funcionará em um ritmo mais intenso do que um que trabalha em um ambiente universitário. Embora um desenvolvedor de software seja considerado um trabalho de baixo estresse e bem remunerado, o contexto organizacional é importante.
Conversar com pessoas que trabalham no papel e na indústria que você está considerando ajudará você a ter uma ideia melhor de como é realmente a experiência diária do trabalho-o que pode ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada sobre se essa função é o ajuste certo para você.
Enquanto muitos desses trabalhos de baixo estresse e bem remunerados exigem educação avançada (optometrista, cientista político e estatístico, por exemplo), há vários outros que você pode invadir com um diploma de bacharel e alguma agitação (desenvolvedor de software, técnico escritor e planejador de restauração ambiental).
Aqui estão mais de uma dúzia de empregos que ganham um bom dinheiro:
1. Desenvolvedor de software ganha bem
Os desenvolvedores de software escrevem e desenvolvem aplicativos e sistemas que são executados em computadores, tablets e dispositivos móveis. Os desenvolvedores de software podem ser autônomos ou trabalhar diretamente com uma marca ou corporação.
Embora muitos desenvolvedores de software tenham um diploma de bacharel ou superior em ciência da computação, isso não é necessário; Muitos desenvolvedores se ensinam a codificar ou aproveitar programas alternativos (como codificação de bootcamps) para desenvolver suas habilidades de programação.
2. Trabalho como atuário
Os atuários usam matemática, estatísticas e muito mais para analisar o risco financeiro. Normalmente, os atuários trabalham para companhias de seguros e ajudam a desenvolver modelos para prever o risco financeiro e o custo econômico de várias situações, incluindo desastres naturais, acidentes e doenças. Os atuários precisam de um diploma de bacharel em matemática ou um campo relacionado – e para se tornar certificado para praticar, eles precisam passar em uma série de exames.
3. Trabalhar como escritor técnico
Os escritores técnicos são especializados em escrever cópia técnica, uma categoria que inclui manuais de instruções, artigos de periódicos e outros documentos que exploram questões técnicas complexas. Embora uma formação educacional em computadores, tecnologia ou engenharia seja frequentemente útil, um diploma não é necessariamente necessário; Se você pode escrever sobre problemas técnicos com autoridade e clareza, pode ser um escritor técnico.
4. Diretor de arte
Os diretores de arte são responsáveis por liderar a visão artística, direção, estratégia e equipe de um projeto artístico, como uma revista, lançamento de novos produtos ou projeto de cinema ou televisão. Os diretores de arte podem trabalhar em uma variedade de configurações e capacidades.
Alguns são autônomos, outros trabalham para uma agência ou empresa de relações públicas e outros são empregados diretamente por marcas ou publicações editoriais. A maioria dos diretores de arte possui um diploma de bacharel em um campo relacionado à arte e uma vasta experiência trabalhando em um papel artístico prático (por exemplo, como designer ou fotógrafo gráfico).
5. Trabalhar como economista paga bem
Os economistas conduzem pesquisas, coletam e analisam dados e exploram questões relacionadas à economia e política econômica. Eles podem ser empregados de forma independente ou trabalhar para o governo ou uma universidade e, devido à sua experiência, muitos economistas também autores de livros, trabalhos e artigos sobre economia.
A maioria dos economistas tem um diploma avançado (um mestrado ou mais tipicamente um doutorado), mas algumas posições de nível básico estão disponíveis com um diploma de bacharel.
6. Carreira como engenheiro químico
Os engenheiros químicos aplicam uma variedade de ciências – incluindo química, biologia e física – para resolver problemas relacionados à produção e uso de uma variedade de produtos, incluindo alimentos, medicamentos, energia e produtos químicos. Os engenheiros químicos podem trabalhar em um ambiente de laboratório, escritório ou fabricação (ou dividir seu tempo entre eles).
Os candidatos precisam de pelo menos um diploma de bacharel em engenharia química para começar em campo-e porque os empregadores querem engenheiros químicos experientes, é particularmente importante obter algum estágio ou experiência cooperativa.
7. Planejadores de restauração ambiental
Os planejadores de restauração ambiental conduzem pesquisas – tanto no laboratório quanto no campo – para resolver questões relacionadas ao meio ambiente e à saúde pública. Os planejadores de restauração ambiental podem trabalhar no setor público ou privado.
Por exemplo, eles podem ser empregados pelo governo para garantir que as empresas estejam em conformidade com as regulamentações ambientais ou possam ser empregadas por uma empresa para limpar sites contaminados ou estratégias de maneiras de diminuir sua pegada de carbono.
Os planejadores de restauração ambiental precisam de um diploma de bacharel para posições de nível básico-normalmente em ciências naturais ou ambientais.
8. Trabalho como estatístico
Estatísticos são tudo sobre os números. Eles coletam e analisam dados e os usam para resolver problemas práticos do mundo real-seja na agricultura, nos negócios ou em outro campo. Embora a maioria dos estatísticos tenha mestrado ou doutorado em matemática ou estatística, existem mais algumas posições de nível básico disponíveis para pessoas com um diploma de bacharel.
9. Analista de pesquisa de operações
Os analistas de pesquisa de operações usam a coleta e análise de dados, estatísticas e modelagem para ajudar as empresas a identificar e resolver problemas em sua organização. Enquanto as posições iniciais estão disponíveis para candidatos com um diploma de bacharel, muitas empresas procuram contratar analistas de pesquisa de operações com um grau avançado e/ou uma boa quantidade de experiência.
10. Cientista político
Cientistas políticos pesquisam sistemas e tendências políticas, políticas, questões, eleições e governos. Além de conduzir pesquisas, os cientistas políticos também podem trabalhar como analistas de políticas para o governo, grupos políticos independentes ou think tanks. Eles também podem ensinar ciência política em nível universitário. Os cientistas políticos geralmente são doutores em ciência política ou administração pública.
11. Audiologista
Os audiologistas são especializados no ouvido, trabalhando com pessoas que têm problemas de audição e equilíbrio e/ou conduzindo pesquisas relacionadas. Eles frequentemente trabalham em saúde ou em ambientes escolares. Além de terminar um programa de graduação, os audiologistas concluem um doutorado e precisam de uma licença para praticar (os requisitos variam de acordo com o estado).
12. Optometrista
Os optometristas são médicos especializados em todos os olhos, incluindo diagnosticar e tratar problemas visuais, doenças e lesões. Além de um diploma de bacharel, os optometristas devem concluir um programa de quatro anos de Doutor em Optometria (OD) e obter licenciamento no estado em que desejam praticar antes de começar a tratar pacientes.
13. Arquiteto marítimo
Os arquitetos marítimo projetam, constroem, mantêm e reparam navios, submarinos, porta-aviões, veleiros, barcaças, boias, navios-tanque e muito mais. Enquanto a maioria dos arquitetos marinhos possui um diploma de bacharel em engenharia marítima e/ou arquitetura naval, alguns podem ter um grau de engenharia relacionado (como estrutural, mecânico ou elétrico).
Quais carreiras acham boas para ganhar dinheiro com pouco trabalho? Compartilhem nos comentários suas ideias!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
10 problemas financeiros mais comuns e suas soluções
Como crescer na vida financeira?
O que é um freelancer?
Educação financeira para crianças é necessário?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.