Seguro de acidentes pessoais: quem precisa? Como escolher?
Se você se machucar ou morrer em um acidente, poderá obter apoio para você ou seus entes queridos. É aqui que a cobertura de acidentes pessoais, ou lesões pessoais, desempenha um papel.
Os acidentes podem ser traumáticos. Mas enquanto veículos, ferramentas, e produtos, podem ser reparados ou substituídos, a recuperação dos efeitos físicos de um acidente pode ser muito mais difícil.
Aqui está o nosso resumo da cobertura de acidentes pessoais, o que ela cobre e como garantir que seja a política certa para você.
O que é cobertura de seguro de acidentes pessoais?
O seguro de acidentes pessoais vale a pena se você sofrer uma lesão grave ou morrer como resultado de um acidente de carro, trabalho, ou outro semelhante. Também pode cobri-lo se você ficar totalmente e permanentemente deficiente ou impossibilitado.
Leia também
As apólices de seguro de lesões corporais geralmente pagam uma quantia fixa de dinheiro por ferimentos específicos. Dependendo do nível de cobertura, podem também pagar um auxílio permanente.
Por exemplo, pode pagar um valor pela morte ou um valor fixo e um “salário” por perder um membro. O documento da apólice deve declarar o nível de cobertura fornecido para diferentes lesões.
Se o acidente não for sua culpa, a seguradora da outra parte envolvida deve pagar por quaisquer reivindicações de danos pessoais. Se for sua culpa, você precisará reivindicar sua própria apólice – desde que a tenha.
O que cobre o seguro de acidentes pessoais?
O tipo de acidente coberto dependeria da seguradora. Você deve sempre verificar a redação específica na política. Normalmente, as reivindicações podem ser feitas pelos seguintes motivos:
Morte
Incapacidade total ou parcial
Perda permanente ou total de visão em 1 ou nos dois olhos
Perda permanente ou total de audição em 1 ou ambos os ouvidos
Perda permanente de qualquer membro acima do pulso ou tornozelo
Perda permanente de uso de qualquer membro acima do pulso ou tornozelo
Quem precisa de cobertura de acidentes pessoais?
Depende de suas circunstâncias, incluindo quanto você pode pagar, a capa que você já tem em vigor e atitude em relação ao risco. Mais importante, você precisa estabelecer como você ou sua família serão afetados se sofrer uma lesão grave.
Pergunte a você mesmo as seguintes questões:
Você tem economias suficientes se estiver desempregado por um período prolongado?
Você tem alguma políticas de proteção de renda que podem entrar?
Você não deve sobreviver ao acidente, você tem um seguro de vida adequado?
O valor da cobertura que você precisa depende de suas circunstâncias financeiras, como sua renda regular e quaisquer despesas.
Também vale a pena verificar se você já possui essa cobertura se tiver uma apólice de seguro de vida.
O que o seguro de acidente pessoal não cobre?
Existem exclusões com qualquer política, por isso é importante verificar os termos e condições cuidadosamente. Por exemplo, não espere que todos que viajem no carro sejam automaticamente cobertos pela política.
Muitas vezes, essas políticas estipulam exatamente quem deve receber um pagamento.
Outras exclusões também podem ser aplicadas. Por exemplo, se você está ferido enquanto dirige ou trabalha sob a influência de álcool ou drogas, não receberá dinheiro.
Da mesma forma, pode não pagar se as pessoas não usavam cintos de segurança, equipamentos de segurança, ou esteja participando de uma corrida ou manifestação, ou se o acidente foi auto-infligido.
O que olhar na apólice de seguro contra acidentes pessoais?
Se você decidiu que uma política de acidentes pessoais é adequada para você, preste atenção especial à pequena impressão da política. Isso é para que você saiba exatamente o que está recebendo. Pergunte a você mesmo as seguintes questões:
O que está coberto?
O que é excluído?
A cobertura tem algum limite?
Algum outros membros da família estão incluídos na política?
Onde a política é válida? Pode ser válida apenas no seu estado ou em todo o país. Em alguns casos, até internacionalmente.
Eu recebo cobertura de acidentes pessoais com meu seguro de carro?
Você pode ter uma cobertura de acidentes pessoais incluída no seu seguro de carro, mas depende da apólice e de sua seguradora.
Algumas apólices abrangentes de seguro de carro não incluem proteção pessoal de acidentes, alguns o oferecem como um parafuso. Outros fornecem somas relativamente modestas para o segurado e o parceiro como padrão.
Infelizmente, essas somas podem não ir muito longe, especialmente se você precisar de tratamento contínuo.
É por isso que você pode pagar mais para garantir uma quantia mais alta se o pior vier a acontecer.
É menos provável que essa proteção seja oferecida se você tiver apenas terceiros – ou terceiros, incêndio e roubo – cobertura, o que vale a pena ter em mente.
Quanto custa o seguro de acidente pessoal?
Você pode comprar cobertura de acidentes pessoais como uma apólice independente ou pode ser parte de uma apólice existente, como o seu seguro de carro.
O custo depende de muitos fatores diferentes. Isso pode incluir sua idade, estilo de vida, profissão e endereço.
É importante comprar e comparar preços. Certifique-se de que você não esteja apenas escolhendo a política mais apropriada para você, mas também no melhor preço possível.
Como faço uma reivindicação de seguro de acidente pessoal?
Se você está machucado, procure tratamento médico imediatamente. Isso pode ser chamado de ambulância ou falar com a polícia no local do acidente.
Ir ao hospital – ou visitar seu médico – cria uma trilha de documentos médicos que podem ajudar a apoiar sua reivindicação.
Mantenha quaisquer recibos de viagem ou prova de outras despesas que você incorra, pois pode precisar mostrá-las para provas posteriormente.
Você também precisa entrar em contato com sua seguradora o mais rápido possível para relatar o acidente e iniciar o procedimento de reivindicações.
A rapidez com que você é pago é até a seguradora individual – e as circunstâncias específicas do acidente.
Se você estiver descontente com a resposta da sua seguradora, sempre poderá levar o seu caso ao PROCON.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Quanto custa manter um carro?
7 erros financeiros que todo MEI comete
Conta Pessoa Jurídica – PJ gratuita! Prós e contras!
O que é seguro fiança e como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.